quarta-feira, 26 de outubro de 2011

OS CAVALEIROS (1959)

PONTUAÇÃO: MUITO BOM
Título Original: The Horse Soldiers
Realização: John Ford
Principais Actores: John Wayne, William Holden, Constance Towers, Judson Pratt, Hoot Gibson, Ken Curtis, Willis Bouchey, Bing Russell, O.Z. Whitehead, Hank Worden, Chuck Hayward

Crítica:

A MISSÃO DOS AUDAZES

War isn't exactly a civilized business.

Guerra Civil Americana, 1863. As duas frentes inimigas estão prestes a colidir, uma vez mais. Os Cavaleiros acompanha a liderança do rígido coronel Benjamin H. Grierson (John Wayne) sobre as suas tropas. No terreno, a guerra é um universo de homens: duros, bravos e com bastante sangue frio. Na incessante luta pelo ideal nacional, não há lugar para fraqueza ou desistência e só um comando forte pode conduzir à vitória.

Ninguém lhe faz frente, a Grierson, até à chegada do major Henry Kendall (William Holden), médico e cirurgião, que lhe desobedecerá várias vezes em prol da saúde e das vidas de soldados e vítimas colaterais dos confrontos. O filme assentará essencialmente no conflito entre ambos, encontrando o seu clímax num acalorado duelo, sendo que ao mesmo tempo cresce - e aí é que reside a particularidade desta relação - uma amizade sólida entre os dois militares. Outra relação contraditória, na qual assenta a narrativa do filme, é aquela que se estabelece entre ambos e a deslumbrante e destemida Miss Hannah (que deixa perceber o machismo daquela cultura). Apesar do humor e da acção espectacular, temos no cerne deste western de guerra as relações humanas. Nada de novo, portanto, num western de John Ford.

Poderemos dizer que Os Cavaleiros é mais um western de John Ford e, ao dizê-lo, sabemos de antemão que só poderemos estar perante mais um grande filme. Impecável a nível técnico, sobretudo na fotografia de William H. Clothier.

3 comentários:

  1. Boa crítica e é sempre bom voltar a ver o Cineroad de volta :). Mais um Ford que fico com curiosidade de ver, aliás nada de novo, quase toda a sua obra me parece digna de se ver, isto tendo em atenção os filmes que já vi. E de facto agora que me lembro, e se as contas não me falham, já vi 10 filmes do senhor, e acertas logo num que ainda não vi eheh.

    abraço

    ResponderEliminar
  2. É o típico filme à John Wayne e à John Ford sobre a Cavalaria e a Guerra Civil. Não é mau mas prefiro outros westerns de Ford, nomeadamente "A Desaparecida".

    ResponderEliminar
  3. JORGE: Obrigado :) Não é um filme indispensável (estranho dizer isto de um filme com uma pontuação tão alta), mas para quem gosta do género tem lá tudo.

    EMANUEL NETO: É o "típico", sem dúvida. É "mais um", como disse, com a qualidade que Ford assegura só pelo nome. Também prefiro A DESAPARECIDA, claro, é mais distinto quando muito não seja.

    Roberto Simões
    » CINEROAD «

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões