terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A VIAGEM DE CHIHIRO (2001)

PONTUAÇÃO: EXCELENTE
★★★★★
Título Original: Sen to Chihiro no kamikakushi
Realização: Hayao Miyazaki

Filme de Animação


Crítica:

CHIHIRO
NO PAÍS DAS MARAVILHAS

A Viagem de Chihiro consiste numa extraordinária viagem ao desconhecido e ao mundo dos s
onhos. É uma metáfora sobre a descoberta, a (in)adaptação a um mundo novo e a problemática de manter nele a totalidade de nós próprios: as nossas origens, a nossa identidade e o nosso nome.

Visualmente fascinante e mágico, a cidade das termas que vive no interior daquele edifício enorme não é senão um rico e incrível universo de criaturas estranhíssimas, personagens marcantes e cenários de uma beleza arrebatadora. As bruxas gémeas Yubaba e Zeniba, o escravo Kamajî (de seis braços, entre caldeiras e fuligem), o mestre Haku (menino, rio e dragão protector), o Cara-de-Sapo, o Sem-Face, o bebé gigante, os monstros dos corredores, os deuses fedorentos... É pura fantasia, é a arte do belo na sua concretização superior e um mergulho vertiginoso no génio poético de Myiazaki. Confluem-se lendas e mitos, símbolos e valores ancestrais. Superando uma série de perigos e peripécias, Chihiro descobrirá o amor e a coragem que a definem. Atravessar aquele túnel, ao mesmo tempo que marca a transição entre o real e o imaginário, simboliza o início e o fim de uma importante experiência de crescimento e enriquecimento pessoal.

A concepção do desenho e o tratamento da pintura é magistral e a banda sonora de Joe Hisaishi é tão emocionante e inspiradora como o próprio fi
lme. Mais do que provada fica a excepcional arte de filmar e de fazer animação de Hayao Myiazaki. Uma obra-prima absoluta.

15 comentários:

  1. Um excelente filme mesmo, mas para mim a Princesa Mononoke é o melhor filme de Myiazaki.

    ResponderEliminar
  2. Surpreendeu-me bastante também quando o vi. Um filme muito bom!

    ResponderEliminar
  3. RICARDO V.: Ainda não vi A PRINCESA MONONOKE, aguardo ainda o DVD. Quanto a A VIAGEM DE CHIHIRO é, de facto, excelente.

    TIAGO RAMOS: Para mim é mesmo muito, muito bom! Uma obra-prima fascinante e mágica.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  4. Adoro os filmes deste senhor, ainda não houve nenhum que me tenha desiludido. Consegue diluir magistralmente os tradicionais mundos fantásticos característicos das lendas orientais e temas que passam muito além de histórias para crianças. A viagem de Chiiro ainda é em muito um mistério para mim, talvez porque nunca tenha conseguido ver do início ao fim. Concordo com o teu comentário, mas se me permitires a impertinência julgo que ficaste pela rama. A busca da identidade e do que amamos num mundo que escapa ao nosso controlo...passaria um pouco por ai, penso... Tenho que ver de novo...

    ResponderEliminar
  5. CLÁUDIA GAMEIRO: Myiazaki é um senhor do cinema, um mestre. Os seus filmes são sempre (e narrativamente falando) mais complexos do que à partida parecem. Acontece com O CASTELO ANDANTE e também com A VIAGEM DE CHIHIRO.
    Quanto à impertinência da tua sugestão, não creio tê-la compreendido. Poderias explicar-ma melhor?

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  6. Oh, foi sinplesmente porque disse que o teu comentário ficava pela rama...nitidamente percebes mais de cinema que eu

    ResponderEliminar
  7. CLÁUDIA GAMEIRO: ;D Eu simplesmente não conheço a expressão "ficar pela rama", por isso continuo sem entender o que quiseste dizer... ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  8. ah bom...quis dizer que julgo que ficaste muito àquem da verdadeira questão da história, por isso é que disse que estava a ser impertinente, uma vez que percebes mais de cinema do que eu...

    ResponderEliminar
  9. CLÁUDIA GAMEIRO: Ah! Admito que possa ter sido superficial na abordagem ao tema ;) Finalmente percebi. Não sei se percebo mais de cinema do que tu, quem sou eu... Todavia, "a busca da identidade e do que amamos num mundo que escapa ao nosso controlo..." parece-me um pouco rebuscado. Não sei se queres fundamentar melhor. Talvez tenhas razão...

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  10. Este é sem dúvida um dos melhores filmes de animação de sempre. Adorei todos os segundos dele. Alem deste tb adorei O Castelo Andante... alias os filmes de Myiazaki sao excelentes ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  11. GEMA: Ainda me falta conhecer muita da obra deste senhor, que me maravilha sempre a cada filme que vejo. O CASTELO ANDANTE gostei bastante também, mas não tanto como deste A VIAGEM DE CHIHIRO.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  12. É verdade, concordo, é um grande filme que nos faz transportar para um mundo diferente, imaginativo, inspirador e cativante. Então no mundo da animação não se vê muito disto, distancia-se da Disney numa abordagem um pouco mais séria, parece, sendo que, e ironicamente mais fantasiosa e criativa.

    Aqui o que mais gosto, sem dúvida, é o ambiente, a atmosfera imprevisível e de suspense.

    É por isso que digo, foi um enorme prazer descobrir este senhor da animação, que nos dá uma dimensão nova e refrescante no panorama da animação, com questões intrínsecas para reflexão. Do autor, tenho ainda a Princesa Mononoke para ver...e ainda me falta muitos (ainda bem), ele tem tantos!

    abraço

    ResponderEliminar
  13. JORGE: Eu gostava era que lançassem DVDs do senhor cá no nosso país. Isto de edições importadas não chega. Conheço CHIHIRO, PONYO, MONONOKE e o CASTELO ANDANTE. Também gosto muito, apesar de me faltar ver tantos filmes do realizador. Gosto também muito da série CONAN, que via em miúdo.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  14. Já não vinha aqui a algum tempo mas esta semana vi A Viagem de Chihiro e foi qualquer coisa de outro mundo fiquei maravilhado por aquele mundo e a temática presente no filme...agora estou ansioso por ver mais alguns do miyazaki...esta critica enquadra se em perfeição naquilo que o filme transmite. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Poético. Belo. Maravilhoso. Emocionante. Comprei-o assim que saiu nas lojas.

    Gostei imenso também de "O castelo andante" (..."animado")

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões