3 Convidados Especiais dão a conhecer aquelas que são para eles 3 Grandes Obras Subvalorizadas da Década 2000.
| Frederico Fellini, Valsa com FelliniSaraband (2003), de Ingmar Bergman
Otets y Syn (2003), de Aleksandr Sokurov
Caché (2005), de Michael Haneke
| João Bastos, Revolta da PipocaBattlefield Earth: A Saga of the Year 3000 (2000), de Roger Christian
Frequency (2000), de Gregory Hoblit
Behind Enemy Lines (2001), de John Moore
| Daniel Silva, Cine ObservadorMunich (2005), de Steven Spielberg
Capote (2005), de Bennett Miller
The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford (2007), de Andrew Dominik
Concordo especialmente com todas as escolhas do Daniel.
ResponderEliminarAbraço
Cinema as my World
o Munique é subvalorizado???
ResponderEliminarDas primeiras não vi nenhuma, a registar.
ResponderEliminarDas segundas só vi The Frequency, e por acaso até concordo, um filme algo esquecido mas que tem uma boa dinâmica. Do resto, de facto nunca vi.
Das últimas não vi ainda Capote, e não concordo com Munich. Quanto a The Assassination of Jesse James, sim é um pouco subvalorizado, especialmente quando se faz poucos Westerns hoje em dia. É de apreciar e valorizar quando se retorna ao género e então desta forma!
abraço
Não concordo com Battlefield Earth, esse é um dos piores filmes que já vi.
ResponderEliminarQuanto a Capote e Munique acho os dois ótimos.
De todas as 3 listas, só não vi o 2º e 3º filme da 1ª lista.
ResponderEliminarO Hidden/Caché é pena não o ter visto ainda realmente, pois é dentro do que muito aprecio (já o do Sokurov... não e não). O Saraband... é de qualidade mas quando passou na tv não o vi com toda a atenção.
O Battlefield Earth é talvez o mais questionável de todos, não o considero mau por que há muitos bem mais maus que este esforçado sci-fi ambicioso que deu trambolhões a mais para ficar uma obra a assinalar. Passa a vida nas listas dos piores de sempre ou o pior da década mas não merecia ser tão rebaixado dessa maneira também. E daí a minha simpatia por ser aqui mencionado. É apenas um filme que não cumpriu o que se auto-impôs ser. Vá lá deu-nos mais um extraordinário visual do John Travolta e esse mérito já ninguém lho tira.
Gostei muito do Frequência, é uma história paternal tocante com recurso a um discreto sci-fi engenhoso.
O "Behind Enemy Lines" não é dos que me lembraria sequer... mas OK pelas actuações e a habilidade da história de resgate.
(cont...)
(...cont.)
ResponderEliminarDas últimas escolhas, tenho-os para mim como filmes bastante valorizados até. Acho que são obras muito boas só que foram é rapidamente renegados ao esquecimento mal o "hype" lhes passou, é o que acho.
O Capote ganhou além de dezenas de prémios, um Óscar (e bem merecido porque só a actuação do P.S.Hoffman e a forma falar vale o filme. "In cold blood!" com os trejeitos todos é pura magia do actor.
O Covarde do John Ford... a mesma coisa do Capote (até foi nomeado aos Oscars) mas o hype passou e poucas mais vezes se o viu (as nossas TVs mal lhes pegam). Acho-o demasiado lento para o tipo de westerns que mais gosto. De certa forma acho igualmente memorável a versão de 1957, que até era mais objectiva apesar de terminar sem um climax.
O hype passa... e muitos ficam para o esquecimento... mas parece que esta iniciativa do Roberto vai contrariar isso.
As escolhas do Fellini são de facto muito boas e acertadas, principalmente o filme do Bergman e o do Sokurov (embora este seja o mais fraco da "trilogia" de Sokurov sobre o amor). Quanto ao resto não gosto de nenhum (excepto o filme do Dominik e o Munich que escapam e o Battlefield e o Frequency que nem vi nem pretendo ver).
ResponderEliminarJustificação das minhas escolhas:
ResponderEliminar- "Battlefield Earth: A Saga of the Year 3000" (2000). Não poderia excluir este, pois este filme já foi considerado como o pior filme de sempre. Eu não acho. Apesar de não ser nada de outro mundo, creio que não merece tamanhas críticas. Eu gostei. Vai de encontro ao livro de que é adaptado. E sei que se não fossem as críticas , poderíamos ter sequela. Um Travolta como um alien mauzão que chega a ter piada!
- "Frequency" : tive dúvidas em incluir este filme pois não sei se é assim tão subvalorizado. No entanto acho que passou um pouco despercebido e não merece. É um grande filme, com uma dupla que está muitíssimo bem (Dennis Quaid / Jim Caviezel). Um daqueles filmes que merece ser visto e revisto.
- "Behind Enemy Lines": este é um grande filme de acção/guerra. Temos um Owen Wilson num registo diferente do habitual, um Joaquim de Almeida no seu habitual e um Gene Hackman (continuo a dizer que deve ser irmão do Scolari). É vibrante, contudo não teve grandes elogios da crítica e do público.
NEKAS: Só ainda não vi por inteiro CAPOTE, mas de resto também me revejo nas suas escolhas. O filme com o Brad Pitt é maravilhoso.
ResponderEliminarCLÁUDIA GAMEIRO: Tendo em conta a opinião geral, eu também o considero subvalorizado.
JORGE: Só estamos de acordo, desta vez, em relação ao JESSE JAMES ;)
VITOR SILOS: Eu nunca tinha ouvido falar desse BATTLEFIELD... e pelo que vi na net tenho muito medo.
ARM PAULO FERREIRA: CACHÉ, terei de vê-lo mais tarde ou mais cedo. Estou para vê-lo há imenso tempo. O mesmo em relação ao Bergman e ao Sokurov. Mas o mesmo não posso dizer em relação ao BATTLEFIELD e ao BEHIND ENEMY LINES. Não tenho curiosidade. Quando às escolhas do Daniel, é mais aquilo que acabaste por considerar... caem no esquecimento... e daí a subvalorização e a menção na iniciativa.
ÁLVARO MARTINS: O JESSE JAMES do Dominik é muito bom! Mantém-se a curiosidade para com Sokurov, ainda por descobrir.
JOÃO BASTOS: Obrigado pelas justificações, penso que complementam bastante as tuas escolhas. Das tuas escolhas vi apenas o FREQUENCY e creio que, a ser subvalorizado, também não devia ser muito valorizado. Quanto a BATTLEFIELD e pelo que vi na internet tenho medo ;D e em relação ao último não tenho curiosidade. Não me revejo muito nas tuas escolhas desta vez, talvez por uma questão de gosto e de divergente entendimento estético.
Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD – A Estrada do Cinema
Claro que poderia colocar aqui muitos outros filmes! Mas é dificil lembrar de tantos e tantos filmes que vimos nos últimos 10 anos... Sobre as escolhas dos outros convidados, confesso que não entendo bem. Afinal o que consideram um filme subvalorizado??
ResponderEliminarNao consigo entender a escolha de Fellini ou Bergman. Depois Capote é tido como um filme de grande qualidade, assim como "Assassination of...." e "Munique". Creio que sao todos considerados grandes filmes (tanto pela crítica especializada como pelo público em geral), daí as minhas escolhas serem mais "alternativas".
Frequency e Munique são grandes filmes ... sem duvida ...
ResponderEliminarÓtima sessão Roberto ... é melhor começar a ficar de olho!
Gostei muito do Cache, ainda não vi o Battlefield Earth ,mas acho que não deve ser assim tão mau...
ResponderEliminarJOÃO BASTOS: O conceito é relativo, mas creio que considerar uma obra subvalorizada aquela que é de elevados valores e que, no entanto, é considerada pela grande maioria do público como inferior é uma definição sensata. Assim sendo, creio que JESSE JAMES ou MUNIQUE são subvalorizados.
ResponderEliminarDR JOHNNY STRANGELOVE: Não concordo quanto a FREQUENCY. Fique de olho ;)
CINE31: Pode ser que não ;) Quero muito ver CACHÉ.
Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «
Identifico-me com as escolhas do Fellini, óptimas e acertadas. Não vi nenhum do João Bastos e quanto às escolhas do Daniel,Munich e Jesse James não os considero subvalorizados. O Capote só vi metade, adormeci a meio.:)
ResponderEliminarMANUELA COELHO: AInda não vi o CAPOTE, quanto aos filmes do Daniel considero-os subvalorizados. Quanto a JESSE JAMES é que talvez não tenha muito a noção.
ResponderEliminarCumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «