PONTUAÇÃO: RAZOÁVEL
´★★★
Título Original: The Shipping News
Realização: Lasse Hallström
Realização: Lasse Hallström
Principais Actores: Kevin Spacey, Julianne Moore, Judi Dench, Rhys Ifans, Cate Blanchett, Scott Glenn
Uma verdade necessária: a versão cinematográfica do romance de Annie Proulx merecia uma adaptação mais cuidada, com um melhor aproveitamento dos seus riquíssimos recursos. O elenco é de luxo: isso é indesmentível. Raramente encontramos reunidos num só filme nomes como Kevin Spacey, Julianne Moore, Judi Dench ou mesmo Cate Blanchett, cujos talentos estão mais do que comprovados. A banda sonora é magnífica. O restante trabalho da equipa, não sendo excepcional, servia perfeitamente os propósitos essenciais para a adaptação. Mas o argumento, para além de não primar pela clareza, está mal estruturado, com falhas essenciais à compreensão da história. Para além disso, outro factor determinante: Lasse Hallström (Chocolate) não foi o realizador certo para o projecto. Faltou-lhe inspiração para fazer um filme muito bom e punho suficiente para dirigir um bom filme. Foi pena.
Não conhecia, nem nunca ouvi falar. Mas com tão belo elenco, tenho de ver...
ResponderEliminarJá vi várias vezes esse filme na locadora. A presença de Julianne Moore, que considero uma excelente actriz (que dviertido usar o "c") me faz querer vê-lo, mas algo me diz que não vale tanto a pena assim...
ResponderEliminarTão logo que assistir a ele, virei aqui dizer o que acho.
;)
TIAGO RAMOS: Não tens de ver. Só se quiseres... :b É daqueles filmes que acabas de vê-los e dizes "é pena!". Entendes? Tinha tudo (ou pelos vistos, quase tudo) para funcionar, mas não funcionou.
ResponderEliminarLUÍS: Ok, fico então a aguardar a sua visita. É um filme razoável que podia ser um bom filme, na minha opinião. Quanto ao "c" não precisa utilizar! Eu quando falo com você ou com outros cinéfilos brasileiros mudo a linguagem, mas eu tenho muitas horas de telenovelas brasileiras no currículo ;) E penso que facilita o nosso diálogo. Mas faço-o porque gosto. Se se divertir a usar os "c"s, pois que use! Divirta-se! Pelo menos enquanto o acordo ortográfico não limpar os "c" de uma vez! ;)
Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD – A Estrada do Cinema