sexta-feira, 18 de setembro de 2009

THE SHIPPING NEWS (2001)


PONTUAÇÃO: RAZOÁVEL
´
Título Original: The Shipping News
Realização: Lasse Hallström
Principais Actores: Kevin Spacey, Julianne Moore, Judi Dench, Rhys Ifans, Cate Blanchett, Scott Glenn

Uma verdade necessária: a versão cinematográfica do romance de Annie Proulx merecia uma adaptação mais cuidada, com um melhor aproveitamento dos seus riquíssimos recursos. O elenco é de luxo: isso é indesmentível. Raramente encontramos reunidos num só filme nomes como Kevin Spacey, Julianne Moore, Judi Dench ou mesmo Cate Blanchett, cujos talentos estão mais do que comprovados. A banda sonora é magnífica. O restante trabalho da equipa, não sendo excepcional, servia perfeitamente os propósitos essenciais para a adaptação. Mas o argumento, para além de não primar pela clareza, está mal estruturado, com falhas essenciais à compreensão da história. Para além disso, outro factor determinante: Lasse Hallström (Chocolate) não foi o realizador certo para o projecto. Faltou-lhe inspiração para fazer um filme muito bom e punho suficiente para dirigir um bom filme. Foi pena.

3 comentários:

  1. Não conhecia, nem nunca ouvi falar. Mas com tão belo elenco, tenho de ver...

    ResponderEliminar
  2. Já vi várias vezes esse filme na locadora. A presença de Julianne Moore, que considero uma excelente actriz (que dviertido usar o "c") me faz querer vê-lo, mas algo me diz que não vale tanto a pena assim...
    Tão logo que assistir a ele, virei aqui dizer o que acho.
    ;)

    ResponderEliminar
  3. TIAGO RAMOS: Não tens de ver. Só se quiseres... :b É daqueles filmes que acabas de vê-los e dizes "é pena!". Entendes? Tinha tudo (ou pelos vistos, quase tudo) para funcionar, mas não funcionou.

    LUÍS: Ok, fico então a aguardar a sua visita. É um filme razoável que podia ser um bom filme, na minha opinião. Quanto ao "c" não precisa utilizar! Eu quando falo com você ou com outros cinéfilos brasileiros mudo a linguagem, mas eu tenho muitas horas de telenovelas brasileiras no currículo ;) E penso que facilita o nosso diálogo. Mas faço-o porque gosto. Se se divertir a usar os "c"s, pois que use! Divirta-se! Pelo menos enquanto o acordo ortográfico não limpar os "c" de uma vez! ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões