Escolhido #4 - Hélder Almeida,
autor do blogue Movie Wagon
O filme que define os últimos 3 anos de cinema:Sacanas Sem Lei (2009), de Quentin Tarantino
O melhor filme de Ficção Científica de sempre:Blade Runner - Perigo Iminente (1982), de Ridley Scott
O filme de Terror que define o género:Zombie - A Maldição dos Mortos Vivos (1978),
de George A. Romero
O expoente máximo do Western:Aconteceu no Oeste (1969), de Sergio Leone
O Romance dos Romances:
(500) Dias com Summer (2009), de Marc Webb
O filme que define os últimos 3 anos de cinema:Sacanas Sem Lei (2009), de Quentin Tarantino
O melhor filme de Ficção Científica de sempre:Blade Runner - Perigo Iminente (1982), de Ridley Scott
O filme de Terror que define o género:Zombie - A Maldição dos Mortos Vivos (1978),
de George A. Romero
O expoente máximo do Western:Aconteceu no Oeste (1969), de Sergio Leone
O Romance dos Romances:
(500) Dias com Summer (2009), de Marc Webb
Uma das melhores listas dos ultimos tempos. Tinha de ser o Hélder ;)
ResponderEliminarMuito boa lista, sem dúvida. Tirando o filme de Romero, que pessoalmente nada me diz, como praticamente todos do seu género, tudo o resto me apraz bastante :)
ResponderEliminarAinda hoje recordo com apreço o surpreendente exercício de estilo que foi assisitir (500) Dias com Summer (mesmo sem ser Irrepreensível), destacando a referência aos Joy Division (visível na imagem), definitivamente a banda da minha vida.
Boa lista, embora considere o (500) DAYS WITH SUMMER uma comédia romântica demasiado teen para o meu gosto...
ResponderEliminarBLADE RUNNER é um dos filmes da minha vida, revejo-o regularmente.
Cumps cinéfilos a todos.
Sim, excepto o 500 dias que não vi e que, sinceramente, não me puxa, são boas escolhas, embora haja melhor do que o melhor do Romero, Carpenter principalmente, o Argento. Mas boa escolha independentemente disso.
ResponderEliminarera capaz de escolher outra obra do Romero, mas! é o ponto da tua lista definitivamente
ResponderEliminarestendal:
http://segundoestendal.blogs.sapo.pt/
MY ONE THOUSAND MOVIES: Porventura ;) Vamos agora aguardar pela intervenção do Hélder, para nos explicar porque foram estas as suas escolhas.
ResponderEliminarCÉSAR CARVALHO: Fora o do Romero e o romance, classifiquei os restantes três com 'Excelente', por isso creio que estão aqui grandes escolhas, subscrevo.
SAM: Ainda não vi o (500) mas talvez em breve. Quanto ao BLADE RUNNER, por acaso, está mais do que na altura de o rever novamente.
ÁLVARO MARTINS: Já eu, por acaso, tenho alguma curiosidade em ver este (500). Quem sabe se para breve.
DIOGO: Não conheço o filme em questão, por acaso.
Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD – A Estrada do Cinema «
Boas escolhas, gostei bastante.
ResponderEliminarO Sacanas Sem Lei é um portento de filme, dos melhores que a última década ofereceu, e não fosse existir Inception este talvez tivesse sido a minha escolha. O que diz tudo, concordo e identifico-me.
O Blade Runner como definidor da ficção científica não me parece mal, é coerente e lógico. De qualquer modo não me identifico, não sou grande fã do filme.
O Aconteceu no Oeste é dos melhores Westerns jamais feitos, e um filme tão bem feito que até me faltam as palavras. Partilho cem por cento da escolha.
(500) Dias com Summer é um belíssimo filme, que respira originalidade dentro do panorama actual. Grande escolha, ainda assim algo precipitada, pelo não o escolheria por ser demasiado recente.
O Zombie do Romero nunca vi.
abraço
Excelentes escolhas do Hélder
ResponderEliminarA inclusão do Dawn of the Dead (o título em português é.... uau! Muito mau) explica-se facilmente. O Hélder é um enorme fã do Romero.
Vou começar pela primeira escolha:
ResponderEliminarescolhi Sacanas sem Lei porque, na minha opinião, é um dos melhores filmes dos últimos três anos, misturando eventos históricos com as fantasias de Tarantino. Para o realizador, a guerra foi assim e, na sua visão, terminaria daquela forma. Adoro o filme, o argumento, as interpretações, a realização, a banda-sonora e a personagem de Hans Landa é uma das melhores que tive o prazer de conhecer. Devo admitir que estive dividido entre este Sacanas e Inception, outra obra que adorei.
Quanto a Blade Runner, é simplesmente um dos meus filmes predilectos. Desde o argumento que tanto mistério tem escondido até ao aspecto visual e à visão dum futuro com população a mais, clautrofóbico e escuro, até à ideia principal e ao mistério da personagem de Decker, se é um Replicant ou não. Destaco ainda a banda-sonora de Vangelis e o seu Blade Runner blues. Não me canso deste filme e é uma das obras mais marcantes do género.
Na parte de terror, escolhi Dawn of the Dead porque gosto da temática zombie e do cinema de Romero. A forma como o realizador mistura o gore e o humor negro com a sua crítica ao consumismo americano está muito bem conseguida e esta obra é uma das mais importantes do terror. E, pessoalmente, o melhor filme de zombies do cinema. Também estive a ponderar sobre The Thing, de John Carpenter e Suspiria, de Dario Argento (já que os seus nomes foram referidos) e mentiria se disse-se que nenhum destes filmes esteve perto de ficar neste pequeno pódio meu. Estiveram e são duas das minhas obras favoritas e que, juntamente com este filme de Romero, não me canso de ver.
Aconteceu no Oeste é o cinema Western em toda a sua força. Penso que todos os ingredientes dum bom filme Western estão presentes nesta obra de Sergio Leone. Aliás, esses mesmos elementos são elevados de forma estrondosa pelo realizador. O filme é épico e tem um dos maiores vilões alguma vez criados, interpretado pelo grande Henry Fonda. E a partitura de Ennio Morricone eleva ainda mais a fasquia. Perfeito e inesquecível.
Quanto a (500) Days of Summer, reconheço que é uma obra ainda recente mas, na minha opinião, é um dos maiores romances do cinema recente, onde de facto não temos uma história de amor mas sobre o amor. O argumento é perfeito, os protagonistas são fantásticos e temos ainda direito a um número musical. Não digo que seja o maior romance do cinema (não é) mas é um dos melhores romances do cinema recente, sem dúvida.
E prontos, o Pixelhunt explicou outro pormenor acerca da presença de Dawn of the Dead: sou grande fã de Romero, tal como de John Carpenter, Dario Argento, Wes Craven (nos bons dias) e mais alguns nomes importantes do Terror :)
ResponderEliminarficaria mesmo contente se soltasses aqui Lucio Fulci ou Jesús Franco haahaha as bandas sonoras do Argento são sempre qualquer coisa!
ResponderEliminarNão desvalorizo o Dawn of the Dead, antes pelo contrário gosto muito do filme, mas tenho aquele bichino pelo Night of the Living Dead, como me deves compreender. Boas escolhas!
THE MOVIE MAN/HÉLDER ALMEIDA: Agradeço pelas justificações; penso que ficaram clarificadas, as tuas escolhas. Só te tenho a dizer que me deixaste com umas saudades de morte do BLADE RUNNER do Ridley Scott ;)
ResponderEliminarObrigado a todos pelos comentários!
Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «