terça-feira, 11 de janeiro de 2011

«AS INCONTESTÁVEIS»

Já estreou, no CINEROAD, a nova iniciativa que vai unir e/ou dividir a comunidade cinéfila portuguesa que, tão salutarmente, prospera pela blogosfera.

Em cada publicação, frente a frente, 2 dos mais de 30 participantes darão a conhecer aquelas que para eles são...
5 Incontestáveis Obras-Primas da História do Cinema.

O que é, afinal, uma obra-prima? Como é que cada um dos participantes interpreta este conceito? Que critérios, pessoais ou não, determinaram cada uma das escolhas? Que características possui certa obra para classificá-la como incontestável?

Agradeço, desde já, às dezenas de participantes que, desde o primeiro anúncio, se mostraram empenhados em aceitar o desafio.
Conto com todos!

8 comentários:

  1. Isto Promete... estou ansioso para ver o que vai sair... uma excelente iniciativa com certeza

    ResponderEliminar
  2. Talvez a melhor iniciativa deste blogue até agora. Tudo porque o Roberto nos deu azo para sermos o máximo de criativos.
    Penso que aqui o mais importante não é ver quem escolhe mais filmes do Kubrick, mas sim tentar escolher filmes que não lembrem aos outros.
    Ao longo da história do cinema, consigo imaginar centenas de filmes que possamos chamar "obras-primas incontestáveis", mas a grande questão é ver quem consegue fugir ao lugares comuns. Desconfio que também vai haver umas listas fracas.
    Eu faço uma rubrica parecida no meu blog, chamada 5x5. Consiste em duas pessoas escolherem 5 filmes que depois serão postados ao longo da semana. No fim é criada uma votação, para cada um escolher a sua lista preferida. Digo-vos que não é tão fácil como parece, porque o pessoal que passa no meu blog é muito exigente, e basta uma escolha mais "comum" e lá se vão as hipoteses dessa pessoa de ganhar.

    Enfim, vou ficar MUITO atento.

    Chico

    ResponderEliminar
  3. "Penso que aqui o mais importante não é ver quem escolhe mais filmes do Kubrick, mas sim tentar escolher filmes que não lembrem aos outros"

    Ora aqui está uma característica importantíssima de ressalvar, caro Francisco (MOTM), desta nova iniciativa que está prestes a começar.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  4. Agora que vejo tanta gente motivada para o desenrolar da rubrica, acho que podia ter sido mais arrojado nas minhas escolhas.

    As minhas foram muito... não óbvias, mas práticas. Podia ter puxado mais pela cabeça e fazer como o My One Thousand disse e procurar títulos que não lembrem a mais ninguém ;)

    Oh well... veremos no que dá isto tudo.

    Roberto, uma vez mais de parabéns, como sempre :)


    Cumprimentos,

    Jorge Rodrigues

    ResponderEliminar
  5. Eu também pensei nisso de escolher as menos óbvias, mas verdade seja dita também têm de ser aquelas que mais nos apaixonam e nos são incontestáveis e aí algumas poderão ser óbvias.

    Tentei equilibrar isso. Tentei equilibrar muita coisa. Se consegui é outra história.

    ResponderEliminar
  6. Haverá incontestáveis para todos os gostos! ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  7. Não acho que esta iniciativa se deva pautar pela originalidade. Recordo que o que se pede são 5 "obras-primas incontestáveis" (e não 5 "obras-primas originais"), pelo que o óbvio é que deverá ser a moeda corrente. O interesse está exactamente em saber encontrar esse óbvio...

    O Rato Cinéfilo

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões