quarta-feira, 19 de outubro de 2011

EDUARDO MÃOS DE TESOURA (1990)

PONTUAÇÃO: BOM
Título Original: Edward Scissorhands
Realização: Tim Burton
Principais Actores: Johnny Depp, Winona Ryder, Dianne Wiest, Anthony Michael Hall, Vincent Price

Crítica: Eduardo Mãos de Tesoura é das fantasias mais ternurentas e infantis que Tim Burton concretizou em live-action, onde brilham e contrastam as cores berrantes dos cenários, o corte e costura do guarda-roupa ou a sofisticação da caracterização e penteados. Conta com uma comevedora interpretação de Johnny Depp, que na maioria das cenas nos arrebata apenas com o olhar. O cómico de situação (aliado à sátira social: o que as mulheres fazem na ausência dos maridos concede ao filme algumas das suas cenas mais hilariantes) e o cómico de personagem (cada uma mais caricata do que a outra, aqui estereotipadas e caricaturizadas ao sabor da fábula) fazem-se balançar com a tragédia de Eduardo (desde a sua incompleta criação à inadaptação insuperável, ao amor impossível e à eterna solidão). Por tudo isto e tanto mais, Eduardo Mãos de Tesoura tem o dom de nos aquecer o coração.

5 comentários:

  1. Um dos melhores de Tim Burton, aguardo a crítica ;)

    http://onarradorsubjectivo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Para mim também é um dos melhores do Tim Burton, pelo menos é um dos que gosto mais. Devo dizer no entanto que o realizador não me fascina, nem me agrada por aí além. Os seus ambientes e atmosfera que cria em qualquer filme seu são de facto factores muito apelativos e fascinantes, mas na globalidade das obras acho que lhe falta depois sempre qualquer coisa. Por acaso neste caso me parece que equilibra os vários departamentos bem como as emoções que passa através do argumento, daí ser um dos meus preferidos dele.

    abraço

    ResponderEliminar
  3. O NARRADOR SUBJECTIVO: Provavelmente; contudo não é dos meus favoritos do realizador. Mas é dos que mais me toca no coração.

    JORGE: Identifico-me na opinião que tens do realizador.

    Roberto Simões
    » CINEROAD «

    ResponderEliminar
  4. Para mim era Muito Bom este é um dos melhores do Tim Burton, na minha opinião talvez o que mais gosto. Agurado a crítica

    ResponderEliminar
  5. ANDRÉ OLIVEIRA: Será porventura dos melhores, mas não é o meu preferido nem está entre eles. E como se sabe, não sou dos maiores fãs do trabalho do realizador. Tem filmes, diria.

    Roberto Simões
    » CINEROAD «

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões