sábado, 6 de março de 2010

BRINCADEIRAS PERIGOSAS (2007)

PONTUAÇÃO: MUITO BOM
Título Original: Funny Games U.S.
Realização
: Michael Haneke

Principais Actores: Naomi Watts, Tim Roth, Michael Pitt, Brady Corbet, Boyd Gaines, Siobhan Fallon, Devon Gearhart

Crítica:


UM-DÓ-LI-TÁ

Ouve-se, ao longe, o eco de Laranja Mecânica. Porém, o cinema de Michael Haneke confronta-nos com outros horizontes. Brincadeiras Perigosas não é senão um estimulante exercício narrativo, aberto a múltiplas interpretações, filmado com realismo e frieza quanto baste. O tom é marcado pela verdadeira - ainda que improvável - união entre tragédia e comédia. E o resultado é, no mínimo, insólito. Eis, pois, uma experiência intensa, de viscerais emoções, que certamente não deixará ninguém indiferente e que, cumprirá, desse modo, os desígnios para que foi concebida.

Realidade ou ficção, ambas podem ser perversas, inquietantes, perturbadoras, cruéis ou, simplesmente, más. Sabemo-lo bem. O que muda, consoante cada dimensão, é a nossa função nela. Na realidade, somos os próprios actores da história - agressores ou vítimas. Na ficção, estamos condenados ou limitados ao papel de leitores/espectadores e, à partida, estabelecemos uma relação passiva para com os actos praticados. Mas será bem assim? Será a relação dos espectadores meramente passiva? Ao consumir violência na literatura e nos media, não terá o papel do espectador sérias implicações na realidade?

É disso que nos dá conta este filme magistral. Como? Sendo uma obra auto-reflexiva, o mundo ficcional de Brincadeiras Perigosas estabelecerá uma relação de cumplicidade - meta-diegética - com o espectador. Mais concretamente, é a personagem Paul (Michael Pitt) que nos lança um sorriso e que, intencionalmente, nos convida a entrar no jogo e a tomar consciência do quão participativos somos ou podemos ser enquanto espectadores de uma representação de violência. É por meio deste artifício narrativo que Haneke nos atinge o consciente: porque é que assistimos àquela tortura assustadora, quais voyeurs sem escrúpulos, e desenvolvemos alguma empatia por aqueles dois... simpáticos e extremamente delicados, depois indiscretos e absolutamente inconvenientes e, às tantas, autênticos sádicos e hediondos monstros, inteiramente desprovidos de valores e sentimentos?! Somos convidados a entrar no jogo e, de repente, jogamo-lo quase compulsivamente querendo saber como será o seu desfecho. What do you think? Think they stand a chance? Well, you’re on their side, aren’t you? Who are you betting on, hmm? Como é que nós, sem abandonar a sala ou desligar o ecrã, alinhamos na aposta? Seremos também, e de alguma forma, monstros? Parceiros de uma juventude que se rende ao fascínio da violência e da apatia moral? Paul e Peter são meros artefactos, é certo, mas basta ler um jornal para saber como existem nos nossos dias. E, quando menos esperarmos, podem estar à nossa porta, inesperadamente. A ficção imita a realidade? Claro que sim. Mas a realidade imita - e cada vez mais, aparentemente - a ficção. De artefactos a concretizações de alma, carne e osso é, às vezes, um passo. E por isso temos que nos questionar a propósito da violência gratuita que, constantemente, invade a literatura, a televisão, o cinema, a internet... sem apelo à reflexão. Quantas gerações não têm crescido com a violência gratuita como capítulo imprescindível dos comportamentos em sociedade? É que nos media estamos no plano ficcional, ainda pode possibilitar divertimento. Agora na realidade as consequências existem e causam sofrimento e destruição.

- Why don't you just kill us? - pergunta Ann, brilhantemente interpretada por Naomi Watts.
- You shouldn't forget the importance of entertainment - responde Peter (Brady Corbet).

Cada vez que Paul se vira para a câmera e nos olha nos olhos, reconhecemos o carácter conceptual que a obra assumiu: há pura manipulação; e muita ironia, nisto tudo. Se ainda algumas dúvidas restassem, isso torna-se mais do que evidente quando Anna dispara sobre Peter e finalmente vibramos com o sabor da vingança (muito satisfeitos, admitamos). É aí que Paul trata logo de procurar o comando e de rebobinar a acção. Volta atrás no tempo e altera o curso que a acção havia tomado. Estamos, por isso, num terreno onde tudo é possível e onde tudo pode acontecer: a ficção. Podemos respirar de alívio. Na realidade, não teremos comando. E, se o tivermos, certamente não rebobinará. Há, por isso, uma importante e pertinente reflexão a fazer sobre as consequências possíveis da representação da violência. Brincadeiras Perigosas convoca toda essa reflexão.

No final, o diálogo entre Peter e Paul é por demais elucidativo:

- But isn't fiction real?
- Why?
- You can see it in the movie, right?
- Of Course.
- Well then she's as real as reality because you can see it too.

O filme? O filme tem uma mise-en-scène relativamente simples, mas é em tudo eficaz; um pouco como os enquadramentos, que apesar de tudo ajudam a construir uma estranha sensação de claustrofobia. O filme põe as personagens numa situação-limite. E, por meio delas, somos igualmente levados ao extremo da dor e da humilhação. É duro. É chocante. E é preciso ser forte. Enfim, o filme? É uma obra incontestavelmente brilhante. A não perder.

14 comentários:

  1. O facto de teres auto-plagiado a tua critica mostra bem a aceitação pessoal de Brincadeiras Perigosas ;)

    ResponderEliminar
  2. FLÁVIO GONÇALVES: E o mesmo facto mostra a minha posição em relação ao auto-plágio de Haneke.
    Este remake do seu próprio filme é um motivo não só insólito como interessantíssimo para estudar.
    Não conhecêssemos nós Haneke e toda a sua natureza crítica e falaríamos, como muitos e apenas, na existência deste remake como uma mera forma de chegar ao mercado americano e, através dele e mais facilmente, ao mundo.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  3. Estou com o Flávio, até porque «auto-plagiar-se é estilo». :p

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. JACKSON: Agora estiveste bem! ;D À la Hitchcock!

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  5. Que filme espectacular, só não é original porque é uma cópia frame-a-frame do original. Pessoalmente, penso que Haneke é um verdadeiro amante do seu Cinema pois faz um remake frame-a-frame de um filme seu anterior sem alterar nada o que nos indica que o filme dele é como é e como tinha de ser...

    Em relação ao filme, pontos interessantes que referiste, nomeadamente o entretenimento/diversão, mais que uma morte, eles(os vilões, Pitt estava excelente!) queriam proporcionar um espectáculo digno de entretenimento!

    Espectacular!

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderEliminar
  6. Escusado. Sinceramente, se tivesse quieto era bem melhor.

    ResponderEliminar
  7. NEKAS: Creio que a questão não é tanto o facto de Haneke amar o seu cinema ou não. Um meio crítico de demonstrar como uma obra se torna apenas acessível ao actual mundo globalizado se for falada em inglês. Uma forma para criticar a cultura americana por promover os temas que o filme bem estuda (a violência, o sadismo da comunicação social e do próprio cinema). Enfim...

    ÁLVARO MARTINS: Não concordo mesmo nada nada, nada nada!

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  8. Não o vi ainda porque preciso de distanciamento do primeiro. Mas digo-te o mesmo que disse de Michael Haneke. É de facto positivo a realização de um remake frame-by-frame naquilo que significa uma total consciência do seu trabalho e que não podia ter sido melhor. O mesmo se aplica a ti.

    ResponderEliminar
  9. TIAGO RAMOS: Pois, eu também quis dar algum distanciamento entre a visualização da versão original e a desta U.S.. Mas como seria incongruente baixar a nota a um filme destes, só porque não é original! ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  10. Ah, violência gratuita se eu o achasse em algum lugra pra locar... eu conheço a história de ponta a cabeça, mas nunca vi o filme

    ResponderEliminar
  11. Lady on the Radiator10 de março de 2010 às 00:39

    Concordo com o Álvaro. isto não é auto-plágio, isto é jogada de marketing. O filme, do ponto de vista estético, retira muito ao original. mas concordo que seja um assunto a analisar e estudar e principalmente responder à questão: o que leva um realizador a transformar a sua obra de arte em lixo????

    ResponderEliminar
  12. MIRELLA SANTOS: Merece ser visto. Há-de encontrá-lo.

    LADY ON THE RADIATOR: Não creio que o filme perca do ponto de vista estético, nem tão pouco que se torne um "lixo". Não percebo esses argumentos. Marketing? Garantidamente, também. Mas isso não invalida a proposta artística.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  13. Esbarrei-me com este filme há três dias atrás. Não gostei da capa, por demais estadunidense e li que era obra de Haneke, para meu espanto. Já que gostei imenso de "A fita branca" e de "71 fragmentos de uma cronologia do acaso", e após ler os comentários anteriores vou atrás do "autoplágio" rs...

    ResponderEliminar
  14. ENALDO: Veja também a versão original (http://cineroad.blogspot.com/2010/01/brincadeiras-perigosas-1997.html).

    Roberto Simões
    CINEROAD

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões