domingo, 7 de junho de 2009

O SEXTO SENTIDO (1999)

PONTUAÇÃO: MUITO BOM
Título Original: The Sixth Sense
Realização: M. Night Shyamalan
Principais Actores: Bruce Willis, Haley Joel Osment, Toni Collette

Crítica:

ESPÍRITOS INQUIETOS

I see dead people.

O Sexto Sentido constitui uma experiência genuinamente assombrosa e transcendente. Instala no espectador, num crescendo de suspense e com a maior sensibilidade, um poderoso sentimento de vertigem, de queda abismal e impossível de amparar, na solidão, na escuridão... e no invisível.

M. Night Shyamalan compõe um extraordinário trabalho de mestre; a sua câmara movimenta-se como um espírito perfeito. É impressionante, a sua arte de filmar. A direcção de actores é verdadeiramente excepcional: Haley Joel Osment está prodigioso, está genial! Toni Collette igualmente brilhante e comovente. E Bruce Willis eleva-se à altura. Do arrepio à lágrima, O Sexto Sentido conta ainda com uma banda sonora magnífica, uma das melhores composições de James Newton Howard. O argumento é de uma rara e altíssima qualidade dramatúrgica, profundamente inspirado e inspirador.

O Sexto Sentido é uma obra de referência obrigatória. Um clássico instantâneo, absolutamente essencial.

7 comentários:

  1. Apesar de não teres uma crítica postada posso desde já dizer que não gostei assim tanto do filme. O facto de ser totalmente previsível estragou-me a experiência. Tornou-se algo perfeitamente banal.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. FIFECO: O filme não é, de todo, previsível. Não sei quando viste o filme, mas suponho que tenha sido numa altura em que já soubesses o final ou após a visualização de obras como Os Outros ou O Orfanato, filmes que foram profundamente marcados por este
    O Sexto Sentido e seguem a sua fórmula. Aparte esse ponto, referente ao conhecimento ou não do final, admito que estou espantadíssimo quando dizes que ver este filme se tornou «algo perfeitamente banal». Mesmo que conhecesses a premissa do argumento, o filme é tanto mais do que essa premissa...

    Aconselho-te a rever
    O Sexto Sentido, espero que mudes de opinião... Senão, pois terás simplesmente uma opinião díspar.

    Cumps.
    Filipe Assis
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  3. Este filme marcou-me! Lembro-me perfeitamente da primeira vez que o vi e lembro-me perfeitamente do espanto com que fiquei! Especialmente após aquele final tão inesperado como fabuloso! Excelente.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com cada elogio.
    Ainda é a obra-prima de Shyamalan.

    ResponderEliminar
  5. Pois, acredito que possas estar surpreendido mas são tantas as cenas que nos levam a entender o final que o filme se torna quanto a mim, e insisto na ideia, banal.

    São mesmo opiniões divergentes :p

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Adorei este filme e lembro-me que quando o vi pela primeira vez, senti-me algo perturabada quando vi o fim - não estava nada á espera :( Mas ainda assim, adorei este filme e para mim é sem dúvida o melhor de Shyamalan.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. THE SUBSIDAL: É um filme marcante, marcou muita gente. Está tão bem feito.

    GUSTAVO H.R.: De acordo! ;)

    FIFECO: Pois... então parece mesmo que sim. Discordamos ;)

    GEMA: Também para mim. Mas Shyamalan tem grandes títulos, como o O Protegido, por exemplo. Eu admiro bastante este realizador.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões