quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

QUEM TRAMOU ROGER RABBIT? (1988)

PONTUAÇÃO: MUITO BOM
Título Original: Who Framed Roger Rabbit?
Realização
: Robert Zemeckis

Principais Actores: Bob Hoskins, Christopher Lloyd, Joanna Cassidy, Frank Sinatra

Crítica:

O REAL ANIMADO

Hey, I seen a rabbit.

A vida pode ser uma animação. Ou, pelo menos, vida e animação podem dar as mãos para o triunfo absoluto de uma obra soberba. Em Quem Tramou Roger Rabbit?, Robert Zemeckis consegue essa difícil e árdua tarefa: a perfeita interacção entre desenho animado e actores em live-action. O resultado é surpreendente. Tudo graças ao espírito criativo de toda uma equipa e aos maravilhosos efeitos especiais da Industrial Light & Magic. De certa forma, Quem Tramou Roger Rabbit? pôe-nos a pensar no fenómeno evolutivo dos efeitos especiais no seio da indústria cinematográfica e em todas as suas novas possibilidades (o que seria de Mary Poppins a esse nível, vinte anos depois...). E, pensando bem, vemos hoje a influência de obras como esta dentro do meio audiovisual, não vemos?

Quem Tramou Roger Rabbit? é, todavia, muito mais do que uma experiência tecnicamente vencedora. É um regresso ao noir num argumento intricado, cheio de mistério e de suspense, é uma aventura divertidíssima repleta de humor e de gargalhadas genuínas (outras tipicamente cartoonescas) e é, também, uma homenagem às personagens animadas que eternamente farão parte da nossa vida: o Rato Mickey, o Pateta, o Pato Donald, o Dumbo, o Pinóquio, a Branca de Neve, os Três Porquinhos e o Lobo Mau e tantas outras... todas elas se (re)encontram nesta fantástica obra. Haverá homenagem maior ao cinema de animação?

Se há cena que se tornou mítica na História do Cinema recente é a da sensual aparição de Jessica Rabbit. Que personagem... que ícone. A banda sonora desempenha também um papel fundamental na criação do ambiente. Assim como a direcção artística. E Bob Hoskins, não sendo nunca extraordinário, não tem defeito que se lhe aponte. Enfim... um clássico. Puro Hollywood.

7 comentários:

  1. Não daria o MUITO BOM (assim de repente, merecia-o mais o Truman Show), mas é de facto uma obra interessantíssima e o melhor filme de Zemeckis de longe.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Epá, eu já fui tão feliz com este filme...:)

    ResponderEliminar
  3. Um filme marcante, hilariante, original... já não o vejo há algum tempo e, sendo que é com nostalgia que o recordo, penso que estará para breve, a sua REvisualização :P

    Abraços!

    ResponderEliminar
  4. JACKIE BROWN: ROGER RABBIT e TRUMAN SHOW têm naturezas distintas, antes de mais. Talvez tenhas razão. Gostei muito do TRUMAN, atenção, logo vejo se o revalorizo. Mas, estamos de acordo, é de facto uma obra interessantíssima. Um bom pedaço de cinema.

    CLÁUDIA GAMEIRO: LOL Eu por acaso nunca o fui, talvez porque nunca lhe tinha dado uma oportunidade. Na verdade, é um filme divertidíssimo.

    FLÁVIO GONÇALVES: Revê então. Tu tens o dom de usar sempre os melhores adjectivos para caracterizar as obras. Neste caso: "marcante, hilariante, original". Concordo em pleno com o trio.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  5. Exactamente puro Hollywood, e como isso por vezes sabe tão bem...aqui mais do que nunca pela perfeita harmonia entre o desenho e o filmagem real. É magnífico todo o trabalho criativo e inventivo das personagens (sobretudo os toons), das peripécias e da própria história em si. Me parece que esta ainda assim poderia ter sido melhor aprimorada lá mais para o final, evitando cair numa situação já tanto batida.

    Mas como disse, um produto de excelência no seio do entretenimento, para ver e rever.

    abraço

    ResponderEliminar
  6. JORGE: Mais um admirador ;) É uma experiência ímpar, tecnicamente audaz e que nos provoca séria boa-disposição.

    Roberto Simões
    CINEROAD

    ResponderEliminar
  7. um classico do cinema, é daqueles fimes que marcam-nos para sempre ao nivel de E.T!
    VEJAM MAIS INFO AKI E OS PREMIOS K GANHOU:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Who_Framed_Roger_Rabbit

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões