20 Escolhidos revelam 5 escolhas que definem a 7ª Arte.
Escolhido #16 - João Costa,
autor do blogue Cine Lotado
O filme de Ficção-Científica que define o género:A Origem (2010), de Christopher Nolan
A melhor Animação de sempre:Toy Story 3 (2010), de Lee Unkrich
O grande filme de Terror:Actividade Paranormal (2007), de Oren Peli
O filme de Guerra por excelência:Sacanas Sem Lei (2009), de Quentin Tarantino
O filme que define os últimos 3 anos de cinema:A Origem (2010), de Christopher Nolan
Escolhido #16 - João Costa,
autor do blogue Cine Lotado
O filme de Ficção-Científica que define o género:A Origem (2010), de Christopher Nolan
A melhor Animação de sempre:Toy Story 3 (2010), de Lee Unkrich
O grande filme de Terror:Actividade Paranormal (2007), de Oren Peli
O filme de Guerra por excelência:Sacanas Sem Lei (2009), de Quentin Tarantino
O filme que define os últimos 3 anos de cinema:A Origem (2010), de Christopher Nolan
Sacanas à parte (e mesmo assim desenquadrados), talvez as piores escolhas que por aqui já passaram
ResponderEliminarSou obrigado a concordar com o Billy Rider.
ResponderEliminarPrevejo muita gente a cair em cima do pobre João. Acho que só são escolhas um pouco... "verdes" demais, afinal de contas são tudo filmes dos últimos dois anos(!).
ResponderEliminarMas pronto, opiniões e identific-me com a última :)
pois.. fiquei com a ligeira sensação de que quem escolheu só viu o cinema de 2009 e 2010 xD
ResponderEliminarSim, as piores. Nem as vou comentar.
ResponderEliminarNão lhes quero chamar piores. A escolha da palavra "Verdes" do Rui Francisco Pereira parece-me mais adequada:) Por momentos pensei que houvesse uma restrição temporal a anos mais recentes...
ResponderEliminarComercialidade levada ao extremo neste caso, parece que os foi buscar ao site da Zon Lusomundo. Sem ofensa a qualquer admirador dos filmes citados mas nenhuma das escolhas define o genero (nem de longe nem de perto) compreendia-se o "Sacanas Sem Lei" como definição aos últimos 3 anos de cinema, mas não como filme de guerra, é um absurdo.
ResponderEliminarAinda não vi o Toy Story 3. E tirando o Paranormal Activity (que a meu ver, nem define o género no seu próprio ano), gosto de todos. Não utilizaria essas escolhas para definir os géneros em que se inserem, mas são bons filmes. :) Cumps.
ResponderEliminarTrata-se, sem dúvida, de uma lista temporalmente muito redutora. Mas também demonstra como esta iniciativa, impreterivelmente, vive dos gostos pessoais de cada escolhido...
ResponderEliminarCumps cinéfilos a todos!
Apesar de também não concordar bem com a maioria das escolhas, dos que vi, gosto de todos os filmes citados. Toy Story é um grande filme e sendo que se trata de uma segunda sequela ou o culminar de uma trilogia, ainda o venero mais.
ResponderEliminarActividade Paranormal ainda não vi. Inglourious Basterds não acho que esteja no género mais correcto, definiria mais facilmente os últimos anos do que propriamente a Guerra. Mas também sou da opinião, tal como o Pulp Fiction, que sendo um Tarantino não se adequa inequivocamente num género específico, ainda que toque em tantos, da comédia negra à pura aventura.
Inception para os últimos anos está perfeito, nada a dizer. Para definição da ficção científica nem tanto, apesar de possuir um argumento muito mirabolante, digamos.
abraço
São todos bons filmes dos últimos meses. O cinema mais entertainment não tem mal nenhum e serão sempre sedutores (seduzem-me sempre). A lista é boa e relega o aprofundamente classicista que por aqui se teria de vislumbrar para definir géneros. É pena ter desaproveitado a possibilidade de usar 5 escolhas quando apenas apresenta 4 na lista (um deles é repetido - teria colocado o Avatar num qualquer ponto onde está Inception e teria resultado na mesma).
ResponderEliminarPor exemplo, adorei o Paranormal Activity pelo simples facto de com tão pouco ter trazido de volta o terror soft (e não o brutalismo tão em moda) que tanta falta já fazia.
João Costa, digam o que disserem por aqui, não duvide que são todos bons filmes estes que aqui trouxe. São filmes para grande público e não as elites e nesse aspecto excelentes referências.
Pois, o "grande e anónimo público"...
ResponderEliminarMas só se safam mesmo os sacanas (e não é um filme de "elites", muito longe disso).
Por isso, caro João Costa, duvide..., duvide muito destas suas escolhas!
Tenho a dizer que... assustam-me bastante as escolhas. Mas compreendo. Cada um começa a sua estrada do cinema de forma diferente. Para uns o cinema é a vida, para outros são só filmes... E por isso não critico as escolhas do João. Ele começou mais tarde a sua experiência daí também as escolhas. E eu... também tenho má memória, portanto às vezes a mente também me vai parar a filmes mais recentes.
ResponderEliminarTIAGO RAMOS: Não me assustam, claro, mas espero que daqui a um ano o João, perante o mesmo desafio, já faça outras escolhas. Se não, é-me igual ;)
ResponderEliminarCumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «
Esta é boa... sugerindo aqui filmes "blockbuster" remete-se para o susto e a dúvida. Roberto... o contexto é aquele que já debatemos...
ResponderEliminarSabendo relativizar cada tipo de filme e tendo a capacidade para notar que existem mais filmes além das obras de "não-entretenimento" e fora do classicismo... vislumbra-se o valor destes destaques, onde nenhuma das escolhas me assustam, pois são todos os 4 filmes de assinalável bom gosto perante a enorme produção dos últimos meses que o cinema mainstream tem recorrentemente colocado para oferta. É por tudo isso que não duvido nada destas escolhas como os mais excelentes exemplos mainstream dos últimos meses, que penso ter o caro João Costa decidido com rapidez mas sem reflectir na produção anterior a todos estes.
Contudo, falo por mim e somente o convidado desta iniciativa, se poderá justificar da sua linha de pensamento.
ARMINDO PAULO FERREIRA: Não digo que sejam escolhas de mau gosto, pelo contrário. Contudo, parecem ignorar décadas e décadas de História do Cinema. Dá até a ideia que o cinema só começou há uns quantos anos. É claro que é um reflexo da cultura do participante.
ResponderEliminarCumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «