quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

O CAVALEIRO DAS TREVAS (2008)

 PONTUAÇÃO: BOM
Título Original: The Dark Knight
Realização: Christopher Nolan
Principais Actores: Christian Bale, Heath Ledger, Morgan Freeman, Michael Caine, Gary Oldman, Aaron Eckhart, Maggie Gyllenhaal

Crítica: O Cavaleiro das Trevas é a prova irrefutável de que é possível fazer bons filmes de super-heróis. Com um argumento subtilmente munido de profundo material socio-filosófico, com uma soberba realização de Christopher Nolan, tecnicamente irrepreensível e abrilhantado ainda pela excepcional interpretação de Heath Ledger, meritória das mais gloriosas distinções, o filme revela-se um triunfo absoluto. Só na massacrante poluição sonora (tanto no som como na composição musical) o filme encontra, a meu ver, um defeito maior.

14 comentários:

  1. Para mim, uma surpresa feliz. E agradeçam muito ao Ledger (que se despediu com um trabalho de mestre, poucas vezes visto no cinema).

    Outros textos:
    http://pequenos-takes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. concordo contigo.

    Ledger é avassalador e o filme é uma das melhores adaptaçoões BD de sempre.

    abraço

    ResponderEliminar
  3. Posso dizer-te que concordo com a crítica e a respectiva crítica.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. PSEUDO-AUTOR: Sim, para mim também foi uma surpresa, se bem que ache que o filme tem sido sobrevalorizado.

    JACKIE BROWN: Subscrevo.

    JACKSON: ;) Pois que bem.

    Cumps.
    Filipe Assis
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  5. Bom eu não acho assim tanto o filme sobrevalorizado. Gosto bastante desta adaptação, sendo que este e o BATMAN BEGINS constituem, para mim, a melhor saga de super-heróis de bd alguma vez feitas! Muito devido ao caráter psicológico e social que o filme no seu argumento acarreta.

    É de facto sublime a actuação de Heath Ledger, tal como a inteligência que prima as acções do Batman e os seus esquemas. Também gostei muito da banda sonora e aí não te percebo muito bem, porque a meu ver o filme tem sim muita poluição sonora, mas é por causa disso mesmo que se torna mais cativante, emocional e dinâmico.

    Ainda assim concordo em tudo o que dizes, dando-lhe talvez um pouco mais na pontuação, de qualquer modo isso é sempre muito incerto e subjetivo.

    abraço

    ResponderEliminar
  6. JORGE: Será porventura o melhor filme de super-heróis. Não tenho porque dicordar, à data. Creio que o salto qualitativo entre BEGINS e este é significativo, apesar de não considerar o primeiro filme nada mais nada menos do que um bom filme.
    Quanto à banda sonora, haverá quem chame àquilo música. Não concordo muito, mas respeito. Para mim é verdadeiramente massacrante assistir ao filme e ouvir tanto ruído. Só há um tema ou outro que escapa - e digo-o com muita consideração por Hans Zimmer (dos meus compositores de eleição) e por James Newton Howard.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  7. Um dos melhores filmes mainstream do nosso tempo. O que não é dizer muito,mas é alguma coisa.
    5*

    ResponderEliminar
  8. Na minha opinião, concordo contigo, menos nos aspectos sonoros. Acho que está inferior a outras obras do realizador, no entanto, está tecnicamente irrepreensível e os actores, o guarda-roupa e o argumento são uma lufada de ar fresco nas adaptações BD.

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderEliminar
  9. Comentei sobre esse filme no blog de um amigo, aqui vai:

    "Dark Knight é um filme impressionante, principalmente tecnicamente falando. As atuações são incríveis também, mas acho que o seu maior erro – e poucos percebem isso – está no extremo realismo empregado – que chega a dar ao filme, talvez de forma involuntária, um grande teor ideológico.

    O Batman tortura; o Batman atua fora da lei, dizendo proteger os seus princípios; o Batman entra na China e traz um criminoso à força. O Batman é os EUA, do mesmo jeito que o Jack Bauer também o é."

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. É magnifico. É Chris Nolan em todo o seu esplendor. E, claro... Heath Ledger.

    Aguardo com grande expectativa o novo Nolan: Inception.

    Já vi trailers no cinema e aguardo algo grandioso.

    ResponderEliminar
  11. PEREIRA: Não lhe consigo atribuir as 5 estrelas. Acho demasiado para o filme em causa.

    NEKAS: Estamos então de acordo ;) De facto, o ruído constante do filme é para mim ensurdecedor e excessivo.

    MATEUS SOUZA: Não concordo consigo. Na minha opinião, como na de grande fatia dos admiradores da obra, é precisamente essa dose de realismo que concede ao filme uma potencialidade nunca dantes imaginada e concretizada para uma adaptação de BD.

    JOÃO BIZARRO: Sim... Os trailers de INCEPTION são altamente apetecíveis. A ver vamos. Mas Nolan já fez melhor do que este O CAVALEIRO DAS TREVAS: MEMENTO ou O TERCEIRO PASSO, por exemplo.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  12. O desempenho de Heath Ledger neste filme é bom mas não chega ao nível do Joker de Jack Nicholson em BATMAN, de Tim Burton.

    ResponderEliminar
  13. Não sei se ainda irão fazer um filme sobre Batman á altura dos quadrinhos e ao gosto dos antigos fãs.

    ResponderEliminar
  14. EMANUEL NETO: São opiniões, há quem discorde como sabemos. Lá que Nicholson é um dos melhores actores de todos os tempos, lá isso é unânime, creio.

    ENALDO: Isso também não sei, nem domino o assunto. Qual a melhor adaptação cinematográfica, na sua opinião?

    Roberto Simões
    » CINEROAD «

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões