segunda-feira, 2 de novembro de 2009

10 Breves Perguntas (9)

Continua a nossa iniciativa.
Desta vez... Jackson, autor do blogue seeSAWseen, aceitou o convite do CINEROAD para responder a 10 breves questões com 10 breves respostas.

1. Um realizador: Pedro Almodóvar
2. Um argumento: O Segredo de Brokeback Mountain
3. Um actor: Gael García Bernal e Heath Ledger
4. Uma actriz: Cate Blanchett e Penélope Cruz
5. Um filme-desilusão: This Is England - Isto É Inglaterra
6. Um filme-surpresa: Bem-Vindo ao Turno da Noite
7. Um filme sobrevalorizado: O Rei Leão
8. Um filme subvalorizado: Mysterious Skin - Pele Misteriosa
9. Um filme em que chorei: Nenhum.
10. Último DVD: Branca de Neve e Os Sete Anões (1937) - Diamond Edition

Um muito obrigado, Jackson.

Compare as respostas dadas por todos os convidados até ao momento, AQUI!

As mesmas 10 questões serão respondidas por um novo convidado especial, muito em breve. Até lá!

17 comentários:

  1. Um dia espero por esse convite:p
    Estou a brincar, quando obtiver o talento necessário se um dia o convite estiver de pé terei todo o gosto...

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    p.s.- está quase o avatar!!!

    ResponderEliminar
  2. Eh pa, não posso mesmo concordar com o filme sobrevalorizado, antes pelo contrário.

    Como é que aquele A Bela e o Monstro foi nomeado para Melhor Filme, e O Rei Leão não???

    Abraço Roberto ;)

    ResponderEliminar
  3. Nunca chorou assistindo a um filme? OH!

    ResponderEliminar
  4. NEKAS: Quem sabe um dia! E quanto a estas escolhas, o que tens a dizer?

    JACKIE BROWN: Também não posso concordar. O REI LEÃO é uma pérola absoluta.

    LUÍS: Também achei estranha ou inesperada a resposta, mas foi a resposta dada ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  5. Escolhas interessantes estas. Duas com as quais nao concordo (mas isto são opiniões).

    - Detesto Pedro Almodovar. Nada contra o senhor mas nao tenho paciencia para os seus filmes.. Eu bem tento, mas nao consigo mesmo.

    - "O Rei Leão" um filme sobrevalorizado??????????? O QUÊ??
    É um marco no cinema mundial. Continua superior a todos os filmes de animação alguma vez feitos (Wall-E incluido). Não só é o melhor filme de animação de sempre como um dos melhores filmes de sempre...

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Quanto à polémica de Rei Leão, é muito sucinto o meu comentário ao vosso julgamento:
    - Quem considera O Rei Leão o melhor filme de sempre, simplesmente não vê cinema de animação.
    Acomodou-se ao tal drama fácil de infância e não observa a verdadeira destreza e perícia de títulos de animação que ultrapassam, desmedidamente, O Rei Leão.
    A nível técnico (a animação de O Rei Leão é de tão rudimentar que não honra a época de 90), a nivel argumentativo (tal desíquilibrio é de tal forma gritante que deixa o espectador MAIS ATENTO num pêndulo irritante), as personagens (a maior parte dos fãs d'O Rei Leão suportam todo o filme em Timon e Pumba, que sem eles, a segunda parte da película seria ainda mais difusa e emaranhada do que já é), entre diversas ramificações: basta apontar características e apontar com outros trabalhos do estúdio e ver as alteadas melhorias. Falaram algures de Wall-E em detrimento d'O Rei Leão, e essa comparação recai numa ignorância tal que me deixa boquiaberto. Wall-E tem a importância, relevância e pertinência mundial que o filme aqui debatido não tem, nem por sombras ou hypes que o escondam.

    ResponderEliminar
  7. JOÃO BASTOS: Para mim, Almodóvar tem títulos e títulos. Há uns que admiro bastante e outros que nem tanto. Quanto ao REI LEÃO, não sei se será o melhor de todos, mas será certamente um dos melhores.

    JACKSON: Muito obrigado, uma vez mais, por teres aceite o convite. Foi um prazer poder contar com as tuas escolhas.
    Quanto à polémica do REI LEÃO, abstenho-me de uma vez e tenho dito.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  8. Jackson,

    Lá estas tu a presumir (erradamente ainda por cima) que apenas a tua opinião é que é valida...

    "Quem considera O Rei Leão o melhor filme de sempre, simplesmente não vê cinema de animação."

    ResponderEliminar
  9. Tentei não comentar, mas não houve, desta vez, como não responder - como é que quem considera "O Rei Leão" o melhor filme (das produções da Disney) não vê cinema de animação?! Muito pelo contrário: vê. Segui, mais ou menos com cuidado, a linha de longas-metragens que até agora foram lançados e há, de facto, imensas que têm grande qualidade artística: de "Branca de Neve", "Pinóquio", "Cinderela" e "A Bela Adormecida" a "Aladdin", "A Pequena Sereia", "Pocahontas" e "A Bela e o Monstro". Todos eles deslumbrantes (e, também, distintos) nas técnicas de animação e na narração das histórias infantis. São, verdadeiramente, obras-primas e arte no seu estado pleno. "O Rei Leão" tem, igualmente, esse estatuto, favorecendo-o o facto de todas as composições narrativa (largamente inspirada em "Hamlet"), musical e pictórica (as influências africanas estão espectacularmente bem conseguidas) se encontrarem perto da perfeição. Lembro a sequência inicial da fita, que se inicia com planos belíssimos de um amanhecer na selva, que se apresenta, provavelmente, como o exemplo mais edificativo do que acabei de falar. Quanto ao conteúdo, limito-me a dizer que as personagens, diálogos e cenas estão muito bem pensados e produzidos. É um filme que rompe com uma certa inocência, tratando temas delicados como a morte de um ente querido e a sobrevivência solitária, transmitindo, apesar de tudo, valores morais como a honestidade, a amizade, a lealdade e o respeito pelas estruturas familiares, sociais e da Natureza em si. Cada cena remete-nos à catharsis no seu estado bruto, algo que, a meu ver, nenhum outro filme Disney conseguiu até "O Rei". E, Jackson, "pertinência mundial"? Vou-me esforçar para não referir, em demasia, o papel globalizante e multicultural do filme - só há que dizer que filmes são filmes e que, só para finalizar, há sensibilidades para tudo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Não concordo mesmo com o filme sobrevalorizado e acho tremendamente insensato( ou insensível) que nunca tenha chorado num filme...

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Jackie Brown,
    ia-te responder, mas, parece-me que não mereces ser levado a sério quando dizes que eu acho que a minha opinião é que é válida. Não se trata disso - e não sejamos infantis, te peço - trata-se de mim a tentar redigir a minha argumentação em relação a determinados termos. Se ela é levada em melhor conta que a de certos, recomendo-te uma leitura à matéria de Filosofia de 11º ano. Irá ajudar os teus complexos argumentativos, decerto.

    Flávio,
    não, não veêm animação. É - repito dado que a mera e insatisfatória contradição é o que reina aqui - o comodismo de aceitar que O Rei Leão é o melhor filme de animação de sempre, e ver nele o que, quer genérica como densamente, não possuí. Todos os casos que referiste (à excepção de Aladdin e A Bela e o Monstro que me são desconhecidos numa visualização recente dado à falta destes no mercado actual) passam em larga escala - seria por demais longo mencionar a profundidade argumentativa que cada um deles detém em vencimento d'O Rei Leão.
    E porque também, em instante conclusivo, existem duas coisas bem distintas: a visualização em meados infantis, e a de agora. Portanto, recomendo-te as versões Platinum disponíveis para muitos clássicos (que antecederam não só em anos, mas em mestria técnica o O Rei Leão - será escusado referir que sem a experiência, não surge o resultado), e veres bem de perto os extras e a informação que estes divulgam. Far-te-ão abrir os olhos relativamente ao mais genuíno teor destes.

    Nekas,
    insensato não chorar num filme? Hmm, deixa-me reflectir então: é sensato chorar num filme? Quanto a isso não sei, mas quanto à tua afirmação sei-ta classificar: absurda.

    ResponderEliminar
  12. Caros intervenientes no debate, em muito me compraz o fulgor da discussão, obrigado por todos os comentários até ao momento, mas parece-me oportuno relembrar que a moderação é, na maior parte das vezes, um princípio saudável e por demais civilizado.

    Obrigado.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  13. Jackson,

    Antes de mais, e serei muito directo: Pouco me importa se me levas a sério ou não. O teu julgamento nesta matéria é me por demais indiferente.
    No entanto, acho que fazias bem melhor em levares em conta a opinião dos outros (e repara que não digo "levares MAIS em conta a opinião dos outros", porque tu simplesmente não levas em conta a opinião dos outros, a não ser quando eles concordam contigo, e mesmo assim...), porque é assim que se aprende, e esse é aliás um defeito lamentável, principalmente para quem tem um blogue...

    E falando em complexos, tu é que tens um: o de superioridade (e mais não digo).

    Em relação ao teu comentário, chamas àquilo que fizeste aqui argumentar?
    Então para ti, O Rei Leão é um filme sobrevalorizado, e todos os que aqui discordaram contigo (já para não falar da crítica generalizada) NÃO VIRAM CINEMA DE ANIMAÇÃO?
    É assim que tu expôes a tua opinião? Dessa forma? Isso não é argumentar, não de todo. Tu exibes aqui afirmações tão desagradáveis e depois dizes que não achas que apenas a tua opinião é valida?
    Sinceramente, já alguém te respondeu (nos debates deste género) da mesma forma com que tu respondes aos outros?

    Talvez devessem fazê-lo.
    Mas certamente não serei eu que irei começar, por respeito ao Roberto e ao CINEROAD...

    Ou sim, porque conhecendo a forma como comentas, não estou à espera de nada simpático...

    ResponderEliminar
  14. Jackie Brown,
    é de tal forma indiferente que te vens expôr todo arreganhado com uma argumentação débil que só honra o teu registo, que, e como gostas de apelar a todos (outro que se rege pela opinião consensual e não pela própria), é conhecido unanimamente.
    Quanto ao teu questionar da minha argumentação, não elaborei qualquer comentário, porque é de tão irrisório TU criticares a MINHA argumentação que este desíquilibrio só me dá para a comicidade.
    Quanto a minha simpatia, bem, é-me mesmo indiferente. Mas se não a esperes aqui, também não a esperes quando outros favores surgirem da tua parte.

    E mais não digo.

    ResponderEliminar
  15. Jackson,

    Sim, sou indiferente à valorização (a falta dela neste caso) que tu dás a minha opinião e à dos outros.

    O que está aqui em causa, é que a tua opinião (que tens direito a ela) é polémica de início. Mas não foi por isso que intervi, mas pela forma como tu pseudo- argumentaste a tua escolha, criticando todos os que de ti discordam.
    Serves-te dessa linguagem erudita (as chamadas "palavras caras") para disfarçares abordagens tão rudes que só merecem desprezo.

    E, enquanto escrevo este comentário, apercebo-me de que não estou a exprimir realmente aquilo que merecias ouvir, coisa que tu já fizeste de forma exagerada e injusta por mais de uma vez a mais do que uma pessoa aqui.

    "- Quem considera O Rei Leão o melhor filme de sempre, simplesmente não vê cinema de animação."
    "ia-te responder, mas, parece-me que não mereces ser levado a sério "
    " quanto à tua afirmação sei-ta classificar: absurda."
    "é de tal forma indiferente que te vens expôr todo arreganhado com uma argumentação débil que só honra o teu registo"

    Este tipo de afirmações já chateia. E acho incrível que ainda te cubras de razão depois de veres isto. Pergunto de novo:
    ALGUEM JÁ TE RESPONDEU NESTES TERMOS PARA SERES TÃO RUDE???

    Mas eu vou concluir a minha intervenção.
    Penso que já exprimi o que tinha a dizer, que neste caso (já) nada tem a haver com a tua escolha inicial, mas sobre a forma como tu "argumentaste", revelando apenas uma coisa: FALTA DE EDUCAÇÃO.

    Estás, portanto para além da salvação nesta matéria...
    E acho até assustador que acabes por encontrar comicidade neste assunto.

    Aliás, tenho a certeza de que não vou ser o único a expressar-me neste sentido...

    P.S.- Em relação à tua insinuação, tens razão. Agora já sei o que esperar e fica descansado que não terás mais pedidos...
    Felicidades para o seeSAWseen e, POR FAVOR, aprende a moderar-te ou garanto-te que não vais longe...

    Roberto,

    Tenho noção que me posso ter excedido um pouco, pelo que peço desculpa. Garanto que a minha intervenção aqui está concluída.

    Abraço :)

    ResponderEliminar
  16. Jackie Brown,
    ok. Eu cá fico com as minhas palavras caras e tu com o teu vocabulário rudimentar do 4ºano, a ver Velocidade Furiosa.
    Então adeus.

    p.s.: ao teres dito FALTA DE EDUCAÇÃO em letra maiúscula não tens noção do quão indescretível a minha reacção foi. Sádica!

    ResponderEliminar
  17. Caríssimos Jackie Brown e Jackson,

    creio que há muito que a conversa frutífera se extinguiu. Cabe-me a mim, enquanto moderador, e uma vez que estão em número equilibrado de intervenções, dar por terminada a discussão.

    Até a um próximo debate. Voltem sempre!

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões