terça-feira, 15 de dezembro de 2009

AS CRÓNICAS DE CALCIFER: O Regresso de James Cameron

12 anos passaram sem que James Cameron voltasse à grande tela.
Depois de Titanic, muito se disse daquele que é, para todos os efeitos, um dos mais visionários e revolucionários realizadores de sempre.

James Cameron acaba de ser nomeado para 'Melhor Realizador' para a edição 2010 dos Globos de Ouro. AVATAR foi também nomeado para Melhor Filme Dramático.

Eu cá sou, como sabem, dos que sempre acreditou no génio e perfeccionismo do realizador. Aquilo que James Cameron me proporcionou poucos me conseguiram ou conseguirão proporcionar. É certo que falta ainda o grande "sim ou não" do público, mas a crítica parece estar a ficar rendida ao universo mágico de AVATAR. O próprio Roger Ebert atribuiu-lhe a pontuação máxima.

Ou muito me engano (e porque já ando nestas andanças há algum tempo) ou virá com AVATAR uma reavaliação de Titanic a uma escala global. Aquela obra-prima tem sido injustiçada como poucas. E poderá estar para breve o momento da viragem. Agora, poucos dos que o renegam darão o braço a torcer. Mas talvez sejam mais brandos no julgamento nos tempos que virão...
Bem sabem que aqui o Calcifer sabe o que diz!

Até lá, falta poucas horas para a estreia do fenómeno do ano!
Que o filme vos transcenda!
____________________________________
AS CRÓNICAS DE CALIFER. A ironia, a sátira, o humor. Nota: o conteúdo destas «Crónicas de Calcifer» não expressa, necessariamente, as opiniões e interesses do autor deste blogue.

9 comentários:

  1. Essa é a parte positiva que não me faz perder interesse no filme. De início pensei que fosse um filme que valia apenas pelos efeitos especiais e pelo 3D (e que efeitos!), mas à medida que vi as críticas chegarem e todas estas nomeações em vários prémios, só me faz confiar que pelo menos teremos também uma boa história!

    ResponderEliminar
  2. Se o Titanic for (re)descoberto por causa do Avatar é bom, porque o filme é um dos marcos do cinema. Falta pouco para a estreia. Será muito difícil ir ver o Avatar ao cinema o que me deixa deveras triste.

    ResponderEliminar
  3. TIAGO RAMOS: Mais do que nunca tenho as expectativas lá em cima, sabendo que ao mesmo tempo conheço tão pouco sobre aquilo a que vou assistir... Vou vê-lo, em princípio, dia 23. Não consigo ir vê-lo mais cedo. Bom filme!

    THE SUBSIDAL: Incontornavelmente: TITANIC é um marco. E uma obra-prima.
    Como assim? Vais perder esta oportunidade? Pode ser que não, mas também pode ser que seja uma das melhores experiências da tua vida! Eu não a perdia por nada. Vá, arranja lá um tempinho ;D

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  4. Boas indicações, eu espero o filme do ano!

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Este "Calcifer" quem é? Tem algum espaço onde possamos ler os seus textos mais frequentemente?

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Muita expectativa!!!!!!!!

    Te add no blogroll do Cineamador! Abraços.

    ResponderEliminar
  7. NEKAS: Também eu! ;)

    PEDRO HENRIQUE: A ver vou, em breve ;)

    JACKIE BROWN: Caríssimo, o "Calcifer" é uma espécie de heterónimo, que só não o é por eu assumi-lo claramente. Sirvo-me dele para dar azo à minha ironia. É apenas uma liberdade criativa, sem pretensões maiores, para formular estas crónicas. Nada a ver com formulações identitárias que simulem pessoas que não existam na verdade.
    O nome vem directamente da obra O CASTELO ANDANTE, de Myiazaki

    JOÃO: Entretanto já li no teu blogue a tua opinião. Ainda não vi o filme. Depois testemunharei a respeito.

    CINEAMADOR: Muito obrigado e bem-vindo!

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  8. Ah.., LOL.

    É só que como diz que as opiniões não expressam necessariamente as do autor do blogue.

    Abraço

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões