quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ÓSCARES - Uma Década de Justiças?

Para os fãs da cerimónia dos Óscares, aqui está o primeiro post do CINEROAD sobre esse tremendo fenómeno mundial.

2000 - Gladiator
2001 - A Beautiful Mind
2002 - Chicago
2003 - The Lord of the Rings - The Return of the King
2004 - Million Dollar Baby
2005 - Crash
2006 - The Departed
2007 - No Country for Old Men
2008 - Slumdog Millionaire
2009 - The Hurt Locker

Por anos de produção, foram estes os vencedores que marcaram a década.

Concorda com esta lista? A Academia foi justa em todos os casos?

Qual seria a sua lista de vencedores da década?

Na secção de comentários prolongar-se-á o debate.
Por lá deixarei, também, a minha lista de justos vencedores.

29 comentários:

  1. Pelos nomeados:

    2000 - Crouching Tiger, Hidden Dragon
    2001 - The Lord of the Rings - The Fellowship of the Ring
    2002 - The Hours
    2003 - Lost in Translation
    2004 - ...
    2005 - Brokeback Mountain
    2006 - Babel
    2007 - Atonement
    2008 - Milk
    2009 - Inglourious Basterds

    Pelos nomeados + não nomeados:

    2000 - Code Inconnu
    2001 - La Stanza del Figlio ou Le fabuleux destin d'Amelie Poulain
    2002 - Gerry ou Irreversible
    2003 - Elephant
    2004 - La Mala Educación
    2005 - The New World
    2006 - The Fountain
    2007 - Atonement
    2008 - Entre les Murs
    2009 - A Single Man
    (sem pensar muito)

    ou seja, sou um insatisfeito eterno com esta cerimónia ;P

    ResponderEliminar
  2. De acordo com as minhas preferências (e de acordo com os nomeados),

    ‘the Oscar should have gone to…

    2000 – GLADIATOR
    2001 – THE LORD OF THE RINGS – THE FELLOWSHIP OF THE RING
    2002 – THE LORD OF THE RINGS – THE TWO TOWERS
    2003 – THE LORD OF THE RINGS – THE RETURN OF THE KING
    2004 – THE AVIATOR
    2005 – BROKEBACK MOUNTAIN
    2006 – BABEL
    2007 – THERE WILL BE BLOOD
    2008 – THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON
    2009 – INGLOURIOUS BASTERDS

    Contudo, se não me tivesse restringido ao leque de nomeados, as minhas escolhas teriam sido outras:

    2000 – REQUIEM FOR A DREAM
    2001 – THE LORD OF THE RINGS – THE FELLOWSHIP OF THE RING ou LE FABULEUX DESTIN D'AMÉLIE POULAIN
    2002 – IRRÉVERSIBLE
    2003 – THE LORD OF THE RINGS – THE RETURN OF THE KING
    2004 – THE AVIATOR
    2005 – KINGDOM OF HEAVEN (Director's Cut) ou THE NEW WORLD
    2006 – THE FALL ou THE FOUNTAIN
    2007 – THERE WILL BE BLOOD
    2008 – THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON
    2009 – ANTICHRIST ou INGLOURIOUS BASTERDS


    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  3. Acho engraçado que ontem tenhas dito que quase nunca tinhas falado de Óscares e cá está um post sobre isso.

    Terei inspirado um post teu? :D

    Bem, sendo o meu assunto favorito, como é que poderia deixar de comentar? Então, pelos nomeados:

    2000 - Crouching Tiger
    2001 - Moulin Rouge!
    2002 - The Hours
    2003 - LotR: Return of the King

    (permitam-me só aqui uma explicação: 1) a saga LotR vale por si só, os três filmes juntos e 2) se desse o prémio a algum, era em 2001; não podendo... tive que arrancar Mystic River do topo em 2003 para lhe dar a ele)

    2004 - Sideways
    2005 - Brokeback Mountain
    2006 - The Departed
    2007 - There Will Be Blood
    2008 - Milk
    2009 - Up in the Air

    (2009 já sei que se calhar não vão entender porquê, mas demorava muito tempo a explicar, por isso vou só dizer que o meu nº 2 do ano não era Inglorious Basterds nem The Hurt Locker nem Up! nem Precious nem Avatar e sim An Education)



    Se não fôssemos contar SÓ com os nomeados:

    2000 - Memento
    2001 - Moulin Rouge!
    2002 - Far From Heaven
    2003 - LotR: Return of the King
    2004 - Eternal Sunshine of the Spotless Mind
    2005 - Brokeback Mountain
    2006 - Children of Men
    2007 - There Will Be Blood
    2008 - Wall-E
    2009 - Up in the Air


    Dizer só mais que:

    - gosto bastante das vossas propostas, incluindo amor a "The New World", "Irreversible", "Entre Les Murs", "Crouching Tiger", "The Fountain" ou "Kingdom of Heaven" que não merecem muitas vezes o crédito que merecem.


    E só dizer mais (vá, um pouquinho de propaganda): o meu grande projecto dos Óscares arranca em Setembro. Até lá, podem ir seguindo as retrospectivas das cerimónias e vendo as minhas previsões para 2011, actualizadas mensalmente.


    Abraço,

    Jorge Rodrigues
    http://dialpforpopcorn.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Quis eu dizer que não RECEBEM o crédito que merecem. Ai que erro.

    Abraço,

    Jorge Rodrigues
    http://dialpforpopcorn.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Não concordo com esta lista. Como é óbvio. Só a academia para dar o prémio de melhor filme do ano a filmes como "A Beautiful Mind", "Crash" ou "Slumdog Millionaire". Já nem falo do "Chicago"!

    Dentro do menos mal seria:
    2000 - Crouching Tiger, Hidden Dragon
    2001 - Gosford Park
    2002 - The Pianist
    2003 - Lost in Translation
    2004 - Million Dollar Baby
    2005 - Munich
    2006 - The Departed
    2007 - There Will Be Blood
    2008 - The Curious Case of Benjamin Button
    2009 - Inglourious Basterds.

    sobre quem deveria ter sido os nomeados e vencedor isso daria algum trabalho. Tenho de pensar melhor...

    mas sem pensar muito estes foram esquecidos:
    Mulholand Drive
    25th Hour
    Paranoid Park
    Two Lovers
    The Royal Tenenbaums
    Zodiac
    Big Fish
    The New World
    Kill Bill
    Dogville
    Miami Vice

    ResponderEliminar
  6. Obviamente que vitórias como as de Chicago, Slumdog Millionaire ou Hurt Locker foram ridículas.

    De um modo geral, concordo com as tuas escolhas, trocando apenas As Duas Torres por Gangs de Nova Iorque.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Muito honestamente, há que entender que por detrás dos Óscares há campanha, há favorecimentos, há dentro de cada um dos grupos de dentro da Academia tendência para votar em certos filmes e, como tal, eu percebo completamente as vitórias todas excepto a de 2008 e a de 2005.

    Acho o CHICAGO um bom filme e, obviamente não sendo o melhor de 2002, fico feliz por um musical ter ganho na altura em que o género renasceu (claro que era o outro de 2001 que devia ter sido premiado sendo assim, mas isso dava pano para mangas a conversa).

    Já A BEAUTIFUL MIND sabe-se a minha opinião, dramas daqueles há aos montes por aí. Mas, como expliquei num post anterior, como poderia não ganhar? Todos os outros nomeados tinham 'contras' bem graves a prejudicá-los...

    O fenómeno de CRASH é, ainda hoje, inexplicável e quando a Academia, que é a coisa mais amiga dos gays que para aí anda, podia ter dado um passo em frente e ser francamente liberal, optou por não sê-lo, cometendo uma injustiça com um filme que tinha ganho todos os prémios (excepto o SAG) e que representaria um progresso na mentalidade.

    SLUMDOG MILLIONAIRE foi produto da histeria em massa do pessoal pelo filme. PRECIOUS também teve tal ajuda mas o filme era tão triste, negro e desesperante que claro que não ia ter grandes apoios na hora de dar prémios. Agora, com Slumdog, o pessoal ficou deslumbrado. 8 ÓSCARES? Onde é que já se viu? Incrível.

    GLADIATOR e o RETURN OF THE KING são boas escolhas nos respectivos anos, tal como THE DEPARTED.

    Em 2004, quando todo o mundo pensava que Scorcese lá ia limpar os Óscares, Eastwood deu o golpe do baú e sacou Realizador e Filme. Um filme que eu não considero bom o suficiente para ganhar Melhor Filme. Ficaria satisfeito por THE AVIATOR, se bem que não o ache o melhor dos nomeados.

    2007 tinha cinco excelentes nomeados e, entre os três favoritos, ganhou o que tinha mais poder para ganhar: os irmãos Coen tinham que ganhar alguma vez Realizador e Filme. Foi nesse ano.

    E quanto a 2009... Era um filme de guerra. Realizado por uma mulher. Um filme interessante. Um filme actual, sobre o Iraque. E de mansinho foi-se montando uma campanha anti-Avatar que ajudou a empurrar este filme para a vitória. THE HURT LOCKER não era o melhor de 2009 mas... foi quem venceu.

    É assim que eu faço a minha leitura desta década em Óscares.


    Abraço,
    Jorge Rodrigues
    http://dialpforpopcorn.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. O Óscar referente aos nomeados seria:

    2000 - Gladiator
    2001 - The Lord of the Rings – The Fellowship of the Ring
    2002 - The Lord of the Rings - The The Two Towers
    2003 - The Lord of the Rings - The Return of the King
    2004 - Finding Neverland ou Million Dollar Baby
    2005 - Crash
    2006 - Babel
    2007 - Atonement
    2008 - The Curious Case of Benjamin Button
    2009 - Inglourious Basterds

    Não me restringindo de maneira nenhuma seria:

    2000 - Memento ou Gladiator
    2001 - The Lord of the Rings – The Fellowship of the Ring
    2002 - The Lord of the Rings - The The Two Towers
    2003 - The Lord of the Rings - The Return of the King
    2004 - Un Long Dimanche de Fiançailles
    2005 - Cinderella Man ou Kingdom of Heaven
    2006 - The Prestige ou Labirinto del Fauno
    2007 - Atonement
    2008 - The Dark Knight
    2009 - Inglourious Basterds

    De referir que tenho dúvidas e divisão de escolha em alguns anos. Não consegui mesmo escolher.
    No ano de 2005 vi poucos dos nomeados por isso a inclusão de Crash. Ainda não vi Brokeback Mountain (para breve) :P

    abraço

    ResponderEliminar
  9. FLÁVIO GONÇALVES: Porque não escolheste nenhum filme em 2004, de entre os nomeados?
    Pois, eterno satisfeito mesmo ;D Gostei bastante das tuas escolhas, muitas deles podiam ser as minhas.

    JORGE RODRIGUES: Sim, claro que inspiraste o post. Na verdade, prefiro sempre falar de cinema do que de fenómenos exteriores, como é o caso. Mas penso que, em quase dois anos de blogue, não fará muito mal alimentar um pouco a discussão de um dos temas preferidos de muitos cinéfilos; não é só o teu caso.
    Ainda não vi UP IN THE AIR, por isso não sei se concordarei. Mas com SIDEWAYS para 2004 não concordo mesmo. Não merece.

    FAR FROM HEAVEN é mesmo um grande filme, não te sabia admirador. Também gosto imenso do filme de Cuarón, CHILDREN OF MEN.

    Fiquei sem perceber se gostaste ou não de KINGDOM OF HEAVEN.

    Ainda tenho esperanças que venhas a idolatrar O AVIADOR. Quanto a THE HURT LOCKER acho um verdadeiro engodo, ter ganho o prémio. Logo num ano com filmes tão superiores.

    JOÃO GONÇALVES: Apesar de não considerar nenhum dos filmes que referiste no primeiro parágrafo maus filmes (alguns deles muito pelo contrário), concordo plenamente que não mereciam o Óscar, ainda para mais com os concorrentes que tinham.
    Da tua lista só não consigo concordar com 2003, 2004 e 2005. Para mim haviam filmes melhores, claramente.
    De resto, tens razão: quantos não foram os filmes magistrais ou geniais que ficaram de fora da corrida ao Óscar. É claro que jogam outros interesses na cerimónia, pois custa-me a acreditar que não percebam nada ou tão pouco de cinema.

    JACKIE BROWN: GANGS DE NOVA IORQUE também teria sido uma boa escolha, de facto ;)

    JORGE: Só discordamos completamente em 2004 ou 2005 (na primeira lista). Em 2004 porque O AVIADOR é superior aos dois que mencionaste. E em 2005 porque também O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN é superior ao COLISÃO.
    Na segunda lista, discordo de 2006 (BABEL supera qualquer um desses) e de 2008 (O CAVALEIRO DAS TREVAS não é mais do que um bom filme).
    Enfim, são gostos, provavelmente.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  10. A atribuição dos Oscars raramente foi justa ao longo dos anos. Daí o terem criado os tais "Oscars Especiais" ou "De Uma Vida" ou o que quer que lhes chamem para assim poderem ir "limpando as mãos como Pilatos". Aqui há uma dezena de anos atrás ainda me deitava tarde e a más horas para ver a cerimónia. Hoje, sinceramente, já não tenho pachorra. Entre o protagonismo que os locutores de serviço e respectivos convidados teimam em assumir e a feira de vaidades em que a cerimónia dos Oscars se tornou, venha o diabo e escolha.

    ResponderEliminar
  11. RATO: Como te compreendo! Ainda assim, tenho a admitir que a noite d'O REGRESSO DO REI foi de emoções fortes ;) Também tenho vindo a perder a paciência e sobretudo o entusiasmo para acompanhar a cerimónia. Afinal, raramente são nomeados os filmes que, no meu entender, mereciam. Enfim.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  12. Considerando os nomeados, escolheria:


    2000 - Crouching Tiger, Hidden Dragon
    2001 - (A Beautiful Mind)
    2002 - The Pianist
    2003 - Mystic River
    2004 - (Million Dollar Baby)
    2005 - (Crash)
    2006 - (The Departed)
    2007 - (No Country for Old Men)
    2008 - (Slumdog Millionaire)
    2009 - Inglourious Basterds

    ResponderEliminar
  13. DIANA: Até que esteve em sintonia com a Academia bastantes vezes!... Hmmm... Coisa rara entre a cinefilia, parece-me ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  14. Considerando apenas os nomeados, já que se há mania que tenho é não saber decorar os nomes das personagens nem os anos da maior parte dos filmes,

    2000 - Gladiator
    2001 - The Lord of the Rings - The Fellowship of the Ring
    2002 - The Pianist
    2003 - The Lord of the Rings - The Return of the King (mas, tendo em conta o que disse o Jorge, que a saga vale como um todo, e sendo que me vi em dificuldades para escolher entre este e o Mystic River, deixo aqui esta nota).
    2004 - Million Dollar Baby
    2005 - Good night and good luck
    2006 - Babel
    2007 - There Will Be Blood (mas com dificuldade em relação a No Country for Old Man)
    2008 - Milk (esta foi a edição que mais aziado me deixou, acho o Slumdog tão, tão mau)
    2009 - Inglorious Basterds

    ResponderEliminar
  15. DIOGO F: Nunca vi GOOD NIGHT & GOOD LUCK e até que compreendo a dificuldade em 2007 ;) De resto estou de acordo (mesmo em 2002). Também eu vejo O SENHOR DOS ANÉIS como uma só obra. Daí tratar da crítica aos 3 capítulos num só post.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  16. Os que mais discordo são Chicago e Crash! Os dois nomeados mais fracos desses ano ganharam.
    E apesar de ter gostado de The Hurt Locker, eu daria o Óscar a Inglourious Basterds.

    ResponderEliminar
  17. THE MOVIE MAN: Sim, sem dúvida. 2002, 2005, 2009 e eu juntar-lhes-ia 2004 também. Gosto muito de MILLION DOLLAR BABY, mas O AVIADOR é O AVIADOR.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  18. Roberto,

    Tens MESMO que ver GOOD NIGHT AND GOOD LUCK. É um filme estupendo, autenticamente estilizado e bastante especial. Além disso, o David Strathairn é extraordinário nele. E a realização do Clooney é muito boa.

    Não acho que é o melhor de 2005 (BROKEBACK será para mim um clássico que dentro de 50 anos vai ser posto ao nível de grandes obras românticas como FROM HERE TO ETERNITY) mas é seguramente um segundo ou terceiro melhor, dependendo do dia em que esteja.

    E 2007... É aquela coisa. São dois grandes filmes. Aliás, são cinco excelentes nomeados. Bem, Michael Clayton e Juno um furo abaixo dos outros três, mas mesmo assim...


    Abraço,

    Jorge Rodrigues
    http://dialpforpopcorn.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. JORGE RODRIGUES: Em 2007, podiam ter sido nomeados filmes como O ASSASSÍNIO DE JESSE JAMES PELO COBARDE ROBERT FORD, O LADO SELVAGEM ou SWEENEY TODD, entre outros. Foi um ano de muito bom cinema!

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  20. Roberto, concordo vivamente contigo! Mas é de longe o melhor ano em termos de nomeados. São cinco bons a excelentes filmes com múltiplas nomeações e o bom da cerimónia é que todos levaram prémios para casa.

    Abraço,

    Jorge Rodrigues
    http://dialpforpopcorn.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. JORGE RODRIGUES: Um dos melhores anos, um dos melhores. Recordo-te de 2003: O REGRESSO DO REI, MASTER & COMMANDER, MYSTIC RIVER, CIDADE DE DEUS, KILL BILL, OLDBOY, 21 GRAMAS, COLD MOUNTAIN?

    E 2001, talvez o melhor? AMÉLIE, DONNIE DARKO, A IRMANDADE DO ANEL, MOULIN ROUGE, MULHOLLAND DR, OS OUTROS?

    E 2002? Uf... Tivemos uns quantos anos fracos, é verdade, mas houve anos tão tão sumarentos... Certamente estás de acordo.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  22. Sim sim absolutamente. O que irrita é em anos em que há qualidade para dar e vender a Academia escolher nomeados (Seabiscuit, Chocolat, Frost/Nixon, Finding Neverland) que não têm qualidade para estar entre os nomeados.

    É isto a melhor representação do que o ano tem para oferecer? Credo.

    Abraço,

    Jorge Rodrigues
    http://dialpforpopcorn.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. JORGE RODRIGUES: Pois, sem dúvida.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  24. Olha, honestamente gosto de todos os filmes que venceram. Mas alguns ali não estavam nem ente os melhores do ano - caso de "Gladiador" e "Guerra ao Terror". Acho que incontestável aí - para mim - só "Os Infiltrados".

    ResponderEliminar
  25. WALLY: Por acaso não acho THE DEPARTED tão incontestável assim. Incontestável mesmo só O SENHOR DOS ANÉIS - O REGRESSO DO REI, na minha opinião ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  26. Julgando pelos nomeados:

    2000 - Gladiator
    2001 - Moulin Rouge!
    2002 - The Pianist
    2003 - Lost in Translation
    2004 - Million Dollar Baby
    2005 - Good Night, and Good Luck.
    2006 - Letters From Iwo Jima
    2007 - Atonement
    2008 - The Curious Case of Benjamin Button
    2009 - Inglourious Basterds

    Vendo a lista dos vencedores da década, acho que o único filme que desgosto é o Slumdog Millionaire. Ainda estou para perceber como é que limpou a época de prémios toda. Oh well.

    Tendo total liberdade para escolher filmes que não foram nomeados:

    2000 - Requiem For a Dream
    2001 - Mulholland Drive
    2002 - The Bourne Identity
    2003 - Lost in Translation
    2004 - Before Sunset
    2005 - Good Night, and Good Luck.
    2006 - El Laberinto del Fauno
    2007 - The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford
    2008 - The Curious Case of Benjamin Button
    2009 - Zombieland :D

    ResponderEliminar
  27. NUN0B: Quanto à primeira lista só não concordo com LOST IN TRANSLATION. De resto, estou de acordo, sem dúvida.
    Da segunda lista já discordo de muitos mais filmes. Para além do filme de Coppola, referes-te a BEFORE SUNSET, BOURNE ou O LABIRINTO DO FAUNO. Melhores filmes do ano? Não creio. Aqui temos mesmo opiniões mais distintas.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  28. O Lost in Translation é um filme com o qual fui-me apaixonando lentamente. Hoje em dia acho a sua simplicidade como sendo algo verdadeiramente extraordinário. Não tirando claro o mérito ao Return of the King, que dos 3 filmes é de longe o meu favorito, e a visão que o Jackson teve para adaptar o mundo de Tolkien ao grande écran é de louvar.

    A simplicidade e a naturalidade são também pontos que me fazem considerar o Before Sunset como o melhor do seu ano. Creio que a harmonia existente entre personagens, argumento e realização que o filme transparece é algo difícil de se concretizar. É uma sequela perfeita :p

    Bourne Bourne. Basicamente, acho que 2002 foi um ano com filmes bastante bons, mas infelizmente, e até agora, não houve nenhum que me deixasse completamente deslumbrado. A escolha do Bourne recai essencialmente no facto de achar que o filme está bastante bem realizado, e de ter conferido à sua personagem principal um caracter mais humano do que o que se vê habitualmente num filme de acção.

    Já o Labirinto do Fauno, considero-o uma obra-prima. Altamente original, e muitíssimo bem executado. Acho que o Óscar que ganhou para melhor fotografia foi muito bem empregue (e 2006 foi um ano estrondoso para essa categoria - O retrato do mundo pós-apocaliptico do Children of Men é soberbo; a serenidade que a fotografia do The Painted Veil transmite é extremamente relaxante; e a fotografia do The Fountain é algo de... digamos, transcendental).

    E acho muito bem que existam opiniões distintas! Afinal, se todos gostassemos do amarelo, que seria do azul? :D

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  29. NUN0B: Pois, precisamente. Argumentaste bem as tuas escolhas. Já ando a adiar uma nova visualização de LOST IN TRANSLATION, mas de facto não conseguiria jamais pô-lo à frente de um O SENHOR DOS ANÉIS ou de um MASTER & COMMANDER. Mas claro, são gostos e cada um com os seus. A saga BOURNE, sobretudo nos dois últimos filmes, foi muito bem conseguida.
    Em tudo, só não concordarei com O LABIRINTO DO FAUNO. Obra-prima? Não. É um filme bastante sobrevalorizado.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões