segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Tarantino ou Rodriguez?

Qual dos dois realizadores prefere? Porquê?
A discussão começou AQUI

18 comentários:

  1. Essa pergunta nem merece resposta ó Roberto! :)

    ResponderEliminar
  2. Para mim não há dúvidas... Pelo menos não fez o Spy Kids.

    ResponderEliminar
  3. Tarantino, a larga distância.

    Os dois têm algum prazer em recriar géneros malquistos, a sessão dupla Grindhouse é o melhor exemplo disso, mas enquanto o Rodriguez se satisfaz numa paródia mais ou menos divertida, Tarantino atinge outros patamares. O Death Proof, muito mal amado, é capaz de ser o seu filme mais radical, aquilo é quase só conversa do princípio ao fim, e a tensão vai crescendo, vai crescendo - e nem se sabe bem de onde vem, mas vai crescendo, crescendo - até à explosão de violência. É um filme quase abstracto - não tem história ou tem uma história mínima - meticuloso, um trabalho de artesão (não há CGI para ninguém) e tem o Kurt Russell (como toda a gente sabe um filme com o Kurt Russell é outra louça). Um dos grandes filmes da década que passou. E nem me vou buscar a outra obra-prima do homem, o Jackie Brown, que é um dos grandes filmes da década anterior.

    O Rodriguez é, quando muito, interessante, principalmente nos dois últimos filmes xungas - Planet Terror e Machete - e nos primeiros El Mariachi e Desperado.

    ResponderEliminar
  4. Tarantino sem pensar duas vezes... gosto mais do estilo de Tarantino - apesar de serem muito parecidos.

    ResponderEliminar
  5. Tarantino, sem dúvida. Rodriguez tem algum interesse devido ao seu peculiar e original cinema grindhouse. Mas, por outro lado, Tarantino é um realizador genial que já nos presenteou com obras que marcam a década de 90 e a primeira década deste século.
    Frank and Hall's Stuff

    ResponderEliminar
  6. Tarantino.

    O Rodriguez nunca fez nada ao nível de Rservoir Dogs e Pulp Fiction.

    E o Aberto de Madrugada, um dos que mais gosto do Rodriguez, tem muito de Tarantino.

    ResponderEliminar
  7. Mesmo Rodriguez sendo original e gostar de experimentar, considero que Tarantino está muito acima dele. Ótimos filmes como "El Mariachi" e "Sin City" não atingem o nível de "Pulp Fiction" e Cães de Aluguel", na minha opinião.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Apesar de achar graça ao Rodriguez, acho que o Tarantino está incrivelmente acima. Quer pela complexidade com que se atira para a arte de fazer filmes (os argumentos de Reservoir ou Pulp, por exemplo), como pelo estilo e tratamento de temas - nestes dois últimos pontos, o Rodriguez gosta (e fá-lo bem) de avacalhar, pura e simplesmente; o Tarantino parece-me mais genuíno, mas objectivo, com maior mensagem (o maior exemplo, Inglorious).

    ResponderEliminar
  9. Tarantino sem dúvida! Depois de Pulp Fiction, Kill Bill e Sacanas Sem Lei, só há uma escolha a fazer! :)

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente, tanto um como ó outro metem asco. Mas como o tarantino ainda fez o pulp fiction e o cães danados que são jeitositos...

    ResponderEliminar
  11. Quentin of courseee :D
    Escolho o Tarantino na medida em que o Reservoir Dogs e o Kill Bill são dos meus filmes favoritos. Na minha opinião, a genialidade de Quentin Tarantino é inigualável...

    Sarah
    http://depoisdocinema.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Tarantino fácil. Não só pelos filmes de melhor qualidade, mas pela importância que teve no cenário independente do cinema norte-americano.

    ResponderEliminar
  13. Acho o Tarantino superior, mas o Robert não deixa de ter os seus méritos. De ascendência mexicana, não deve ser fácil vencer em hollywood. Não gosto muito da veia demasiado violenta dos dois.

    ResponderEliminar
  14. Tarantino, porque tem versatilidade em transitar outros gêneros em um mesmo filme ("Bastardos Inglórios") rsrs. ;)

    ResponderEliminar
  15. Tarantino também, sem dúvida. Rodriguez tem um estilo e uma identidade própria como realizador (à semelhança de Tarantino), mas no meu entender não passa, na maioria das vezes, disso mesmo - estilo, irreverência, originalidade aqui e ali, mas nada de transcendente na mensagem, nas subtilezas, no argumento ou no tratamento dos diálogos. Pelo menos não como Tarantino executa as suas obras.

    De resto filmes como Kill Bill, Inglorious Basterds, Pulp Fiction ou Jackie Brown vêm comprovar que Tarantino se transcendente muitas vezes dentro de registos diversificados. Estes em comparação com El mariachi, Desesperado ou Sin City ficam uns bons furos acima.

    abraço

    ResponderEliminar
  16. Tarantino, mas sem uma grande distância. É certo que ele tem o seu mais que merecido lugar na história do cinema americano com filmes como o Reservoir Dogs e o Pulp Fiction. Mas, e num ponto de vista completamente subjectivo, se tivesse que escolher ver esses dois filmes ou ver o Sin City e o Planet Terror, escolheria os filmes de Rodriguez sem pensar duas vezes.

    O Tarantino ganha vantagem na medida em que realizou o Kill Bill. So, my vote goes for him.

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões