quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A PEQUENA SEREIA (1989)

PONTUAÇÃO: BOM
Título Original: The Little Mermaid
Realização: Ron Clements e John Musker

Filme de Animação


Crítica: Um apaixonante tesouro, vindo das profundezas do mar. Repleto de magia, fantasia e canções inesquecíveis, A Pequena Sereia é um hino maior ao amor e, no seu subtexto, a alegoria de todas aquelas jovens que, perante a descoberta da paixão, anseiam descobrir um mundo novo, longe da protecção e sobrevisão paterna. Under the Sea ou Part of Your World são exemplos perfeitos da melodia maior que atravessa e transcende a obra, entre ritmos quentes e grande confluência de registos. Baseado no conto de Hans Christian Andersen e convocando toda a mitologia clássica do universo Disney (princesas, príncipes, reis, feitiços e bruxas) com manifesto espírito de renovação e resplandecendo imaculado em toda a sua poderosa imagística, A Pequena Sereia é, pois, um marco incontornável do cinema de animação; responsável, mesmo em vésperas dos anos 90, pelo renascimento dos estúdios Disney, em toda a sua magnificência.

11 comentários:

  1. Revi-o ainda há dois dias! É um filme de qualidade óbvia, mas não lhe daria uma pontuação tão alta, até porque a sua animação granulada é algo que me ofusca a nível estético. Mas sim, altamente recomendável.

    Abraço!

    P.S.: correcção: Under the Sea.

    ResponderEliminar
  2. Costumo ser contra a troca de finais em relação à história original, mas aqui estou do lado da Disney, melhorou substancialmente o conto do Andersen. Ele que me perdoe lá do seu túmulo, mas gosto mais assim. É de todos os filmes da Disney o meu favorito. Excelente crítica, concordo inteiramente.

    ResponderEliminar
  3. JACKSON: Tecnicamente falando, não é o meu tipo de desenho favorito, confesso-te, mas não me "ofusca". Mas uma coisa é certa: Ariel é das princesas mais bonitas do universo Disney. Quanto à pontuação, tenho a dizer-te já andava a ponderar e decidi-me pelo BOM 4*.
    Quanto ao P.S., a falha já foi corrigida, obrigado! ;)

    CLÁUDIA GAMEIRO: Admito que ainda não li o conto, mas pelo que vi nos extras do DVD, o final de Andersen agrada-me mais; apesar de compreender perfeitamente a alteração, tendo em conta o perfil da Disney. Não é de longe o meu favorito, mas é claramente um grande filme.
    Obrigado pela congratulação ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  4. Admito que este é dos poucos clássicos da Disney ao qual não partilho nenhum sentimento de bondade, de felicidade. A fita é, para mim, das piores da Disney pois nunca me despertou nada de especial nos meus sentimentos embora isso se explique devido eu ser do sexo masculino mas, existem várias obras "femininas" às quais eu partilho boas expreiências...

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. NEKAS: Folgo em saber que há "obras femininas" e "obras masculinas". Estamos sempre a aprender coisas novas ;D

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  6. É dos poucos que posso comentar, até porque nunca vi muitos filmes da Disney. E vi precisamente este há um mês. Gostei bastante, um conto romântico, colorido e divertido. A banda sonora é excelente.

    ResponderEliminar
  7. Clássico da Disney de inspiração e criatividade. É muito bom.

    ****

    ResponderEliminar
  8. Aqui não estamos de acordo.
    A Pequena Sereia, é a animação Disney que gosto mais. Adoro este filme e de seguida Pocahontas - são os meus dois filmes favoritos.
    Acredito que a nivel estético não se compara a muitos outros, mas ainda assim adoro o filme, a história, a banda sonora...
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. TIAGO RAMOS: Uma vez mais não tenho como, senão te subscrever...

    WALLY: Eu fico-me pelo bom ;)

    GEMA: Discordamos, então, em relação a A PEQUENA SEREIA. Mas não em relação a Pocahontas, que é um dos meus favoritos do universo Disney.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  10. Pois também não concordo exactamente, como já deves saber :)

    Para mim é dos melhores Disney, claramente. Talvez seja pelo facto da grande banda sonora e das músicas que ficam no ouvido. Os personagens e o humorismo inserido também funciona muito bem, sendo aqui do melhor já feito.

    Sim a nível estético e de desenhos talvez não seja dos melhores, mas ainda assim não é das coisas que privilegio mais, por isso desde de que não me incomode nunca iria descê-lo, porventura se me surpreender neste aspecto o filme em questão ganha pontos. Aqui não ganha mas também não perde. Ganha e muito, como já disse, nas personagens, na banda sonora, e no argumento, equilibrado e muito contagiante.

    abraço

    ResponderEliminar
  11. JORGE: Talvez venha a reconsiderar numa próxima visualização, quem sabe. Mas suponho que não.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões