terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O PADRINHO - PARTE III (1990)

PONTUAÇÃO: BOM
Título Original: The Godfather - Part III
Realização: Francis Ford Coppola
Principais Actores: Al Pacino, Diane Keaton, Talia Shire, Andy Garcia, Eli Wallach, Joe Mantegna, George Hamilton, Bridget Fonda, Sofia Coppola, Raf Vallone, Franc D`Ambrosio, Donal Donnelly, Richard Bright, Helmut Berger

Crítica: O terceiro episódio da trilogia perde um pouco o brio de outros tempos, mas faz todo o sentido: a saga familiar dos Corleone pedia um desfecho, como que encerrando o ciclo geracional e evolutivo de Michael. A evolução dos valores da própria máfia está também perfeitamente retratada, ainda que as questões familiares dominem. O argumento é, agora, não fechado sobre si mesmo como inicialmente, mas aberto e introspectivo, deixando-nos perceber com maior facilidade os complôs e artimanhas dos estrategas. A máfia chega mesmo, neste capítulo, à Igreja e aos puritanos da suposta boa fé. E, com ela, o sabor a sátira da realização de Coppola, que nos oferece, literalmente, um final operático e grandioso para as suas personagens. Salve-se o final inspiradíssimo. Al Pacino está brilhante. A sua personagem está diferente, o que seria ficcionalmente esperado, mas, desta vez, benificiou (e muito) com a experiência do actor.

7 comentários:

  1. Acredita que nunca vi?! Tenho até vergonha de dizer isso...

    ResponderEliminar
  2. Eu li o livro e vi os tres filmes, se não estou enganado esse terceiro filme, essa história naum existe no livro certo?


    Abraço e te mais!
    Voltarei pra ver as criticas rsss

    ResponderEliminar
  3. Olha que coincidência, ainda à coisa de umas 2 semanas revi os filmes todos de rajada. Venham essas criticas, que ainda tenho a memória dos filmes ;)

    cumprimentos...

    ResponderEliminar
  4. Pra mim, a parte I é a melhor das três. Mas, mesmo assim, as outras duas são excelentes!

    Até!!

    ResponderEliminar
  5. Talvez o mais fraco da saga... Os dois primeiros são dos melhores filmes jamais feitos, autênticos clássicos de cinema!

    ResponderEliminar
  6. É esse é mesmo o mais fraco, ams também excelente...

    ResponderEliminar
  7. A classificação deste filme foi sujeita a uma re-avaliação, a 24 de Junho de 2009.

    Filipe Assis
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões