segunda-feira, 5 de julho de 2010

POR UM PUNHADO DE DÓLARES (1964)

PONTUAÇÃO: RAZOÁVEL
Título Original: Per un pugno di dollari / A Fistful of Dollars
Realização: Sergio Leone
Principais Actores: Clint Eastwood, Marianne Koch, Gian Maria Volonté, Wolfgang Lukschy, Sieghardt Rupp, Antonio Prieto, José Calvo, Margarita Lozano, Daniel Martín, Benito Stefanelli, Bruno Carotenuto, Joseph Egger, Mario Brega, Aldo Sambrell

Comentário: Foi com alguma desilusão que assisti ao primeiro filme da Trilogia dos Dólares. Não sei se foi a péssima qualidade da cópia ou o facto de não me conseguir abstrair, de todo, da dobragem em italiano sobre as falas do Clint Eastwood. Deixo o benefício da dúvida para uma segunda visualização. De resto e para já, fora um ou outro movimento de câmera virtuoso, os famosos compassos de espera, a autenticidade da direcção artística e a extraordinária banda sonora de Ennio Morricone, o filme fica algures entre o disparo e o disparatado. O final é um grande final, mas o que ficou para trás deixou-me na dúvida.

16 comentários:

  1. viste-o em casa ou cinema? Faz toda a diferença, claro

    http://ordet1.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. CARLOS NATÁLIO: Creio que uma boa sessão de cinema é possível tanto em casa como no cinema, mediante as condições e mediante o filme. Pessoalmente, prefiro sessões em casa. O DVD que tenho, comprei-o na FNAC. É da Costa do Castelo Filmes. Não sei se há versões remasterizadas do filme, esta que vi não é. Admito que a qualidade da cópia possa, nesta minha primeira visualização da obra, ter-me influenciado significativamente. Porém, o filme não me pareceu nada de mais, fora a sua importância histórica para a emancipação do western spaghetti que, do ponto de vista artístico, pode significar tudo ou nada. Já sabia que era inferior aos dois seguintes e ao cinema que Leone viria a fazer depois... mas de facto creio que é bastante inferior.

    Qual é a tua opinião sobre o filme?

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  3. Confesso que a filmografia de Sérgio Leone é algo que preciso conhecer melhor.

    ResponderEliminar
  4. Pois que desilusão para mim a tua nota...sei e concordo quando dizes ser inferior aos que lhe seguiram, mas não o acho assim tanto.
    Parece-me que sim merece outra visualização e níveis de expectativa mais baixos, pois quando o vi foi o meu primeiro Western Spaghetti e Leone e ficou-me profundamente enraizado. Acho-o um filme linear, inteligente e muito cuidadoso em começar a apresentar as características do seu subgénero embrionário.

    Revê-o e abstente do facto de teres visto as obras máximas do realizador, posteriores a este, antes. Conheço pessoas que tiveram a mesma sensação.
    Na minha perspectiva considero-o um grande filme dentro da sua medida claro, que dá o mote.

    abraço

    ResponderEliminar
  5. Para te ser sincero já vi o filme há uns quantos anos e precisava de o rever para uma opinião mais justa.
    Tinha no entanto como tu ficado com a sensação de que era o mais fraco da trilogia...

    Concordo que ver cinema em casa é maravilhoso. No entanto, há coisas que só a sala de cinema nos traz. (atenção, eu vejo cinema em todo o lado, até num vão de escada se for preciso). Mas consoante os espaços of filmes mudam. Uma sala de cinema predispõe e "obriga" o espectador. E a recompensa dessa resistência é frequentemente mais intensa.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  6. MATEUS SOUZA: Rapidamente se tornou num dos meus realizadores preferidos. ONCE UPON A TIME IN THE WEST - ACONTECEU NO OESTE e ONCE UPON A TIME IN AMERICA - ERA UMA VEZ NA AMÉRICA são obras máximas do Cinema.

    JORGE: Vamos ver. Mas olha que foi mesmo decepcionante e não sei se terá sido só das expectativas. Não quero ser precipitado, mas de facto até um filme banal como o remake do James Mangold, com o Russell Crowe, achei mais entusiasmante. Por isso vê lá! ;)

    CARLOS NATÁLIO: Já fui mais ao cinema. Há salas e salas, evidentemente, mas nenhuma como a de minha casa ahahah Um dia destes hei-de rever este POR UM PUNHADO DE DÓLARES. Agora tenho que ver é o POR MAIS ALGUNS DÓLARES, para verificar a evolução.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  7. Viva,

    Bem, na verdade a dobragem italiana tem que se lhe diga. A voz de Eastwood foi feita pelo grande actor italiano Enrico Maria Salermo. É graças a esse senhor que o próprio Eastwood foi tirar ideias para a pausada linguagem que haveria de utilizar nos outros dois filmes da trilogia.

    O DVD Portugês é óviamente fraco enquanto qualidade de imagem, mas nos dias que correm é quase imperdoável não conseguir uma boa versão via webshops. Eu comprei a versão gringa da MGM, que para além de ter o filme restaurado e engordado, conta com um DVD repleto de extras. Mandei vir daqui:

    http://hmv.com/hmvweb/displayProductDetails.do?ctx=280;0;-1;-1;-1&sku=344744

    Espero que um dia tenhas oportunidade de ver o filme com a qualidade que lhe merece, porque razoável é algo que este filme jamais será.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. PEDRO PEREIRA: Obrigado. A cópia à venda entre nós mais parece uma daquelas cópias baratas das feiras. A sério, é vergonhoso. Ainda para mais ao preço a que está. Darei uma outra oportunidade ao filme, claro.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  9. Amigo Roberto, como é óbvio não concordo contigo na análise ao filme! Se não gostaste do filme dificilmente gostarás de DJANGO ou O GRANDE SILÊNCIO, de Sergio Corbucci. A comparação com ACONTECEU NO OESTE ou O BOM O MAU E O VILÃO não é justa porque estes filmes beneficiaram de orçamentos astronómicos para a altura! Quanto ao DVD da Costa do Castelo Filmes não acho que seja assim tão mau mas eu não costumo ser muito exigente nesse capítulo! Espero contudo que o amigo Roberto mantenha o interesse nos westerns-spaghetti!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  10. Recordo-me de ver esse filme. Um puro filme a servir-se do carisma de Clint Eastwood como cowboi justiciero mas que demora muito a chegar ao grande final potente.

    ResponderEliminar
  11. EMANUEL NETO: Tão-pouco é uma análise, Emanuel. A comparação com outros filmes do realizador é de todo válida, parece-me, sendo que tive em conta os valores de produção e os valores artísticos. E é dos artísticos que senti falta, nesta minha primeira visualização da fita.

    ARM PAULO FERREIRA: Estou totalmente de acordo.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  12. Mas Roberto, este filme marcou exactamente um determinado conceito artístico que levou à produção de cerca de 600 filmes em coisa de 20 anos! Aqueles planos não existiam antes deste filme.

    Nem eu, nem tu vivemos essa época, mas a história está escrita. Se tiveres interesse nisso sugiro que faças alguma pesquisa.

    Mas digo-te. Graças a este filme tivemos por exemplo um Spilberg a transportar as câmaras para Espanha, onde filmaria parte do terceiro Indiana Jones. Ali onde anos antes Leone, Sollima, Valerii ou Corbucci filmavam gajos em cima de cavalos com orçamentos sacados a ferros. Até George Lucas haveria de sugar inspiração para os seus Star Wars. Incrível não é? Se um dia vires o Gigantes em duelo - I giorni dell'ira perceberás do que falo.

    Enfim. Creio que estás a ser demasiado critico para um filme que não deve nada à matriz clássica.

    ResponderEliminar
  13. PEDRO PEREIRA: São sobejamente conhecidas as críticas por mim feitas à qualidade da versão do filme a que assisti, que pode ter sido preponderante. Deixo o benefício da dúvida e espero voltar a assisti-lo, numa versão digna.
    Independentemente disso, tenho-te a dizer que o que me interessa no filme são os seus valores artísticos e não os seus valores históricos. Históricos, no sentido da sua relevância e importância para o Cinema e para o género.
    Tudo isso que dizes é deveras interessante para a minha compreensão do filme enquanto objecto, na sua totalidade. A minha perspectiva, contudo, será sempre a artística.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  14. ROBERTO: Aqui fica mais uma anuência à tua opinião (como vês não discordamos em tudo) - este primeiro filme é de facto o "menos bom" da trilogia, o que na realidade não é de estranhar, devido ao fraco investimento. Eu tenho todos esses filmes já em blu-ray, pelo que a qualidade inferior da tua cópia não se sobrepôs ao teu juízo crítico.
    Achei piada à afirmação de qua a melhor "sala" de cinema se encontra em tua casa. Completamente de acordo, substituo apenas a "tua" pela "minha", ahahah. Mas a verdade é que cada vez mais nós, os amantes de Cinema, temos de criar excelentes condições de visionamento no nosso próprio ambiente. Porque desde a "invenção da pipoca" que não tenho paciência para frequentar uma sala pública. E quando a vontade é mesmo muita de ver esta ou aquela novidade escolho sempre uma primeira sessão de um dia de semana, para assim diminuir as possibilidades de ocorrências estranhas ao visionamento do filme.

    ResponderEliminar
  15. RATO: Pelos vistos não discordamos de tudo, não ;) Pois, eu deixei o benefício da dúvida para a qualidade da cópia. A seu tempo procederei a uma segunda visualização. Mas para já posso adiantar que não gostei muito, de facto.
    Quanto ao segundo tópico do teu comentário, sem dúvida. Prefiro a "minha" sala. Tem graça porque, como em conversas anteriores afirmaste, como pertences a uma outra geração, à partida poderias nutrir um amor especial pela sala de cinema, em detrimento do "home cinema". Mas de facto, não à nada como a "nossa" sala, para mim. Não é só as pipocas, é toda a panóplia de ruídos, de distracções, o próprio desconforto da sala jamais rivaliza com o meu maravilhoso sofá. A experiência já nos previne contra essas "ocorrências estranhas" - e sabemo-lo: há com cada uma, por vezes!

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  16. O filme me passou a mesma impressão, é como que as cenas estivessem incompletas, é um filme interessante para o genero, mais essa positividade toda é dada por pessoas que não tem opinião própria, vão pela maioria por embalo e se recusam a mudar. O filme é rázoavel sim, o que é acima da média em toda a trilogia é a trilha sonora. Por exemplo Keoma, Era uma vez no oeste, O Purgatorio, Jerry Lewis - O Rei Do Laço, são bem melhores.

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões