segunda-feira, 22 de setembro de 2008

SWEENEY TODD - O TERRÍVEL BARBEIRO DE FLEET STREET (2007)

PONTUAÇÃO: MUITO BOM
Título Original: Sweeney Todd - The Demon Barber of Fleet Street
Realização: Tim Burton
Principais Actores: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman, Timothy Spall, Sacha Baron Cohen, Laura Michelle Kelly, Jamie Campbell Bowen, Ed Sanders

Crítica: Do melhor que Tim Burton alguma vez concebeu e uma grande obra do cinema musical. Johnny Depp e Helena Bonham Carter, dois dos ícones (justamente) maiores do panorama cinematográfico americano, estão sublimes, à frente de um elenco singular. O argumento de John Logan (argumentista de O Aviador, O Último Samurai ou Gladiador) está elegantemente bem escrito - por que a boa escrita revela sempre uma enorme elegância. O cenários de Dante Ferretti (O Aviador, Cold Mountain) dão vida a um mundo também «burtoniano» com uma enorme competência, o que nem sempre, a meu ver, acontece com as obras do realizador. A fotografia de Dariusz Wolski está brilhante. A recriação primorosa de um ambiente assustadoramente mórbido e o humor negro são os grandes trunfos de um filme tecnicamente irrepreensível e irreprensível em tudo o resto. Um clássico instantâneo.

14 comentários:

  1. apesar dos musicais não fazerem parte dos meus generos cinematograficos favoritos, gosto de ser surpreendida por um ou outro de vez em quando!

    Sweeney todd foi uma agradável surpresa. por vezes com um humor negro delicioso e as sequencias musicais sempre pertinentes foi uma daquelas agradaveis surpresas!

    E Depp... é depp!

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei muito de Sweeney Todd. O elenco, a direção, a fotografia... Tudo está sensacional!

    ResponderEliminar
  3. Olha, "Sweeney Todd" é um dos únicos musicais que eu gostei, assim como o fantástico "Moulin Rouge"!

    Abraço
    Mateus

    ResponderEliminar
  4. Um pouco perturbador, mas muito "burtoniano" como dizes. E quem dira que Depp sabia cantar...

    ResponderEliminar
  5. Simplesmente delicioso! Tim Burton cria um completo deleite para fãs ou não fãs do realizador... É pena é Helena Bonham Carter ser sobrevalorizada, quando todas as atenções se viram para Johnny Depp...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Minha dupla diretor/ator preferida... e em um de seus melhores trabalhos, junto com Edward e Sleepy Hollow..

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. O humor negro e o típico ambiente obscuro está magnificamente criado pelo génio de Burton assim como um óptimo elenco onde a banda sonora apresenta-se boa mas não o ponto mais alt do filme, na minha opinião.

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Simplesmente adoro este filme. Um dos meus musicais prediletos. O tom macabro da história dá lugar à uma poesia extasiante!

    ResponderEliminar
  9. CLOSE-UP: Depp é Depp, claro. E SWEENEY é maravilhoso. Tecnicamente. Em 'performances'. Musicalmente... Grande, grande filme. Conquistou-me por inteiro.

    CECILIA BARROSO: Tem razão. Subscrevo-a inteiramente.

    MATEUS: São, ambos, dos meus musicais de eleição.

    CLÁUDIA GAMEIRO: Perturbador q.b., dependendo das sensibilidades como tudo, claro. Eu adorei ;)

    JACKSON: Uma delícia e pêras! ;) Só não concordo com a tua opinião em relação a Helena Bonham Carter. É uma prestação brilhante e não concordo que seja sobrevalorizada. Aquela mulher é magnífica!

    JARDEL NUNES: Também gosto muito de SLEEPY HOLLOW ou A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA. Ainda não vi EDUARDO MÃOS DE TESOURA, tenho que colmatar a falha urgentemente.

    NEKAS: Porque não? É uma grande banda sonora, na minha opinião. Perfeitamente à altura do filme. Magistral.

    WALLY: De acordo. Também é dos meus musicais favoritos ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  10. Não sei se é clássico, mas é um dos melhores Burton, pleno de imagens assombrosas.

    ResponderEliminar
  11. Não costumo ser o maior fã de musicais, mas o estilo de Burton, o elenco e o argumento em si levaram-me de vencido.

    Ah! E não devemos esquecer das musicas. Se há coisa importante num musical é ter boas músicas e esta obra tem-nas com toda a certeza! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Também posso dizer que me conquistou num certo tipo de patamar e enquanto musical. Género que não aprecio muito. E dos poucos que vi, este é mesmo o meu musical preferido. A sua componente mais negra e sombria agrada-me.

    Quanto ao filme propriamente dito, é tecnicamente irrepreensível, como dizes, e o que me salta mais à vista é a fotografia. Magnífica.
    E também as prestações, sobretudo a de Depp. Sempre Depp.
    O argumento, sendo algo interessante, não me cativa por aí além, por isso não posso dizer que o adorei, nem tão pouco o classificaria com 5*. Pessoalmente os musicais não me apelam. Se bem que me falta ver os mais significativos tais como: Moulin Rouge ou Chicago. A ver se colmato essas falhas.

    De Tim Burton não sou grande admirador das suas obras no seu todo. Tem momentos, inesquecíveis por vezes. Gosto apesar de tudo e quase sempre dos ambientes criados. Ainda assim Big Fish assume-se como o filme que mais gostei do realizador. Faltando-me ainda películas como o Edward Scissorhands (que apenas vi partes), Ed Wood ou a saga Batman.

    abraço

    ResponderEliminar
  13. GUSTAVO H.R.: Tenho o feeling de que será um clássico instantâneo. É absolutamente sublime e singular dentro do género. Um dos melhores de Burton? Não poderia concordar mais.

    DAN: Sim, tem-nas com certeza! ;) Um filme lindíssimo.

    JORGE: Assiste lá a esse genial MOULIN ROUGE e depois vem-me dizer que não gostas de musicais ;D Ahahah. Partilho a tua opinião sobre as obras de Tim Burton, mas esta é claramente - e do meu ponto de vista - uma das melhores.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  14. Eu não gosto de musicais mas este filme surpreendeu-me pela positiva. O ambiente gótico típico de Tim Burton está bem presente. Mas ainda penso que o filme poderia ser muito melhor se a história não fosse contada como um musical.

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões