domingo, 19 de julho de 2009

EYES WIDE SHUT - DE OLHOS BEM FECHADOS (1999)

PONTUAÇÃO: MUITO BOM
Título Original: Eyes Wide Shut
Realização: Stanley Kubrick
Principais Actores: Tom Cruise, Nicole Kidman, Sydney Pollack

Crítica: Magnífico ensaio sobre o casamento - cujo sucesso passa, inevitavelmente, pela manipulação do ciúme como princípio essencial, natural e respeitosamente indizível. Haverá e deverá haver consciência mútua dos desejos do outro, mas há coisas que, simplesmente, não se dizem. Excelente desempenho de Nicole Kidman num filme absolutamente novo e repleto de maturidade na abordagem destas questões e às tantas enigmático pelo clássico suspense e espírito imprevisível de Kubrick. Um daqueles filmes, de grande encenação, que ganha valor e compreensão à medida que a nossa idade - e experiência - avança no tempo.

8 comentários:

  1. Um filme muito menosprezado. A meu ver incompreendido. Não é o ponto máximo de Kubrick, até porque a sua própria fasquia de qualidade é quase que imbatível, mas há todo um lado psicológico das personagens a tentar descobrir que torna o filme bastante interessante.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Nunca vi este filme, mas sempre tive uma grande curiosidade a seu respeito. A ver se o apanho um destes dias...

    ResponderEliminar
  3. RED DUST: Estou de acordo. É muito menosprezado. Incompreendido? Absolutamente.

    CLÁUDIA GAMEIRO: Acho que vais gostar ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  4. Um filme cujas imagens perfeitamente conseguidas e cujo drama psicológico fermentam em nossa alma!

    ResponderEliminar
  5. É um filme que estou para ver há tempo. Divide opiniões, já ouvi (e li) críticas positivas e negativas, o que na maioria das vezes é um bom sinal. hahah

    Abraços!!

    ResponderEliminar
  6. GUSTAVO H.R.: É mesmo isso. As imagens invadem-nos a psique. E por lá ficam a seduzir-nos e a apelar à compreensão de uma obra abismal como esta.

    RAFHAEL VAZ: Sim, de facto, é muitas vezes um bom sinal. Eu recomendo vivamente e penso que você vai gostar bastante!

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  7. Este filme é muito bom mesmo. Acho que nem é por ser uma grande obra, porque não o é, mas é um filme fascinante, mais pela parte psicologica. É daqueles filmes fascinantes e que nos ficam na cabeça por algum tempo... diria até que deve ser visto e revisto, porque vamos buscando mais coisas do que no visionamento anterior e vamos percebendo melhor o filme.
    Um filme mesmo bastante interessante e que na minha opinião deve ser visto.
    Bjks

    ResponderEliminar
  8. Exacto é daqueles que com o tempo, acredito, irá melhorar. Ainda assim, gostei e por enquanto considero-o um óptimo filme mesmo, digno da carreira de Kubrick. Há muito por onde explorar, interpretar, entender ou simplesmente sentir a cabo do espectador, numa série de visualizações. Porque o filme de facto propicia a isso, a revisitá-lo.

    As interpretações, ainda que não sendo fenomenais, estão competentes, em especial a de Kidman. A realização está boa, assim como toda a montagem. No entanto, o que mais se destaca na minha opinião é o excelente argumento, tal como já referi, cheio de subtilezas e nuances narrativas, e claro a banda sonora. Esta acompanha e intensifica nos momentos-chave a narrativa.

    Enfim, gosto. Talvez possa dizer que começo a entranhar mais o cinema de Kubrick.

    abraço

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões