sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O ESTRANHO MUNDO DE JACK (1993)

PONTUAÇÃO: MUITO BOM
Título Original: The Nightmare Before Christmas
Realização: Henry Selick

Filme de Animação

Crítica:

HALLOWEEN
EM VÉSPERAS DE NATAL

Maravilhoso. A partir das ilustrações e do génio criativo de Tim Burton, chega-nos um esquisito, bizarro, grotesco e
negro universo, um deleite visual de assombro e um musical na sua mais pura essência: O Estranho Mundo de Jack.

Henry Selick lidera uma equipa de artistas do mais alto gabarito e de incrível perfeccionismo, nesta concretização ambiciosa e visionária. Das personagens extravagantes ao arrojo dos cenários e dos adereços, da planificação em storyboards à concepção dos bonecos e à animação dos mesmos: a obra veste-se de originalidade e de excelência. E a banda sonora de Danny Elfman? Conseguirá alguém negar a sua extraordinária e assustadora sonoridade e o seu lugar entre as melhores bandas sonoras de todos os tempos?

Com O Estranho Mundo de Jack, o stop-motion pisa, pois, um novo mundo e um novo lugar na História: não só como técnica, mas também como subgénero no cinema de animação. Um clássico instantâneo.

10 comentários:

  1. Um excelente filme, muito bem construído. O stop motion é excelente, bem como toda a temática e banda sonora!

    ResponderEliminar
  2. "Esquisito, bizarro, grotesco e negro universo um deleite visual de assombro e um musical na sua mais pura essência" e sublime...

    Um dos melhores musicais de sempre a par do stop-motion...

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. É legal ver como o stop-motion, mesmo com o passar do tempo e com o grande desenvolvimento da animação, continua sendo usado. Esse ano mesmo, saiu uma animação desse estilo que vem sendo muito bem falada, O Fantástico Sr. Raposo.

    Cinema para Desocupados

    ResponderEliminar
  4. Fiquei sabendo que será relançado em 3D. Será uma ótima oportunidade para mim, que ainda não viu o filme.

    ResponderEliminar
  5. Já eu devo dizer que o filme me desiludiu um pouco. Nunca fui fã das criações de Burton e companhia e este filme não é excepção. Gostei da sonoridade. É excelente sem dúvida mas não me marcou particularmente. 7 em 10.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Henry Selick é genial. O seu último filme, Coraline, é igualmente marcante. E este talvez seja o melhor filme sobre o natal já feito.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  7. TIAGO RAMOS: Percebo o que queres dizer e estou inteiramente de acordo. Só a direcção artística e a banda sonora... que perfeição...

    NEKAS: Sublime, sim. Um grande musical de horrores ;)

    MATEUS, O INDOLENTE: De facto, tem razão. E O ESTRANHO MUNDO DE JACK veio mesmo impulsionar, de certa forma, a animação stop-motion. Não que eu seja fã maior desse género. Mas JACK me conquistou.

    WALLY: Aproveite, então. Eu nem gosto especialmente do 3D, mas acredito que para quem gosta seja uma boa oportunidade.

    FILIPE COUTINHO: Então, não estamos de acordo. Ainda assim, a tua nota foi benevolente.

    CIRO HAMEN: Ainda não vi CAROLINE. Não sei se O ESTRANHO MUNDO DE JACK é o melhor filme sobre o Natal, afinal gosto tanto de POLAR EXPRESS. Mas será um dos, muito provavelmente.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  8. Eu neste daria um 10 em 10. Simplesmente acho-o genial em todos os aspectos. Sou fã deste filme, mesmo mt fã LOOOOOL
    Uma banda sonora incrivel, uma historia fantastica... numa so palavra maravilhoso!
    Bjks

    ResponderEliminar
  9. Parece uma calamidade, mas O Estranho Mundo de Jack é sobrevalorizado pelo seu valor de culto e pelo simbolismo histórico, no cinema de animação e não só. Vejamos por exemplo Noiva Cadáver, que não arrecadou sequer metade do mediatismo de O Estranho Mundo de Jack, e, em quase todos os aspectos - argumento, animação, personagens e respectivas dobragens - supera-o em larga escala. Ainda assim, não deixa de ser um clássico indispensável.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  10. GEMA: De facto, acho que tens razão para achar isso tudo sim... o filme tem uma arquitectura fenomenal e o resultado é deslumbrante e deveras 'sedutor'.

    JACKSON: Não estou de acordo. Não acho que seja sobrevalorizado. Quanto a A NOIVA CADÁVER, adoro-o igualmente, só não sei se o supera. Teria que revê-lo.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões