sexta-feira, 6 de março de 2009

THE FALL, segundo Álvaro Martins

THE FALL
Crítico Convidado: Álvaro Martins, autor do blog Preto e Branco
(http://alvaromartins.blogspot.com/)
sendo que também participa regularmente no blog Portal Cinema
(http://portalcinema.blogspot.com/)

Dois mundos, duas realidades, duas fantasias, esta é a essência de The Fall. O cineasta traz-nos uma história simples, onde um homem está hospitalizado por causa duma tentativa de suicídio e uma menina de 5 anos revê na sua figura a posição paternal que outrora teve e futuramente deseja. A sua conduta para com aquele indivíduo faz com que este se sinta de novo útil e, com o desejo da morte ainda bem presente em si, se aproveite desta criança que deseja insistentemente saber o fim duma história que este lhe vai contando para tentar de novo o suicídio. O real e o imaginário misturam-se nessa história e a dada altura os personagens e o destino destes desenvolve-se conforme a acção real.
Uma história, um conto, a realidade, a ficção, tudo se vai misturar nesta obra de Tarsem Singh e transportar-nos para um mundo mágico, imaginário e heróico. Não há muito para falar sobre esta obra, tem de ser obrigatoriamente vista pois não há palavras que a descrevam. Singh cria uma fábula mágica para nos falar de coragem, de amizade, de ilusão, de depressão, da morte, da ingenuidade infantil e de fantasia.


The Fall é um filme belo e fascinante que nos deixa a reflectir na nossa condição humana como resultado das acções realizados pelo Homem enquanto indivíduo numa sociedade recriminadora e sufocadora, ou seja, somos aquilo que fazemos de nós, somos nós que construímos o nosso destino e por muitas vicissitudes que nos sucedam, seja de que natureza for, é o Homem que tem (ou não) força psicológica para aguentar (ou não) e ultrapassar ou desistir dessas adversidades que o invadem.
Segundo filme de Tarsem Singh, que vem numa estética visual semelhante à sua primeira obra, The Cell, e que promete deixar a sua marca (ainda mais) no cinema.
Pena não ter ainda saído em DVD por cá em terras lusitanas.

__________________________________________

Agradecimentos especiais:
Álvaro Martins

4 comentários:

  1. The fall vai sair em DVD dentro de algumas semanas, no club de video que frequento já têm a publicidade, acho que o título português é qualquer coisa como 'o sonho encantado'

    ResponderEliminar
  2. Ricardo,

    obrigado pela visita ao CINEROAD. E obrigado pela excelente notícia!

    Cumps.

    Roberto F. A. Simões
    CINEROAD

    ResponderEliminar
  3. O título em portugues é "dublê de anjo" =)

    ResponderEliminar
  4. PAOLA: Esse é o título do Brasil. O título de Portugal é UM SONHO ENCANTADO.
    Bem-vinda ao CINEROAD!

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões