quarta-feira, 1 de setembro de 2010

3 Grandes Obras Subvalorizadas (7)

3 Convidados Especiais dão a conhecer aquelas que são para eles 3 Grandes Obras Subvalorizadas da Década 2000.

| Diogo Figueira, A Gente Não VêPunch-Drunk Love (2002), de Paul Thomas Anderson
The New World (2005), de Terrence Malick
The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford (2007), de Andrew Dominik

| Chico, My One Thousand MoviesDog Soldiers (2002), de Neil Marshall
Edmond (2005), de Stuart Gordon
My Blueberry Nights (2007), de Wong Kar Wai

| João Gonçalves, Voices of a Distant Star'R Xmas (2001), de Abel Ferrara
The Brown Bunny (2003), de Vincent Gallo
Clean (2004), de Olivier Assayas

14 comentários:

  1. O The New World e o The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford não são subvalorizados.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Álvaro esses dois são considerados grandes filmes.

    Já o punch Drunk concordo é subvalorizado, talvez por ter o Adam Sandler ou se apresentar como uma comédica romântica. enfim é um FILMAÇO

    ResponderEliminar
  3. O My Blueberry Nights já todos devem conhecer, os outros dois são duas excelentes obras também.
    Recomendo muito o Dog Soldiers, um filme com um baixissimo orçamento, mas que se transformou num dos melhores filmes de terror da década.
    Não concordo muito com as escolhas do Diogo, mas as do João estão muito boas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Pessoalmente não sou grande fã do "Punch Drunk Love". E não acho o filme do Malick subvalorizado. Tem, na minha opinião, o mesmo estatuto que todas as suas obras. Apenas não é um realizador muito falado...

    Quanto às escolhas do Chico, não conheço os dois primeiros. Vou tratar de ver... Mas adoro "My Blueberry Nights", e concordo mesmo na subvalorização do filme. É considerado por muita gente uma obra menor do chinês.

    Escolhi este filme do Ferrara, mas poderia ter sido por exemplo o "New Rose Hotel" ou até o "The Addiction". Descobri-o por acaso num qualquer canal de cinema. Prendeu-me desde o início e só no final é que reparei que era do Ferrara.
    O "Clean" é um filme que aconselho a todos.
    O filme do Gallo é bastante conhecido mas também muito odiado.

    Obrigado pela oportunidade Roberto ;)

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais, um agradecimento ao Roberto pelo convite.

    Quanto às minhas escolhas, ou aos comentários às mesmas, tudo bem, compreendo. Assim que me foi feito o convite achei que ia ser complicadíssimo, pela grande ambiguidade que o conceito "subvalorizado" tem aqui, neste circunstância. O que é que eu deveria considerar ? Os júris (Academia + Festivais) ? A crítica (profissional + desportiva, como a nossa, na blogosfera) ? O box-office ? A relação entre o filme e o público, nas vertentes de opinião pós-filme ou considerações pré-filme (por exemplo, se não soubesse de quem era, eu nunca levaria uma adaptação da Pocahontas a sério) ?

    Sem recolher qualquer informação, sem fazer qualquer análise, formei aqui na minha cabeça um grupo que me dá a sensação que é subvalorizado pelas pessoas à minha volta - estas não englobam apenas as críticas dos blogues que sigo (até porque, aí, há tendência em valorizar todos os filmes subvalorizados, provavelmente por uma sensibilidade diferente que se tem, por maior rotina ou diversidade de filmes); englobam também os meus amigos, etc (para mim conta muito, nesta avaliação, o ranking IMDB).

    Não obstante o facto de os três terem visto ou, no mínimo, vislumbrado grandes prémios (Assassination nomeado para Óscares, Globos e Veneza; The New World nomeado para Óscar, sem nenhum Festival grande, o que é injustíssimo; Punch com uma nomeação e uma palma em Cannes), o que sinto, pelas minhas noções e observações, é que, no geral, estes três filmes são muitas vezes menosprezados.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Acho que esta iniciativa teria mais interesse se os participantes tentassem seguir a linha de ideias do Chico e do João Gonçalves, que nos mostram filmes relativamente desconhecidos e que (para eles) merecem o título de "obras subvalorizadas"

    Quanto a filmes como The Assassination ou The New World, ou Benjamin Button, ou Milk, ou Schindler's List ou Pulp Fiction, etc etc... Acho que são apenas filmes que podem dividir opiniões, que a uns agradam e a outros não e blá blá blá.

    Acho que seria recomendável, na minha humilde opinião, seguirem o exemplo dos participantes que referi :)

    ResponderEliminar
  7. O The New World é obviamente subvalorizado. Já se discutiu isso aquando das minhas escolhas, mas reforço que sim. A Academia menosprezou Malick depois daquela festa toda com A Barreira Invisível; a crítica que se acha especializada atirou-lhe poucas estrelas; o público, pelo menos o que refere às massas, achou-o um bocejo. Não o compreenderem. Mas muitos sim, e amaram-no. É o caso de nós por cá ;)

    O filme do Kar-Wai é valorizado como deve de ser. É a sua obra menor, sem dúvida. Não gostei.

    E quanto às escolhas do João, só vi um (apesar de querer ver os outros dois), e muito recentemente. O Brown Bunny. Não gostei, não o senti, não consegui. Percebi as suas intenções e adorei uma sequência ou outra, mas descobri que aquilo mergulhava pretensão. Sei que não concordam comigo, mas quis verdadeiramente gostar. Mas não, foi uma experiência algo frustrante, até...

    ResponderEliminar
  8. Sempre bom ver esta iniciativa :)
    Quanto aos filmes, não vi praticamente nenhum. São nomes a apontar. The New World e The Assassination of Jesse James não concordo, são filmes de referência mas não me parecem subvalorizados.

    abraço

    ResponderEliminar
  9. ÁLVARO MARTINS: O NOVO MUNDO, considero-o subvalorizado. O JESSE JAMES não tenho bem a noção...

    LOOT: Pois, são considerados grandes filmes mas não pela maioria do público, certamente. Entre cinéfilos, depende da elite, mas no geral talvez não sejam tão subvalorizados quanto isso.

    MY ONE THOUSAND MOVIES: Das tuas escolhas não conheço nenhum filme. Nem sequer MY BLUEBERRY NIGHTS, de um cineasta e poeta que tanto estimo. A ver se o vejo nos próximos tempos.

    JOÃO GONÇALVES: PUNCH-DRUNK LOVE ou EMBRIAGADO DE AMOR, em português, não é de facto para todos. Pessoalmente, gosto imenso. Mas não foi à primeira! É uma comédia romântica, das mais insólitas, desconcertantes e por fim mais apaixonantes que conheço. Das tuas escolhas conheço apenas THE BROWN BUNNY, grande filme.

    DIOGO F: Obrigado eu ;) Espero que seja a primeira de muitas iniciativas conjuntas. Eu concordo com as tuas escolhas, creio-as seriamente subvalorizadas, só não tenho muito bem a noção da receptividade a JESSE JAMES, talvez seja um filme desconhecido de muitos, imcompreensivelmente. É um filme magistral.

    NEUROTICON: Na verdade, esta rubrica é das mais visitadas e comentadas, pelo que concluo precisamente o contrário: creio-a interessante, ou pelo menos mais interessante do que a fazes parecer, mas é claramente um ponto de vista. Se uma obra é subvalorizada ou não depende de inúmeros critérios, mas como já disse em ocasiões anteriores, penso que o mais preponderante é a maioria do público. E tendo esse factor em conta, creio que as escolhas do Diogo fazem todo o sentido. Pelo menos para quem tenha a mínima noção da opinião generalizada. É provável que em sítios da especialidade, não sejam tão subvalorizadas quanto isso. Mas enfim, isso é muito relativo. Daí ser um assunto pertinente, quando muito não seja, para esta discussão. Daí achar o assunto bem mais interessante do que tu.

    FLÁVIO GONÇALVES: Concordo absolutamente quanto a O NOVO MUNDO, discordo quanto a THE BROWN BUNNY e ainda não vi MY BLUEBERRY NIGHTS.

    JORGE: Quanto a esses dois filmes, penso que já dei conta da minha opinião. Também não conheço grande parte dos títulos escolhidos.

    Obrigado a todos pelos comentários!

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  10. Concordo que "Punch-Drunk Love" e "O Assassinato de Jesse James" são bons filmes, contados de um modo diferente do convencional pelos diretores.

    Estou com o dvd de "The Brown Bunny", mas não tenho grande expectativa sobre o filme, quero assistir mais pela curiosidade.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. HUGO: Atrever-me-ia a dizer que ainda bem que não tem grandes expectativas. Portanto, assista ao filme! ;) Fica desde já o convite paraa deixar o seu testemunho na ficha da obra de Vincent Gallo, assim que assistir, como já tem vindo a ser hábito da sua parte.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  12. Ainda não vi nenhuma das escolhas do João, infelizmente.

    Vi o My Blueberry Nights e, sim, é subvalorizado, além de belíssimo. Tenho receio de ver filmes do Neil Marshall porque lhe chamam constantemente o novo Carpenter, mas talvez comece agora.

    O The New World talvez seja subvalorizado dentro da obra do realizador e o Punch Drunk Love é o meu filme preferido do Paul Thomam Anderson portanto, sim, também o acho subvalorizado.

    ResponderEliminar
  13. JOÃO PALHARES: A sério? O teu favorito de P. T. Anderson é o PUNCH-DRUNK LOVE? Curioso, curioso. É um muito bom filme, sem dúvida.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  14. Não posso dizer se gostei ou não das litas já que vi apenas um filme dos citados, o longa "My Blueberry Nights", é muito bacana ... gostei bastante, mais é sim, subvalorizado não merece o "hype" todo que tem em cima dele, mais é ainda um bom filme!
    cigarrosefilmes.blogspot.com

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões