Bruno Cunha, autor do blogue Cinema as my world, aceitou o convite do CINEROAD - A Estrada do Cinema para partilhar connosco o seu leque de realizadores preferidos:
Quentin Tarantino
Christopher Nolan Woody Allen
Clint Eastwood David Fincher
Gus Van Sant Todd Haynes
Tim Burton Martin Scorsese
Stanley KubrickUm muito obrigado, Bruno Cunha!
Boa lista.
ResponderEliminarPartilharia Kubrick e Van Sant.
Escolhas muitos parecidas com as minhas! Ou, espera, são as minhas! :p
ResponderEliminarUm muito obrigado da minha parte, Roberto.
Abraço
Cinema as my World
Gostei de todas, destaco especialmente Van Sant, Kubrick e Allen, que são preferidos meus :)
ResponderEliminarPS: já vi que tens realizadores MUITO bons à espera da tua atenção! :P Desejo-te boa sorte, Roberto, a ver se vejo mais deles também ;)
ResponderEliminarPode dizer-se que são as escolhas óbvias da actualidade norte-americana :)
ResponderEliminarBACK ROOM: E a esses dois juntaria Scorsese e Haynes, muito boas escolhas também e que fizeram parte da minha lista.
ResponderEliminarNEKAS: ;D Obrigado eu. Já sabes que podes responder aos comentários aqui feitos ou a interpelações que te sejam feitas directamente.
FLÁVIO GONÇALVES: Digo-te o mesmo que disse ao BACK ROOM. Quanto ao P.S. creio que te diriges à minha pessoa. Só tenho uma coisa a dizer-te: vai ser um Verão bem quente, por aqui no CINEROAD! ;) A começar da melhor maneira.
NEUROTICON: Poder-se-á ;)
Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «
Muito boas escolhas! ;)
ResponderEliminarA lista é muito boa, porém considero Van Sant irregular e Todd Haynes mais polêmico do que talentoso.
ResponderEliminarAbraço
Realmente uma boa lista. Colocaria tb na minha Eastwood, Burton, Kubrick (provavelmente) e Scorsese. Talvez Nolan. Gosto do estilo de Tarantino, mas não gosto de todos os seus filmes. Parabéns pela iniciativa. Grande abraço.
ResponderEliminarVisitem
www.cinemaniac2008.blogspot.com
Gostei praticamente de todas, me identifico particularmente com Clint Eastwood, Christopher Nolan e Quentin Tarantino. David Fincher, Woody Allen, Martin Scorsese e Tim Burton só às vezes :P.
ResponderEliminarJá Gus Van Sant, Todd Haynes e Stanley Kubrick nunca vi nenhum filme deles (eu sei do Kubrick é imperdoável)...a ver se corrijo essas falhas!
abraço
CATARINA NORTE: De acordo ;)
ResponderEliminarHUGO: Não poderíamos estar mais em descordo, no que se refere a Van Sant e Todd Haynes. Sant teve, de facto, uma ou outra falha na carreira, mas nada que manche assim tanto o todo.
THICARVALHO: Acontece-me o mesmo com Tarantino ;) obrigado!
JORGE: Sim, apressa-te a descobrir Gus Van Sant, Kubrick e Todd Haynes. Já agora, deixo-te alguns dos meus filmes preferidos de cada realizador:
Stanley Kubrick:
2001: ODISSEIA NO ESPAÇO
LARANJA MECÂNICA
DR. ESTRANHO AMOR
SHINING
BARRY LYNDON
Gus Van Sant:
A CAMINHO DE IDAHO
O BOM REBELDE
GERRY
ELEPHANT
LAST DAYS
MILK
Todd Haynes:
VELVET GOLDMINE
LONGE DO PARAÍSO
I'M NOT THERE
Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «
Desconhecia que eras fã de Allen e Kubrick, que são dois grandes cineastas. Gus Van Sant é também indispensável no top5!
ResponderEliminarAbraço
Primeiro, referir que o Roberto esqueceu-se de Paranoid Park na filmografia de Van Sant. :p
ResponderEliminarDepois,Neuroticon, penso que não são escolhas americanas. São todos americanos é verdade mas poucas são as obras destes cineastas que servem só para entretenimento, aliás, acho que ninguém tem assim uma obra destes autores.
São tudo obras muito pessoais e que cada um caracteriza ao seu modo e mesmo sendo os meus realizadores favoritos não implica, necessariamente, que goste de todos os seus filmes.
Mas são as minhas escolhas porque o cinema é uma arte e estes cineastas vêem-na assim mesmo.
Depois, vem os três realizadores que mais se falaram aqui - Van Sant, Burton e Haynes. O primeiro, tem uma característica pioneira que nem sempre dá para o bem mas dos filmes que dele vi ainda não me desiludiu. Depois, Burton. Confesso que abaixo da pontuação normal dos seus filmes só permanece A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e por isso mesmo vou revê-lo. Acho que já teve melhores dias mas ainda não renuncia as suas origens aos grandes estúdios. Depois, Haynes. Haynes não é polémico, quer dizer, em parte. Mas é tanto de polémico como talentoso, aliás, ele venera a música e a forma como ele retrata artistas, através de alter-egos, ajuda-nos a manter uma certa distância desses mesmos músicos e pensarmos que o filme não é apenas uma biografia de um músico mas uma ode às suas vidas pois um músico é uma pessoa camaleónica, pelo menos as que ele retratou.
Jorge, são musts. Resta-me referir as escolhas do Roberto incluindo o Paranoid Park. :)
Obrigado a todos! :)
Abraços
Cinema as my World
MARCELO PEREIRA: Num top meu e até à data, seria também indispensável.
ResponderEliminarNEKAS: Já disse algures que iria rever PARANOID PARK. Gosto bastante do filme e vejo nele inúmeras qualidades. Mas não o integro no núcleo de obras sublimes de Van Sant. Talvez venha a mudar de ideias, mas creio-me seguro.
Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «