★★★★★
Título Original: The Darjeeling LimitedRealização: Wes Anderson
Principais Actores: Owen Wilson, Adrien Brody, Jason Schwartzman, Amara Karan, Wallace Wolodarsky, Waris Ahluwalia, Irfan Khan, Barbet Schroeder, Camilla Rutherford, Bill Murray, Anjelica Huston, Natalie Portman
Crítica:
ENTRE IRMÃOS:
UMA VIAGEM ESPIRITUAL DE RE-DESCOBERTA
UMA VIAGEM ESPIRITUAL DE RE-DESCOBERTA
Darjeeling Limited é uma comédia absolutamente magnífica e uma obra de arte verdadeiramente excepcional: isto é certo e não há como negá-lo.
Wes Anderson explora o absurdo e o cómico de situação de forma sublime, articulando magistralmente as mais diversas técnicas, como o slow motion, os zooms e um trabalho de montagem absolutamente brilhante (Andrew Weisblum). A narrativa desenvolve-se com grande fluidez, dando-nos a conhecer a dificuldade e a complexidade de uma irmandade a três, onde há sempre espaço para segredos.
O filme assume a forma de um road-movie visualmente deslumbrante, fotografado com assaz excelência e cheio de cores exuberantes, capazes de captar os cheiros e as essências da Índia. É esteticamente arrojado e inesperadamente perfeccionista: a direcção artística é de um aprumo e bom gosto notáveis; atente-se à cuidada mise-en-scène. A banda sonora é tão eclética quanto soberba e a sonoridade das canções alia-se genialmente à inspirada e elegante arte de filmar do realizador.
Grandes desempenhos de Owen Wilson, Adrien Brody, Jason Schwartzman... ou mesmo de Natalie Portman, na curta-metragem Hotel Chevalier, que tão bem inicia e complementa a obra.
Masterpiece.
ResponderEliminarE mais nada! :D
Abraço
Wes Anderson fez um filme interessante. O Adrien Brody está ótimo!!!
ResponderEliminarJACKSON: Não creio que seja uma obra-prima. Mas é, sem dúvida e para grande surpresa minha, um filme muito muito bom.
ResponderEliminarPEDRO HENRIQUE: Mais do que interessante. DARJEELNG LIMITED é o próprio cinema a reinventar-se. E de forma magnífica. O elenco está formidável, de facto.
Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema
Sim, um filme interessantíssimo (chegando até ao ponto de a transição técnica de enquadramentos propiciar imensas gargalhadas)!
ResponderEliminarMuito original e inspirado este filme. Gostei bastante.
ResponderEliminarAinda Wes Anderson nao saiu do próprio umbigo. Mas seus filmes são originais. Este eu gostei mais!
ResponderEliminarAbs!
FLÁVIO GONÇALVES: É muito mais do que "interessantíssimo". É um grande pedaço de arte, infelizmente subvalorizada.
ResponderEliminarWALLY: Também eu. Estamos de acordo ;)
RODRIGO MENDES: O que quer dizer com "Ainda Wes Anderson nao saiu do próprio umbigo"?
Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema
O cinema de Wes Anderson é para poucos. As suas esquisitas histórias (quase sempre envolvendo famílias, pais e filhos) dificilmente agradam o público mainstrean.
ResponderEliminarEu, particularmente, adoro os seus filmes. Viagem a Darjeeling é bom - não o seu melhor. Ótimos atores (Owen Wilson, quando quer, escolhe bem seus filmes).
Vale falar também do sempre presente Bill Murray - o ator está em quase todos os filmes de Anderson.
Sempre tive interesse por este filme e surpreende-me que seja assim tão bom e irei tirar a minha prova um dia destes.
ResponderEliminarAbraço
Cinema as my World
MATEUS SOUZA: Sim, o cinema de Wes Anderson não será para todos, de certeza. Eu, pessoalmente e do que conheço, adoro.
ResponderEliminarNEKAS: Surpreender-te-á, certamente.
Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «
Não gostei. Achei um filme caça-níquel voltado para os universitários. As personagens são tolas e esta estória de Índia espiritualista não dá para ser levada muito a sério.
ResponderEliminarENALDO: Discordamos plenamente.
ResponderEliminarRoberto Simões
» CINEROAD «