quarta-feira, 23 de setembro de 2009

VOLVER - VOLTAR (2006)

PONTUAÇÃO: RAZOÁVEL
Título Original: Volver
Realização: Pedro Almodóvar
Principais Actores: Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas, Blanca Portillo, Yohana Cobo, Chus Lampreave

Crítica:

UMA QUESTÃO DE MULHERES

Volver - Voltar por pouco se distancia do universo telenovelesco; todavia, fá-lo com competência e grande actualidade. Aliás, a vida doméstica e pessoal de Raimunda (magnífico desempenho de Penélope Cruz) facilmente ecoará na vida de muitos espectadores, com rara pertinência.

Voltar ao passado pode ser um processo difícil, uma invocação de memória que poderá revelar segredos dolorosos, os quais tentámos esquecer a todo o custo. Lola Dueñas e Carmen Maura tornam à filmografia do realizador, em sólidos desempenhos, nesta viagem de regresso à verdade: o incesto que, na sombra e no silêncio, não só existe como prolifera nas aparências do mundo rural. Alcanfor de las Infantas simboliza, pois, tantas vilas e localidades que tão bem conhecemos.

Volver - Voltar
não é cinema na sua melhor forma, mas é entretenimento puro, que camufla o trágico no hilariante com um à-vontade fora do comum.

15 comentários:

  1. Ficou aquém das minhas expectativas e vejo um Almodóvar diminuído neste argumento. Mas as interpretações são soberbas!

    ResponderEliminar
  2. RODRIGO MENDES, GUSTAVO H.R., e ANDERSON SIQUEIRA: Concordo, mas creio que as 4* lhe são suficientes. Obrigado pelos comentários tão incisivos sobre o filme :D

    TIAGO RAMOS: Curiosamente, não ficou aquém das minhas. É um bom filme. E confesso que me diverti bastante ;) Sem dúvida, grandes interpretações.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  3. Bom filme. Não atingiu todas as minhas expectativas, mas há momentos de sublime sensibilidade.

    ResponderEliminar
  4. Roberto! Estou de volta, bem o cinema do Almodovar nunca me agradou tanto, em 'Volver' voltou a acontecer uma decepção, já que Almodovar mais uma vez fez um raso filme sobre as mulheres!

    ResponderEliminar
  5. Eu tive dificuldades de me entender com o filme.
    Achei-o legal, mas não consegui compreendê-lo profundamente. Pra mim, é um filme razoável. Penélope Cruz está, de fato, muito bonita.

    Desculpe-me por perguntar algo que já havia perguntado antes (sobre o "argumento")

    ResponderEliminar
  6. Um excelente filme ofuscado por outras obras primas do gênio Almodóvar.

    ResponderEliminar
  7. Belíssimo trabalho de Almodovar e com Penélope Cruz calando a boca daqueles que sempre a criticaram.

    ResponderEliminar
  8. Adoro "Volver". Acho muito bonito. E Cruz em seu melhor desempenho.

    ResponderEliminar
  9. ALEX GONÇALVES: Em relação aos filmes de Almodóvar nunca guardo expectativas. Dele, já vi bons e maus filmes. São sempre todos imprevisíveis e os trailers não revelam nada.
    Eu gostei do filme.

    CLEBER: Compreendo-o, em parte. Esse é mais um filme para entretenimento.

    LUIS: Também não há muito para compreender, julgo ;) Quanto ao outro assunto, está desculpado :b

    IT WAS RED: 'Excelente' também me soa a claro exagero, não? ;)

    BRENNO BEZERRA: De facto, é um papel magnífico, o de Penélope. Adorei.

    WALLY: Subscrevo! ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  10. Concordo com a tua crítica. Para mim, é um filme menor do cineasta. É interessante ver a mudança da movida de Madrid para a Espanha Rural, quanto ao argumento... deixa a desejar.

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto do Almodóvar justamente porque todas as mulheres dele são meio loucas, rs... Mas eu achei o filme muito preocupado com o corpão da Penélope Cruz.

    ResponderEliminar
  12. ENALDO: Esse filme é um gozo. Hilariante.

    Roberto Simões
    » CINEROAD «

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões