domingo, 7 de setembro de 2008

OS OUTROS (2001)

PONTUAÇÃO: MUITO BOM
Título Original: The Others
Realização: Alejandro Aménabar

Principais Actores: Nicole Kidman, Fionnula Flanagan, Alakina Mann, James Bentley, Eric Sykes, Christopher Ecclestone, Elaine Cassidy

Comentário: Nicole Kidman é diferente e perfeita em cada papel. Eis mais um caso. Este filme é uma obra-prima, um clássico do realizador espanhol. Reina o suspense, a excelente iluminação e um argumento brilhante, surpreendente e emocionante.
[Crítica brevemente]

 

21 comentários:

  1. Vais reconsiderar? Espero bem, porque dizer que isto é obra-prima é crime :p

    Não é mau mas não é nada de especial. Gostei da reviravolta no final, gostei do ambiente. Mas pouco mais a salientar.

    ResponderEliminar
  2. Se vais reconsiderar só para lhe dar um Excelente :P.
    Ainda assim acho que a pontuação que tens actualmente é a acertada. Grande filme, grande interpretação, grande fotografia, grande ambiente, grande montagem, e claro grande argumento e reviravolta...das melhores que já vi.

    Por isso e mais alguma coisa a não perder por qualquer amante de suspense e terror e por qualquer cinéfilo, porque não.
    Do género contudo acho que prefiro por exemplo o El Orfanato (um tudo nada mais), algo parecido em determinados aspectos até.

    Do Amenábar este é o que gosto mais, mas também tem o muito bom Abre los ojos e o mais recente e interessante Agora. Estou para ver o Mar adentro, talvez para breve.

    abraço

    ResponderEliminar
  3. ÁLVARO MARTINS e JORGE: Não vou reconsiderar, vou simplesmente avançar para a crítica, em breve. O filme vale o MUITO BOM sem pestanejar, é uma virtuosíssima obra-prima dentro do género.

    JORGE: Prefiro OS OUTROS a O ORFANATO, creio que lhe é superior, mas o filme de Bayona é também muito bom! Ainda não conferi o AGORA. Tenho curiosidade. O MAR ADENTRO é um bom filme, creio que vais gostar.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  4. Ainda não vi este filme, mas ouço falar muito bem dele, dizem que é ótimo!
    Fiquei curioso ao ver as imagens.

    Roberto, já conhecia o Cineroad, apenas não comentava muito, é um ótimo blog, ótimas resenhas e muito bem estruturado, enfim, um blog perfeito, rs

    Como faço para seguir o blog ?
    Não achei Seguidores nem nada relaciobado a isso.

    Abs.
    cinemapublico.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. ALAN RASPANTE: Para seguir o CINEROAD é fácil: em seu Painel de Controlo, clique no botão azul ADICIONAR da Lista de Leitura e depois clique em SEGUIR!

    Obrigado por todos os elogios, apareça sempre!

    OS OUTROS é um filme magistral, recomendo obrigatoriamente!

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  6. Ainda não vi, mas sei que a minha reação será bem menos empolgada que a das pessoas que assistiram ao filme sem saber do seu final. Uma pena para mim, hehe.

    ResponderEliminar
  7. Os Outros é um filme de suspense (ouso dizer terror?_ muito bem conduzido, editado, "fotografado" (rsrs), claro existem melhores, mas ele é fantástico e merece sim uma ótima nota! as crianças estão ótimas, nicole kidman também! não sei pq ela insiste em fazer comédias...ela nasceu para fazer filmes como esse!

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro filmes neste género (sobrenatural) mas nunca imaginaria que o filme fosse tão bom e que me surpreendesse tanto. Tem o potente twist final, que é espantoso mesmo e que põe em causa o que estivemos a assistir e revela uma outra história.

    Este é um grande filme e dos poucos onde verdadeiramente gostei duma prestação da actriz Nicole Kidman (ao qual junto o "Dogville"), onde ela não se arma em diva (como sempre).

    Este filme estruturalmente, até que está em linha com o The Sixth Sense, de Shyamalan…

    ResponderEliminar
  9. MATEUS SOUZA: Pois, em parte compreendo. Mas no todo valerá sempre a pena! Porque o filme é muito mais do que o twist.

    JUMAFFIA: Estou de acordo. O drama é a praia de Nicole Kidman. OS OUTROS é um filme, todo ele, magistralmente concebido.

    ARM PAULO FERREIRA: Eu também gosto bastante, desde que feitos com sensibilidade e bom gosto. O que é raro, como sabemos. Sim, a influência de O SEXTO SENTIDO é notória, efectivamente. DOGVILLE conta também com um grande desempenho da actriz, assim como MOULIN ROUGE, BIRTH, EYES WIDE SHUT, e AS HORAS! Conheces AS HORAS? É dos melhores desempenhos da actriz, Kidman é uma grande, grande actriz. Ultimamente, porém, não tem concebido grandes performances.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  10. @ Roberto: Conheço TODOS os que referes, já os vi todos e ainda mais alguns. Não tenho gostado dos mais recentes, principalmente pela figura "plástica" que ela agora tem (magreza extrema, os lábios grossos, etc).

    ResponderEliminar
  11. ARM PAULO FERREIRA: Certo, aliás, partilho da mesma opinião. Mas nos papéis que te disse não creio que ela "se arme em diva", como disseste que sempre acontece. Não sei o que achas...

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  12. Acho que esse foi o último filme que realmente me causou sustos. De uns anos para cá, pouca coisa de qualidade chegou nos cinemas. Os Outros tem tudo que um BOM filme precisa.

    ResponderEliminar
  13. LUIS GALVÃO: Não sei se viste EL ORFANATO; se gostaste d'OS OUTROS creio seriamente que gostarás desta pérola espanhola. Pessoalmente prefiro OS OUTROS, mas O ORFANATO é ainda mais aterrador, sem nunca descurar o argumento e a sensibilidade.
    Recomendo vivamente.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  14. Vou me meter no comentario...
    Também é bastante bom o Orfanato, bastante cuidado na sua estrutura mas nele o desarme acaba por se perceber um pouco antes. Mas é bastante bom. Mesmo assim acho que o Sexto Sentido e Os Outros estão muito mais bem construídos e arrebatam-me muito mais.

    ResponderEliminar
  15. Quanto à Nicole Kidman... acho-a muito diva sim, nos filmes e fora deles. De certa forma a certa altura contracenou com outras actrizes que com menos deram performances superiores talvez por entregarem-se sem o pedestal de estrelas. Por exemplo notou-se perante a Julianne Moore (superior a ela) no The Hours ou a até mesmo a Rennée Zellwegger no Cold Mountain.
    E ainda nem vi o Nine mas pelo muito que já vi a nível promocional penso que continua o estilo. Em contra partida já gostei mais de a ver no Austrália mas mesmo assim achei o filme forçado um pouco da parte dela... Mas deve ser uma birra minha por ela ter um ar esquisito e plástico (não é por estar a ficar madura, não)

    ResponderEliminar
  16. ARM PAULO FERREIRA: Birras à parte, penso que Nicole Kidman não está inferior a Moore em AS HORAS. Tanto elas como Streep estão, na minha opinião, ao rubro. Também não vi o NINE; em AUSTRÁLIA também não gostei muito do papel dela. Aliás, como poderás na minha crítica ao filme. Em COLD MOUNTAIN, filme subvalorizadíssimo do mestre Minghella, Zellweger está de facto superior a Kidman. Aí estou totalmente de acordo contigo.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  17. Um filme de atmosfera muitíssimo bem cuidade, e por isso mesmo, delicada. Gostaria de ver Amenábar retornando ao gênero.

    ResponderEliminar
  18. GUSTAVO: Por acaso nunca tinha pensado na ideia, mas devia ser interessante, de facto. OS OUTROS é, sim, delicadíssimo, muito subtil e arrojado. De uma sensibilidade extrema.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  19. Uma boa ideia, bem construída, um filme interessante e bem montado. É bom ver a Nicole fazer bons papéis.

    ResponderEliminar
  20. CLÁUDIA GAMEIRO: Sublinho tudo o que dizes, mas com muito mais entusiasmo ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  21. Como já disse um dos meus filmes preferidos do género, ultrapassado (por pouco) pelo El Orfanato. Sei que a maioria não concorda, mas enfim o binómio revelação/banda sonora, atinge nesse filme a magnificência. Gosto muito.

    Os Outros é um pouco diferente, um filme com mais impacto e mais enigmático, daí a maior surpresa.

    Já agora deixo aqui o meu top de filmes de terror/suspense:

    1 - Saw (o 1º e o 2º, embora já os precise de rever)
    2 - El Orfanato
    3 - The Others
    4 - Psycho
    6 - The Shining
    7 - Alien
    8 - The Ring

    Fico-me por aqui (do que me lembrei), não me consigo decidir quanto ao resto, sendo que me faltam tantos nomes famosos dentro do género, nomeadamente títulos do Carpenter (que me escapam totalmente), o Funny Games do Haneke, entre outros.

    abraço

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões