terça-feira, 15 de dezembro de 2009

AS CRÓNICAS DE CALCIFER: O Regresso de James Cameron

12 anos passaram sem que James Cameron voltasse à grande tela.
Depois de Titanic, muito se disse daquele que é, para todos os efeitos, um dos mais visionários e revolucionários realizadores de sempre.

James Cameron acaba de ser nomeado para 'Melhor Realizador' para a edição 2010 dos Globos de Ouro. AVATAR foi também nomeado para Melhor Filme Dramático.

Eu cá sou, como sabem, dos que sempre acreditou no génio e perfeccionismo do realizador. Aquilo que James Cameron me proporcionou poucos me conseguiram ou conseguirão proporcionar. É certo que falta ainda o grande "sim ou não" do público, mas a crítica parece estar a ficar rendida ao universo mágico de AVATAR. O próprio Roger Ebert atribuiu-lhe a pontuação máxima.

Ou muito me engano (e porque já ando nestas andanças há algum tempo) ou virá com AVATAR uma reavaliação de Titanic a uma escala global. Aquela obra-prima tem sido injustiçada como poucas. E poderá estar para breve o momento da viragem. Agora, poucos dos que o renegam darão o braço a torcer. Mas talvez sejam mais brandos no julgamento nos tempos que virão...
Bem sabem que aqui o Calcifer sabe o que diz!

Até lá, falta poucas horas para a estreia do fenómeno do ano!
Que o filme vos transcenda!
____________________________________
AS CRÓNICAS DE CALIFER. A ironia, a sátira, o humor. Nota: o conteúdo destas «Crónicas de Calcifer» não expressa, necessariamente, as opiniões e interesses do autor deste blogue.

10 comentários:

  1. Essa é a parte positiva que não me faz perder interesse no filme. De início pensei que fosse um filme que valia apenas pelos efeitos especiais e pelo 3D (e que efeitos!), mas à medida que vi as críticas chegarem e todas estas nomeações em vários prémios, só me faz confiar que pelo menos teremos também uma boa história!

    ResponderEliminar
  2. Se o Titanic for (re)descoberto por causa do Avatar é bom, porque o filme é um dos marcos do cinema. Falta pouco para a estreia. Será muito difícil ir ver o Avatar ao cinema o que me deixa deveras triste.

    ResponderEliminar
  3. TIAGO RAMOS: Mais do que nunca tenho as expectativas lá em cima, sabendo que ao mesmo tempo conheço tão pouco sobre aquilo a que vou assistir... Vou vê-lo, em princípio, dia 23. Não consigo ir vê-lo mais cedo. Bom filme!

    THE SUBSIDAL: Incontornavelmente: TITANIC é um marco. E uma obra-prima.
    Como assim? Vais perder esta oportunidade? Pode ser que não, mas também pode ser que seja uma das melhores experiências da tua vida! Eu não a perdia por nada. Vá, arranja lá um tempinho ;D

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  4. Boas indicações, eu espero o filme do ano!

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Este "Calcifer" quem é? Tem algum espaço onde possamos ler os seus textos mais frequentemente?

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Amanhã ou sábado já devo ir ver o filme. Confesso que não tava com grandes expectativas, mas depois de ler tanta crítica boa convenceu-me a ir :)

    Depois digo o que achei do filme

    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Muita expectativa!!!!!!!!

    Te add no blogroll do Cineamador! Abraços.

    ResponderEliminar
  8. NEKAS: Também eu! ;)

    PEDRO HENRIQUE: A ver vou, em breve ;)

    JACKIE BROWN: Caríssimo, o "Calcifer" é uma espécie de heterónimo, que só não o é por eu assumi-lo claramente. Sirvo-me dele para dar azo à minha ironia. É apenas uma liberdade criativa, sem pretensões maiores, para formular estas crónicas. Nada a ver com formulações identitárias que simulem pessoas que não existam na verdade.
    O nome vem directamente da obra O CASTELO ANDANTE, de Myiazaki

    JOÃO: Entretanto já li no teu blogue a tua opinião. Ainda não vi o filme. Depois testemunharei a respeito.

    CINEAMADOR: Muito obrigado e bem-vindo!

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  9. Ah.., LOL.

    É só que como diz que as opiniões não expressam necessariamente as do autor do blogue.

    Abraço

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões