Realização: Hayao Miyazaki
Filme de Animação
Crítica:
CHIHIRO
A Viagem de Chihiro consiste numa extraordinária viagem ao desconhecido e ao mundo dos sonhos. É uma metáfora sobre a descoberta, a (in)adaptação a um mundo novo e a problemática de manter nele a totalidade de nós próprios: as nossas origens, a nossa identidade e o nosso nome.
Visualmente fascinante e mágico, a cidade das termas que vive no interior daquele edifício enorme não é senão um rico e incrível universo de criaturas estranhíssimas, personagens marcantes e cenários de uma beleza arrebatadora. As bruxas gémeas Yubaba e Zeniba, o escravo Kamajî (de seis braços, entre caldeiras e fuligem), o mestre Haku (menino, rio e dragão protector), o Cara-de-Sapo, o Sem-Face, o bebé gigante, os monstros dos corredores, os deuses fedorentos... É pura fantasia, é a arte do belo na sua concretização superior e um mergulho vertiginoso no génio poético de Myiazaki. Confluem-se lendas e mitos, símbolos e valores ancestrais. Superando uma série de perigos e peripécias, Chihiro descobrirá o amor e a coragem que a definem. Atravessar aquele túnel, ao mesmo tempo que marca a transição entre o real e o imaginário, simboliza o início e o fim de uma importante experiência de crescimento e enriquecimento pessoal.
A concepção do desenho e o tratamento da pintura é magistral e a banda sonora de Joe Hisaishi é tão emocionante e inspiradora como o próprio filme. Mais do que provada fica a excepcional arte de filmar e de fazer animação de Hayao Myiazaki. Uma obra-prima absoluta.
CHIHIRO
NO PAÍS DAS MARAVILHAS
A Viagem de Chihiro consiste numa extraordinária viagem ao desconhecido e ao mundo dos sonhos. É uma metáfora sobre a descoberta, a (in)adaptação a um mundo novo e a problemática de manter nele a totalidade de nós próprios: as nossas origens, a nossa identidade e o nosso nome.
Visualmente fascinante e mágico, a cidade das termas que vive no interior daquele edifício enorme não é senão um rico e incrível universo de criaturas estranhíssimas, personagens marcantes e cenários de uma beleza arrebatadora. As bruxas gémeas Yubaba e Zeniba, o escravo Kamajî (de seis braços, entre caldeiras e fuligem), o mestre Haku (menino, rio e dragão protector), o Cara-de-Sapo, o Sem-Face, o bebé gigante, os monstros dos corredores, os deuses fedorentos... É pura fantasia, é a arte do belo na sua concretização superior e um mergulho vertiginoso no génio poético de Myiazaki. Confluem-se lendas e mitos, símbolos e valores ancestrais. Superando uma série de perigos e peripécias, Chihiro descobrirá o amor e a coragem que a definem. Atravessar aquele túnel, ao mesmo tempo que marca a transição entre o real e o imaginário, simboliza o início e o fim de uma importante experiência de crescimento e enriquecimento pessoal.
A concepção do desenho e o tratamento da pintura é magistral e a banda sonora de Joe Hisaishi é tão emocionante e inspiradora como o próprio filme. Mais do que provada fica a excepcional arte de filmar e de fazer animação de Hayao Myiazaki. Uma obra-prima absoluta.
Um excelente filme mesmo, mas para mim a Princesa Mononoke é o melhor filme de Myiazaki.
ResponderEliminarSurpreendeu-me bastante também quando o vi. Um filme muito bom!
ResponderEliminarRICARDO V.: Ainda não vi A PRINCESA MONONOKE, aguardo ainda o DVD. Quanto a A VIAGEM DE CHIHIRO é, de facto, excelente.
ResponderEliminarTIAGO RAMOS: Para mim é mesmo muito, muito bom! Uma obra-prima fascinante e mágica.
Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema
Adoro os filmes deste senhor, ainda não houve nenhum que me tenha desiludido. Consegue diluir magistralmente os tradicionais mundos fantásticos característicos das lendas orientais e temas que passam muito além de histórias para crianças. A viagem de Chiiro ainda é em muito um mistério para mim, talvez porque nunca tenha conseguido ver do início ao fim. Concordo com o teu comentário, mas se me permitires a impertinência julgo que ficaste pela rama. A busca da identidade e do que amamos num mundo que escapa ao nosso controlo...passaria um pouco por ai, penso... Tenho que ver de novo...
ResponderEliminarCLÁUDIA GAMEIRO: Myiazaki é um senhor do cinema, um mestre. Os seus filmes são sempre (e narrativamente falando) mais complexos do que à partida parecem. Acontece com O CASTELO ANDANTE e também com A VIAGEM DE CHIHIRO.
ResponderEliminarQuanto à impertinência da tua sugestão, não creio tê-la compreendido. Poderias explicar-ma melhor?
Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema
Oh, foi sinplesmente porque disse que o teu comentário ficava pela rama...nitidamente percebes mais de cinema que eu
ResponderEliminarCLÁUDIA GAMEIRO: ;D Eu simplesmente não conheço a expressão "ficar pela rama", por isso continuo sem entender o que quiseste dizer... ;)
ResponderEliminarCumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema
ah bom...quis dizer que julgo que ficaste muito àquem da verdadeira questão da história, por isso é que disse que estava a ser impertinente, uma vez que percebes mais de cinema do que eu...
ResponderEliminarCLÁUDIA GAMEIRO: Ah! Admito que possa ter sido superficial na abordagem ao tema ;) Finalmente percebi. Não sei se percebo mais de cinema do que tu, quem sou eu... Todavia, "a busca da identidade e do que amamos num mundo que escapa ao nosso controlo..." parece-me um pouco rebuscado. Não sei se queres fundamentar melhor. Talvez tenhas razão...
ResponderEliminarCumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema
Este é sem dúvida um dos melhores filmes de animação de sempre. Adorei todos os segundos dele. Alem deste tb adorei O Castelo Andante... alias os filmes de Myiazaki sao excelentes ;)
ResponderEliminarBjks
GEMA: Ainda me falta conhecer muita da obra deste senhor, que me maravilha sempre a cada filme que vejo. O CASTELO ANDANTE gostei bastante também, mas não tanto como deste A VIAGEM DE CHIHIRO.
ResponderEliminarCumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema
É verdade, concordo, é um grande filme que nos faz transportar para um mundo diferente, imaginativo, inspirador e cativante. Então no mundo da animação não se vê muito disto, distancia-se da Disney numa abordagem um pouco mais séria, parece, sendo que, e ironicamente mais fantasiosa e criativa.
ResponderEliminarAqui o que mais gosto, sem dúvida, é o ambiente, a atmosfera imprevisível e de suspense.
É por isso que digo, foi um enorme prazer descobrir este senhor da animação, que nos dá uma dimensão nova e refrescante no panorama da animação, com questões intrínsecas para reflexão. Do autor, tenho ainda a Princesa Mononoke para ver...e ainda me falta muitos (ainda bem), ele tem tantos!
abraço
JORGE: Eu gostava era que lançassem DVDs do senhor cá no nosso país. Isto de edições importadas não chega. Conheço CHIHIRO, PONYO, MONONOKE e o CASTELO ANDANTE. Também gosto muito, apesar de me faltar ver tantos filmes do realizador. Gosto também muito da série CONAN, que via em miúdo.
ResponderEliminarCumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «
Já não vinha aqui a algum tempo mas esta semana vi A Viagem de Chihiro e foi qualquer coisa de outro mundo fiquei maravilhado por aquele mundo e a temática presente no filme...agora estou ansioso por ver mais alguns do miyazaki...esta critica enquadra se em perfeição naquilo que o filme transmite. Cumprimentos
ResponderEliminarPoético. Belo. Maravilhoso. Emocionante. Comprei-o assim que saiu nas lojas.
ResponderEliminarGostei imenso também de "O castelo andante" (..."animado")