quinta-feira, 16 de abril de 2009

MATRIX (1999)

PONTUAÇÃO: EXCELENTE
Título Original: Matrix
Realização: Andy Wachowski e Lana Wachowski
Principais Actores: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving, Gloria Foster, Joe Pantoliano, Marcus Chong, Julian Arahanga, Matt Doran, Belinda McClory, Anthony Ray Parker

Crítica: A obra-prima dos irmãos Wachowski é genial e visionária, um feito espectacular e revolucionário. O argumento é labiríntico em todas as suas questões filosóficas, essenciais ao auto-conhecimento do ser humano. É ofuscante na procura, sequoso de Verdade. E resplandecente na resposta... Welcome to the real world. Poderia ser considerado, apenas, como um quebra-cabeças enorme, visualmente estimulante e inovador nos efeitos especiais. Mas é muito mais do que isso. Aparte um trabalho tecnica e esteticamente irrepreensível, o universo de Matrix é um ambicioso e vertigionoso triunfo de originalidade, muito embora não se iniba de convocar as mais variadas influências e referências. Repleto de acção, é ao mesmo tempo um testemunho negro e sombrio de grande angústia existencial, inquiridor activo da inteligência artificial e dos prodigiosos e crescentes avanços desta era tecnológica. Crítico cru da massiva destruição da Natureza pelo Homem, procura saber, afinal, qual o lugar do Homem no meio disto tudo. Acima de tudo, Matrix é uma grande obra de ficção científica, uma grande obra de arte: cinema... em grande.

I'd like to share a revelation that I've had during my time here. It came to me when I tried to classify your species and I realized that you're not actually mammals. Every mammal on this planet instinctively develops a natural equilibrium with the surrounding environment but you humans do not. You move to an area and you multiply and multiply until every natural resource is consumed and the only way you can survive is to spread to another area. There is another organism on this planet that follows the same pattern. Do you know what it is? A virus. Human beings are a disease, a cancer of this planet. You're a plague and we are the cure.

11 comentários:

  1. O único que quanto a mim valeu a pena de ser visto, os outros dois não se conseguem equiparar com este.
    Matrix foi muito bom e "revolucionou" o cinema... muitos foram feitos depois com claras "imitações" deste filme dos irmãos Wachowski.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Parece que estamos mesmo de acordo. E o texto resume perfeitamente o que é o filme e o seu significado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Realmente fantástico, mas concordo com a Gema ali em cima, não consegui me agradar com os outros dois, é uma pena... Abraços...

    ResponderEliminar
  4. GEMA, FIFECO e O CARA DA LOCADORA: Subscrevo-vos inteiramente.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  5. Quando vi este filme pela primeira vez disse logo para mim que era o pior filme de sempre... Mas acontece que eles conseguiram ainda fazer pior com as sequelas... Entao aquele Reloaded ainda me dá pesadelos de tão mau que é....
    abraço

    ResponderEliminar
  6. Confesso que gosto tanto do Matrix Reloaded como do original. O teceiro é que considero realmente bastante fraco. Um marco na história do cinema, em todos os sentidos.

    ResponderEliminar
  7. Acho a trilogia toda fantástica, e o Animatrix tb é otimo, muito bom para entender açgumas coisas do filme.

    Reconheço que so fui me interessar por matrix depois de anos de seu lançameno, achaa que era so pancadaia e efeito especial...tsc tsc tsc

    ResponderEliminar
  8. JOÃO BASTOS: Pois, mas às vezes as precipitações cegam-nos. MATRIX é cinema em grande. As sequelas, essas sim, eram dispensáveis.

    CLÁUDIA GAMEIRO: O RELOADED não é tão bom... O terceiro, sim, é intragável e, como diz o outro: «é o fim da picada!» ;)

    YGOR MORETTI FIORANTE: Sempre gostei bastante da profecia e da história à volta de Neo, mas reconheço que só valorizei devidamente o filme recentemente, quando o revi. Quanto às sequelas já me pronunciei ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  9. Uma peça Única na história da 7ª arte!

    É verdade que as sequelas eram dispensáveis e nem deviam ter o nome de Matrix mas pronto...

    Matrix é lendário! Pode não ser o melhor filme de sempre mas é um dos mais marcantes!

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Um dos tais filmes que quando vi a primeira vez confesso que nem percebi totalmente a história...só depois mais tarde quando o revi é que me fascinou e tomei conhecimento do grande argumento que propõe! De facto é um dos filmes de acção por excelência, que revolucionou todo um género. O Agente Smith adquire aqui um estatuto de vilão ao mais alto nível e de destaque no panorama cinematográfico!

    abraço

    ResponderEliminar
  11. NEKAS: "Uma peça Única na história da 7ª arte!" - Estou absolutamente de acordo!

    JORGE: Eu percebi logo a história, mas resisti aos seus encantos durante bastante tempo. Uma obra-prima autêntica!

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões