tag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post7722718492580065749..comments2023-06-04T22:15:39.030+01:00Comments on CINEROAD ● Crítica de Cinema: O VISITANTE (2007)Roberto Simõeshttp://www.blogger.com/profile/02926349271558904224noreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-84373627500846907062011-11-10T11:47:14.051+00:002011-11-10T11:47:14.051+00:00JORGE: Estamos então totalmente de acordo, juro qu...JORGE: Estamos então totalmente de acordo, juro que não te estava a perceber. Penso que aqui mais banda sonora só prejudicaria. O filme tem uma forte carga emocional e não precisa da tanta música (Kaczmarek aliás é um grande compositor). Os silêncios falam mais alto e o minimalismo fica-lhe bem.<br />Quanto a JANELA INDISCRETA de Hitchcock, conto falar dessa obra em breve ;)<br /><br />Roberto Simões<br /><a href="http://cineroad.blogspot.com/" rel="nofollow">» CINEROAD « </a>Roberto Simõeshttps://www.blogger.com/profile/02926349271558904224noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-7722981308836433072011-11-10T08:47:00.020+00:002011-11-10T08:47:00.020+00:00Sim é isso, mas dou-te razão não fui totalmente es...Sim é isso, mas dou-te razão não fui totalmente esclarecedor, confundido os dois tipos de música. Mas sim refiro-me à música diegética (djembé) e não à composição de Kaczmarek, mais subtil, daí dizer que a narrativa nos dá música, ou o protagonista nos dá música literalmente, e por meio dela, dessa, os acontecimentos e as emoções surgem naturalmente como se de um vídeo real estivéssemos a assistir. Digamos que nesses tipos de situação se nota menos a influência dos intervenientes que fizeram o filme, e mais os intervenientes que "vemos", emocionando-nos simultaneamente ao mesmo tempo.<br /><br />Existem outros casos no cinema, por exemplo estou-me a lembrar no Rear Window do Hitchcock em que a banda sonora corresponde sempre ao piano do vizinho, que toca de vez em quando. Aqui a música diegética quase que se pode considerar praticamente a banda sonora, a composição arquitectada para o filme. Continua a ser propositada e planeada pelo realizador é verdade, mas o realismo é maior.<br /><br />abraçoJorge Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/05076914693646685060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-35684210765218141812011-11-09T12:05:45.231+00:002011-11-09T12:05:45.231+00:00JORGE: Quando dizes "a narrativa que dá músic...JORGE: Quando dizes "a narrativa que dá música" referes-te a música diegética (e aí estarás a falar exclusivamente das performances do djembé) ou a música não-diegética (e aí estarás a falar das composições de Jan A. P. Kaczmarek)? O que me causa maior estranheza no teu comentário é quando dizes que a "música surge naturalmente por meio dos acontecimentos". Naturalmente? Referes-te novamente à música diegética, é isso?<br /><br />Roberto Simões<br /><a href="http://cineroad.blogspot.com/" rel="nofollow">» CINEROAD « </a>Roberto Simõeshttps://www.blogger.com/profile/02926349271558904224noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-31645910585752599792011-11-09T08:45:32.510+00:002011-11-09T08:45:32.510+00:00Não é a música que fornece e contribui, de forma e...Não é a música que fornece e contribui, de forma evidente e autónoma, para o desenrolar da acção, mas sim ao contrário, é a narrativa que dá música, que estabelece condições e meios para oferecer a componente sonora ao espectador. Normalmente fala-e muito do papel influenciador da banda-sonora num filme, da capacidade que tem para emocionar, guiar sensações, por vezes sensibilizar mesmo. No entanto aqui parece-me que não será tão óbvio dado que a música surge naturalmente por meio dos acontecimentos, do djembé, e nem nos apercebemos do seu potencial. Enfim só um apontamento, não é o único caso em que a banda sonora essencialmente corresponde a próprias sonoridades do argumento.<br /><br />abraçoJorge Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/05076914693646685060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-76030915412847548442011-11-08T23:56:45.003+00:002011-11-08T23:56:45.003+00:00JORGE: "Daí que a musicalidade do filme seja ...JORGE: "Daí que a musicalidade do filme seja nos dada através da narrativa, do desenvolvimento psicológico e de mudança do protagonista" - a musicalidade é-nos dada através da narrativa como assim?<br /><br />ANÍBAL SANTIAGO: Vale a pena, é um bom filme que recomendo.<br /><br />Roberto Simões<br /><a href="http://cineroad.blogspot.com/" rel="nofollow">» CINEROAD « </a>Roberto Simõeshttps://www.blogger.com/profile/02926349271558904224noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-57418127176839543372011-11-08T23:32:49.946+00:002011-11-08T23:32:49.946+00:00Ainda não vi o filme mas fiquei bastante curioso q...Ainda não vi o filme mas fiquei bastante curioso quanto ao mesmo depois de ler a crítica. <br /><br />Cumprimentos,<br />Aníbal SantiagoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-20642093765253900352011-11-08T08:51:01.654+00:002011-11-08T08:51:01.654+00:00O filme tem uma banda-sonora pouco presente, digam...O filme tem uma banda-sonora pouco presente, digamos, que só se nota de vez em quando muito subtilmente, se não contarmos com o djembé, claro. Daí que a musicalidade do filme seja nos dada através da narrativa, do desenvolvimento psicológico e de mudança do protagonista, o que é interessante se pensarmos nas potencialidades que esse conceito possui, aqui exploradas mas talvez não tanto como gostaria.<br /><br />abraçoJorge Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/05076914693646685060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-77713295684293488422011-11-07T22:42:32.378+00:002011-11-07T22:42:32.378+00:00JORGE: Queres desenvolver esse aspecto da "in...JORGE: Queres desenvolver esse aspecto da "inserção" da musicalidade no filme?<br /><br />FILIPA LEITE ROSA: Bem-vinda ao CINEROAD.<br />Porventura, terei sentido, quem sabe. Se tivesse que escolher uma citação, não poderia escolher outra. Concretiza, pela voz de Jenkins, a cena crucial e mais emotiva do filme. Interessante perceber como a simples subida do volume da voz do actor, com um misto de agressividade, possibilita o momento mais alto do filme. Penso que diz muito sobre o filme. <br />Volta sempre!<br /><br />Roberto Simões<br /><a href="http://cineroad.blogspot.com/" rel="nofollow">» CINEROAD « </a>Roberto Simõeshttps://www.blogger.com/profile/02926349271558904224noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-79971991318461846542011-11-07T13:36:09.678+00:002011-11-07T13:36:09.678+00:00Gostei muito deste filme. Como o Jorge disse, pode...Gostei muito deste filme. Como o Jorge disse, pode não ser um filme fantástico mas está mesmo à (minha) medida. Adoro o Richard Jenkins e sem dúvida que tem aqui uma excelente interpretação, mas o filme não se apoia apenas nisso.<br />Gostei muito desta crítica, fiquei com a sensação que o Roberto sentiu qualquer coisa de muito parecido com o que eu senti quando vi o filme. Teria escolhido a mesma citação, não só pelas palavras mas por toda a cena.<br /><br />CumprimentosFilipa Leite Rosanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-65398129293274270482011-11-07T09:02:38.771+00:002011-11-07T09:02:38.771+00:00Sim não diria que se trata de um filme fantástico ...Sim não diria que se trata de um filme fantástico ou muito bom em qualquer departamento (exceptuando talvez a interpretação de Jenkins), mas que é de uma sensibilidade e contenção deliciosas lá isso é inegável. Destaco ainda a inserção da musicalidade no filme, de um sentido assaz inteligente e rítmico.<br /><br />abraçoJorge Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/05076914693646685060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-53034848878452221412011-11-07T00:49:43.916+00:002011-11-07T00:49:43.916+00:00CARLOS: Há quanto tempo ;) Não será fantástico ou ...CARLOS: Há quanto tempo ;) Não será fantástico ou brutal, digo eu, mas lá que nos toca é garantido. Quando publicares alguma coisa sobre o filme falaremos mais então.<br /><br />Roberto Simões<br /><a href="http://cineroad.blogspot.com/" rel="nofollow">» CINEROAD « </a>Roberto Simõeshttps://www.blogger.com/profile/02926349271558904224noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2564385704953108037.post-46949948932511935032011-11-06T03:31:37.089+00:002011-11-06T03:31:37.089+00:00Um filme fantástico, brutal e que nos toca. Humani...Um filme fantástico, brutal e que nos toca. Humanidade é a palavra certa. Bela crítica, Roberto. Brevemente escreverei uma sobre este filme e depois trocaremos impressões.<br />Grande Abraço.Carloshttps://www.blogger.com/profile/10417625420645312745noreply@blogger.com