★★★★★
Título Original: No Country For Old Men
Realização: Ethan Coen e Joel Coen
Principais Actores: Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin, Woody Harrelson, Kelly Macdonald
Crítica: Raras são as vezes em que, com tamanha mestria e perfeição, fotografia, montagem e realização se elevam em uníssono harmonioso na concepção de um filme tão bom. Dotado de um argumento brilhante, tão metafórico quanto perspicaz, e perante a ausência plena de banda sonora, Este País Não É Para Velhos é atravessado por uma linha crescente de suspense que prende atenções do início intrigante ao desfecho elíptico. Western dos tempos modernos e policial repleto de acção, a obra dos Coen actualiza o género: se a ganância é a mesma de sempre, já o carácter do vilão mergulha agora nos meandros da psicopatia. Excelente Javier Bardem. E o filme acaba ainda por filosofar a evolução geracional: a inadaptação dos velhos (todos eles alvo de caricatura ao longo do filme), a sua nostalgia dos tempos idos, e a sua falta de esperança no futuro. Magnífico.
Realização: Ethan Coen e Joel Coen
Principais Actores: Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin, Woody Harrelson, Kelly Macdonald
Crítica: Raras são as vezes em que, com tamanha mestria e perfeição, fotografia, montagem e realização se elevam em uníssono harmonioso na concepção de um filme tão bom. Dotado de um argumento brilhante, tão metafórico quanto perspicaz, e perante a ausência plena de banda sonora, Este País Não É Para Velhos é atravessado por uma linha crescente de suspense que prende atenções do início intrigante ao desfecho elíptico. Western dos tempos modernos e policial repleto de acção, a obra dos Coen actualiza o género: se a ganância é a mesma de sempre, já o carácter do vilão mergulha agora nos meandros da psicopatia. Excelente Javier Bardem. E o filme acaba ainda por filosofar a evolução geracional: a inadaptação dos velhos (todos eles alvo de caricatura ao longo do filme), a sua nostalgia dos tempos idos, e a sua falta de esperança no futuro. Magnífico.
Adorei este filme e tb já escrevi uma crítica. Goste muito do final do teu comentário: "E o filme acaba ainda por filosofar a evolução geracional: a inadaptação dos velhos (todos eles alvo de caricatura ao longo do filme), a sua nostalgia dos tempos idos, e a sua falta de esperança no futuro."
ResponderEliminarMuito bem. Continua.
Só uma pergunta, costumas ler livros sobre cinema e teoria do cinema?
Carlos,
ResponderEliminarem resposta à tua pergunta, sim, costumo lê-los. A minha formação é em artes literárias, mas não deixa o cinema de ser uma delas, não é verdade.
Cumps.
Roberto F. A. Simões
cineroad.blogspot.com
o javier bardem está absolutamente arrepiante. tornou rapidamente o personagem num dos mais temiveis viloes de sangue frio do cinema. espectacular.
ResponderEliminarConcordo em absoluto com tudo o que disseste!
ResponderEliminarExiste um monopólio de emoções emergentes nesta obra, só ao nível dos talentosos irmãos cohen. É a derradeira conjugação de atributos técnicos, que têm tanto de simples como de eficazes, com a dose ideal de humor, e uma das personagens mais icónicas e perturbadoras de sempre. O único pecado desta obra é a monotonia excessiva, e o cansaço que o ritmo por vezes lento, causa.
Grandes irmãos Cohen!
Abraço.
Dan,
ResponderEliminaraquilo a que chamas pecado eu achei excelente! O jogo de ritmos, em quiasmo (tendo como cerne o elíptico assassinato da personagem de Josh Brolin), é de um equilíbrio extremo!
O ritmo poderia ser posto em causa se não houvesse uma linha de suspense crescente tão bem conseguida. Mas o suspense toca-nos a todos de maneiras diferentes... às vezes as distracções que o mundo circundante nos provoca quando estamos a ver um filme podem ser uma causa assinalável. Por isso prefiro sempre fazer cinema em casa. Isto referindo-me à votação que está a decorrer no CINEROAD e na qual estou a contar com o teu voto! :p
Cumps.
Roberto F. A. Simões
cineroad.blogspot.com
Demorei para vê-lo, mas, ao assistir a esse filme, descobri uma excelente obra.
ResponderEliminarTudo funciona bem e não ficamos a desejar.
Alguns consideram-no monótono; se não houvesse sempre o suspense que nos instiga a espera pela próxima cena, eu concordaria.
O resultado final é extremamente positivo.
Acredito que tanto o título português como o brasileiro sejam válidos. Retratam bem a abordagem do filme.
LUÍS: Subscrevo-o por inteiro ;)
ResponderEliminarCumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema
Sim é de facto um bom filme, talvez o melhor que vi até hoje dos irmãos Cohen (também não vi muitos mais).
ResponderEliminarO filme tem uma carga enorme de suspense e expectativa associados, o que lhe dá grande parte do valor que tem, aliada à grande interpretação de Javier Bardem.
No entanto, e até como já foi dito, torna-se monótono para mim, a ausência de banda sonora (embora eu compreenda a razão) é para mim uma lacuna, e depois no final acho que pedia um fecho qualquer da obra, não um esclarecimento, antes qualquer coisa que rematasse a história, sinceramente pensei quando o estava a ver que me faltava ainda mais um cd..:P
Também um Western alternativo, moderno e recomendável acima de tudo!
abraço
JORGE: É muito mais do que um bom filme, é uma obra-prima. Eu não vejo a ausência de banda sonora como uma lacuna, mas sim como uma das maiores qualidades da obra. É notável. Verdadeiramente notável.
ResponderEliminarAdoro a forma como a obra termina, também.
Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «
Excelente filme, o melhor dos Coen brothers até hoje. Julgo mesmo que dificilmente os manos conseguirão fazer melhor.
ResponderEliminarAh, e um vilão para perdurar nos nossos temores mais secretos - Grande Javier!
RATO: Um filmalhão, sem dúvida. Cinema em grande, pelas mãos dos Coen.
ResponderEliminarCumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «
Custou me muito para ver este filme mas quando o vi adorei grande filme mesmo, uma actuação soberba do Javier Bardem. O seu blog é muito bom.
ResponderEliminarCumps
ANDRÉ OLIVEIRA: Bem-vindo ao CINEROAD. Agradeço o elogio ;)
ResponderEliminarA visualização do filme não deve, de todo, ser comprometida por preconceitos de qualquer ordem. ESTE PAÍS NÃO É PARA VELHOS é cinema tecnicamente irrepreensível a todos os níveis e um enorme pedaço de cinema. Partilho, pois, da sua opinião.
Volte sempre!
Roberto Simões
CINEROAD
Sem duvida que nao, talvez pelo nome tenha ficado de pe atras mas sem duvida que e um grande filme. Cumps
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