sábado, 13 de março de 2010

STAR WARS V - O IMPÉRIO CONTRA-ATACA (1980)

PONTUAÇÃO: BOM
Título Original: Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back
Realização: Irvin Kershner

Principais Actores: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Billy Dee Williams, Anthony Daniels, David Prowse, Peter Mayhew, Kenny Baker, Frank Oz, Alec Guinness, Jeremy Bulloch, John Hollis, Jack Purvis
Crítica:

If only you knew the power of the Dark Side...

A jornada continua... ainda mais inspirada, com mais acção, maior sentido de espectáculo, aprofundando a mitologia galáctica e a filosofia Jedi e dando conta de importantes revelações para a história do jovem Luke Skywalker. O Império Contra-Ataca não é, pois, senão uma viagem ainda mais alucinante, detonadora de emoções fortes e de magnético fascínio - sempre ao som vibrante e imponente, complexo e colossal da composição musical de John Williams.

Depois do atribulado e impressionante escape dos gelos de Hoth, a Princesa Leia e Han Solo (cada vez mais apaixonados), assim como R2-D2, C-3P0 e Chewbacca, avançam pelo espaço na missão pela liberdade, contra o Império do Mal. Luke segue os conselhos do sábio Ben 'Obi-Wan' Kenobi e desloca-se a Dagobah, ao encontro do mestre Yoda. Espera-o um intenso treino de enriquecimento pessoal. Intensifica-se a metáfora da sedução do mal e da necessidade do equilíbrio para a paz no mundo. Intensifica-se, de igual modo, a descoberta da verdadeira identidade. Das origens do herói. E, simultaneamente, das origens do vilão. O antecipado primeiro confronto frente ao temível Darth Vader, de lasers em punho, é absolutamente memorável. Provavelmente, a melhor cena da trilogia.

Sem dúvida, um marco incontornável na história do cinema de ficção científica e do cinema de entretenimento.

5 comentários:

  1. Como já te disse anteiormente, achei o anterior bem melhor que o primeiro, mas este continua a ser bastante bom e com o grande twist do cinema.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. ALEX SUPERTRAMP: As nossas preferências recaem, pois, sobre filmes diferentes.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  3. Não gosto tanto deste como do primeiro, mas tem imensas cenas excepcionais. O Império será mais original que a Nova esperança Gradualmente, com o decorrer dos anos fui ganhando cada vez mais apreço por este capitulo da Saga, mas o primeiro continua a ser o primeiro :-)
    Quem pode esquecer a cena final do combate dos Skywalkers?

    ResponderEliminar
  4. CINE31: Já comigo é ao contrário, acho este episódio V bem melhor conseguido. A cena é, sem dúvida, memorável. Memorável, memorável, memorável ;D E a minha favorita da 1ª trilogia.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  5. De acordo, também prefiro este ao primeiro da trilogia inicial, sendo mesmo o melhor desta.

    De resto, é uma excelente continuação da história, das melhores sequelas algumas vez feitas no campo da fantasia e ficção científica. Tudo mais uma vez está lá, o universo, a densidade referencial, e agora também, a emocional, sendo mais forte e profunda. Não admira já nos identificamos mais com as personagens. E de facto, a luta final, bem como a revelação que é feita estão fenomenais, muito bem equilibradas e surpreendentes. De nos deixar com água na boca por mais um episódio.

    Tecnicamente em continuidade com o primeiro. A montagem, e ao contrário de ti, assume-se como uma das coisas que mais gostei, muito embora não tenha sido à primeira. Acho um meio, um gancho muito engenhoso de forma a articular os capítulos e mais uma forma de nos envolver no universo. Fica-se com a ideia de que havia tanto mais para contar. E como eu gosto dessa sensação. É porventura um dos aspectos que alimenta a saga ainda hoje em dia, e alimenta o próprio George Lucas na vontade em realizar mais sequelas, ou não...vá-se lá saber!

    Talvez, talvez, aqui lhe poderia dar mais uma estrela. Mas também me parece sensato e coerente a que dás.

    abraço

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões