tag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post1556183007850798477..comments2023-06-04T22:15:39.030+01:00Comments on CINEROAD ● Crítica de Cinema: DOC'2 - A Montagem e A SintaxeRoberto Simõeshttp://www.blogger.com/profile/02926349271558904224noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-7620136801454538352011-01-15T19:35:20.223+00:002011-01-15T19:35:20.223+00:00Acho que o melhor exemplo deste terceiro ponto é a...Acho que o melhor exemplo deste terceiro ponto é a filmografia de Bela Tarr. <br /><br />Vejam este vídeo para perceber porquê:<br /><br />http://www.youtube.com/watch?v=q8DOQFccj00My One Thousand Movieshttps://www.blogger.com/profile/07588775376819338359noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-19045607430096668232010-08-17T15:54:24.373+01:002010-08-17T15:54:24.373+01:00NEKAS: Não é nenhuma análise, mas obrigado! ;)
Cu...NEKAS: Não é nenhuma análise, mas obrigado! ;)<br /><br />Cumps.<br />Roberto Simões<br />» <a href="http://cineroad.blogspot.com/" rel="nofollow">CINEROAD - A Estrada do Cinema</a> «Roberto Simõeshttps://www.blogger.com/profile/02926349271558904224noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-64739952633189723602010-08-17T13:47:43.987+01:002010-08-17T13:47:43.987+01:00Mais uma vez uma análise interessante e útil.
Abr...Mais uma vez uma análise interessante e útil.<br /><br />Abraço<br /><a href="http://www.nekascw.blogspot.com/" rel="nofollow">Cinema as my World</a>Bruno Cunhahttps://www.blogger.com/profile/07830251058681219566noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-24654627848296413732010-08-03T18:56:45.438+01:002010-08-03T18:56:45.438+01:00FLÁVIO GONÇALVES: Já sabia da tua admiração pelos ...FLÁVIO GONÇALVES: Já sabia da tua admiração pelos planos-sequências. Também a partilho. <br />Thanks.<br /><br />ARM PAULO FERREIRA: "Silly season" para os outros, mas não para mim! :D Ahahah Eu gosto disto.<br /><br />Na verdade, quando vi o teu comentário ao DOC'1 pensei que te tivesses enganado e quisesses comentar este DOC'2 ;) Já vi que não. Pois, na verdade aquilo a que inicialmente te referiste nesse teu comentário não tem tanto a ver com movimentos de câmera mas sim com um modo de montagem. Aquilo a que aludi neste DOC'2.<br /><br />Obrigado pela cortesia das tuas palavras. Partilho apenas algumas das minhas aprendizagens, creio que pode suscitar um interessante e estimulante debate, uma troca de ideias, de conhecimentos. É esta, também, a estrada que proponho. Obrigado ;)<br /><br />Cumps.<br />Roberto Simões<br />» <a href="http://cineroad.blogspot.com/" rel="nofollow">CINEROAD - A Estrada do Cinema</a> «Roberto Simõeshttps://www.blogger.com/profile/02926349271558904224noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-17512234538242946492010-08-03T15:07:38.096+01:002010-08-03T15:07:38.096+01:00Quase me passava este artigo... (Isto de ver monte...Quase me passava este artigo... (Isto de ver montes de feeds e não só).<br />Olha só... mais outro artigo dedicado ás técnicas. É curioso como consegues ser imensamente pedagógico com curtas explicações.<br /><br />Importante esta série de artigos. E ainda se chama a esta época a silly-season...<br />Força! Força!!!<br /><br />Mencionava eu o filme "A Corda", no artigo anterior desta rubrica e ele surge logo aqui como matéria para outro exemplo, onde se usa a montagem discreta apenas para unir takes longuíssimos (o caso deste filme citado, e tal como em muitos outros semelhantes) onde as técnicas de realização e encenação são utilizadas para substituir a própria montagem.<br />Nem sabia que tinha um nome a técnica (ora bem, faria sentido ter um nome obviamente), o que só demonstra ausências minhas a este nível técnico. "Montagem proibida" está bom sim senhor. Foi Hitchcock quem me fascinou por esta técnica, posso já dizer e ele usou-a imensas vezes, sendo a Corda um filme feito por ele só para usar a técnica ao máximo (todo o filme em pouco takes)<br /><br />Muitas das vezes dizemos mal de um filme sem pensar no realizador. Outras vezes, desconsidera-se um certo tipo de cinema de realizador-autor, muito porque tudo isto passa invisivel e a técnica, o savoir-faire, nos passa ao lado.<br /><br />Hitchcock e Kubrik, por exemplo, eram dos que se notava mais usarem a sua imensa arte para poderem contar a história. Arte que sobressaia na manipulação de todas as técnicas (e as que inventaram para poderem "realizar" o que imaginavam).<br />Ás vezes é por aqui, por muitos de nós sermos mais leigos nestes assuntos e técnicas, que não se consegue ver a magnificência da obra toda para além da narrativa e dos actores.<br />Estás a contribuir para um maior alargamento na apreciação cinéfila. Well done!ArmPauloFerreirahttps://www.blogger.com/profile/13485438911995465381noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-77657348314660575962010-08-03T13:54:22.036+01:002010-08-03T13:54:22.036+01:00Sou apaixonadíssimo por planos sequência... Penso ...Sou apaixonadíssimo por planos sequência... Penso que exaltam uma "sinceridade" tão forte e uma vivência tão una das coisas que tornam a obra ainda mais espectacular.<br /><br />Bom artigo ;)Flávio Gonçalveshttps://www.blogger.com/profile/16900484261665114616noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-64302523257841717952010-08-03T00:51:00.992+01:002010-08-03T00:51:00.992+01:00JORGE: Ah. E TUDO O VENTO LEVOU surpreendeu-me bas...JORGE: Ah. E TUDO O VENTO LEVOU surpreendeu-me bastante. Acabei de assisti-lo e foi um daqueles casos em que me interroguei: mas como é que não vi este filme antes? É de uma grandiloquência tão requintada, tão magnífica. Vais gostar.<br /><br />Cumps.<br />Roberto Simões<br />» <a href="http://cineroad.blogspot.com/" rel="nofollow">CINEROAD - A Estrada do Cinema</a> «Roberto Simõeshttps://www.blogger.com/profile/02926349271558904224noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-58288525771290889252010-08-03T00:27:17.490+01:002010-08-03T00:27:17.490+01:00Sim tens razão são mais considerações, breves apon...Sim tens razão são mais considerações, breves apontamentos. De qualquer modo para mim são excelentes. Em poucas palavras aprende-se muito.<br /><br />Em relação à sugestão da semana referia-me a E TUDO O VENTO LEVOU. Ainda tenho de descobrir. Com o teu destaque despertou-me e irei certamente vê-lo nos próximos dias.<br />Depois passo por aqui como não podia deixar de ser.<br /><br />Mas claro EXPIAÇÃO é também para rever, qualquer dia.<br /><br />abraçoJorge Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/05076914693646685060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-81078000084397138652010-08-03T00:14:41.282+01:002010-08-03T00:14:41.282+01:00JORGE: Não é uma análise, são breves considerações...JORGE: Não é uma análise, são breves considerações/recapitulações teóricas. Mas obrigado, agradeço! ;)<br />EXPIAÇÃO é, de facto, uma obra magistral e uma magnífica recomendação para qualquer altura. Revê. Também tenho que o rever, um dia destes, depois tecer-lhe-ei uma crítica conveniente. <br /><br />SAULO S.: Pois, de vez em quando é bom rever a matéria ;) Obrigado ;)<br /><br />Cumps.<br />Roberto Simões<br />» <a href="http://cineroad.blogspot.com/" rel="nofollow">CINEROAD - A Estrada do Cinema</a> «Roberto Simõeshttps://www.blogger.com/profile/02926349271558904224noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-59502607664157105772010-08-03T00:04:34.369+01:002010-08-03T00:04:34.369+01:00Gostei do texto, é sempre bom saber um pouco sobre...Gostei do texto, é sempre bom saber um pouco sobre a teoria cinematográfica!<br /><br />abraço<br />volverumfilme.blogspot.comSaulo S.https://www.blogger.com/profile/00904610918573167019noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-56885519115091106342010-08-02T21:49:28.970+01:002010-08-02T21:49:28.970+01:00Excelente análise. Mais uma lição de cinema, pelo ...Excelente análise. Mais uma lição de cinema, pelo menos no meu caso :P<br /><br />Engraçado na altura não reparei nesses aspectos em Expiação, o que é normal, já foi há um tempo. Onde me passavam essas coisas completamente ao lado.<br /><br />A propósito grande sugestão da semana. Vou tentar seguir o teu conselho e ver nos próximos dias. Já estou há umas semanas para o ver...<br /><br />abraçoJorge Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/05076914693646685060noreply@blogger.com