domingo, 13 de junho de 2010

PROMESSAS PERIGOSAS (2007)

PONTUAÇÃO: MUITO BOM
Título Original: Eastern Promises
Realização: David Cronenberg

Principais Actores: Viggo Mortensen, Naomi Watts, Vincent Cassel, Armin Mueller-Stahl, Sinead Cusack


Crítica:

OS SENHORES DO CRIME

Será a violência justificada? Valerá a pena sucumbir à subversão dos valores morais? Quão longe está a fronteira dessa transgressão, perante a ameaça da morte?

Promessas Perigosas é como uma descida - visceral, mas a sangue frio - aos mais negros, violentos e ambíguos recônditos da natureza humana. David Cronenberg é exímio na sensibilidade com que retrata as feridas da alma e a importância da família e da tradição, numa era atormentada pela crise de valores. E derradeiramente subtil na crueza com que, paradoxalmente e sob o fio da navalha, expõe a brutalidade do corpo e o perigoso submundo da máfia russa numa Londres assombrada pelo crime, perversão e medo. O próprio Semyon, patriarca da família Vory v Zakone e ancestral do crime, aponta a cidade como a culpada para a perdição do filho: it never snows in this city. It’s never hot. London is a city of whores and queers. I think London is to blame for what he is.Com uma extraordinária direcção de actores, Promessas Perigosas arrecada interpretações verdadeiramente arrebatadoras: Viggo Mortensen, no melhor desempenho da sua carreira. Armin Mueller-Stahl, num papel memorável e assaz genuíno. Vincent Cassel, simplesmente magnífico. O argumento de Steven Knight, já por si extremamente bem concebido, desenvolve uma intriga crescente e ansiosa por catarse e atinge toda a sua plenitude com as prestações dos actores. O trabalho de encenação, esse, é igualmente sublime: a cena da sauna, para não falar de tantas outras, é magistralmente filmada e manifestamente... perfeita. E o resto da atmosfera cronenberguiana, tão psicologicamente estimulante, emerge gritante... nos dedos, nos pescoços, nas tatuagens... sob os ritmos da leitura do diário e da descoberta, da revelação... da reflexão...

Grande filme? Absolutamente. Sem sombra de toda e qualquer dúvida.

15 comentários:

  1. Só vi uma vez, mas marcou-me sem dúvida.

    Grande interpretação do Viggo Mortensen.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Roteiro excepcional, personagens ambíguos e encenação acima de qualquer suspeita. 5 estrelas, realmente.

    ResponderEliminar
  3. Viggo e David no seu melhor, é só o que posso dizer. Um argumento de grande qualidade e uma históra bem conseguida, ainda que algumas sequências um tanto confusas.

    ResponderEliminar
  4. JACKIE BROWN: Estamos então de acordo ;)

    GUSTAVO: Mesmo! ;)

    CLÁUDIA GAMEIRO: A que sequências te referes? Eu fiquei abismado com o todo, sem excepção!

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  5. Honestamente, já não me recordo. Lembro-me que adorei o filme, mas algures lá pelo meio me perdi um pouco. Tenho que ver novamente

    ResponderEliminar
  6. É um filme extremamente bom que, quanto a mim, peca por um aspecto essencial: a duração. Normalmente acusam-se os filmes de serem demasiadamente grandes. Eu acuso Eastern Promisses de ser demasiado pequeno. Com mais tempo poderia haver uma melhor exploração sobre o universo retratado e podia bem dar ao filme um sentimento épico que merecia ter.

    De resto, nada a apontar. Frio, cru, perturbante, incomodativo, genial. A cena da sauna é brutal na sua concretização.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. CLÁUDIA GAMEIRO: Ah, ok ;) Revê então e pode ser que mudes de ideias, quem sabe.

    FIFECO: Estamos então de acordo, excepto numa coisa. Na duração. Eu acho a duração perfeita. Está lá tudo, no tempo certo. Cronenberg já falou, todavia, nas suas intenções de fazer uma sequela.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  8. Ainda não assisti. Obrigado pela dica!

    ResponderEliminar
  9. CINEAMADOR: Não direccionei dica alguma, mas se entendeu isso, fique sabendo que é uma muito boa recomendação! ;) Bem-vindo ao CINEROAD.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  10. Gostei bastante deste, talvez o melhor de Cronenberg até à data (dos que vi), muito por culpa das interpretações que elevam-no a um grau de excelência nesta área.

    De destaque também a fotografia e os cenários transmitindo o ambiente perfeito para esta aura fria, crua e silenciosamente gritante. Acho também o argumento muito bom, inteligente, pausado e certeiro nos momentos-chave.

    Pessoalmente talvez desejasse que o filme fosse um tudo nada mais complexo ou que abordasse mais esta temática (russa), contudo não deixa de ser um filme que gostei, e muito, e um dos factores decisivos para a minha posição deve-se a um grande Viggo Mortensen, que a par de Cronenberg outra vez, concebem outro grande filme: A History of Violence. Já o Spider, ficou para mim muito aquém destes dois.

    abraço

    ResponderEliminar
  11. JORGE: Estamos perfeitamente de acordo. Tanto quanto a este PROMESSAS PERIGOSAS quanto a SPIDER ou a UMA HISTÓRIA DE VIOLÊNCIA. Se tiveres curiosidade, alicio-te a visitares as críticas que escrevi a respeito dessas outras duas obras.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  12. Grande interpretação, grande realizador um excelente filme.

    ResponderEliminar
  13. MIKE: Sintético, porém pleno de razão ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  14. Curiosamente este DVD saiu no DN de hoje. Comprei. Gosto bastante!

    ResponderEliminar
  15. PEDRO PEREIRA: Por acaso já o tinha, mas foi certamente uma excelente oportunidade para muitos. É um grande filme.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões