sábado, 15 de janeiro de 2011

«AS INCONTESTÁVEIS» #7

obra-prima, s. f.
1. Obra primorosa, perfeita, das primeiras no seu género.
2. A melhor obra de um autor.

5 das Incontestáveis Obras-Primas
de Rui Francisco Pereira, autor do blogue Cinemajb:
Blade Runner - Perigo Iminente (1982), de Ridley Scott
Gangues de Nova Iorque (2002), de Martin Scorsese
O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel (2001),
de Peter Jackson
Pulp Fiction (1994), de Quentin Tarantino
O Rei Leão (1994), de Roger Allers e de Rob Minkoff

5 das Incontestáveis Obras-Primas
de João Bastos, autor do blogue Revolta da Pipoca:Pulp Fiction (1994), de Quentin Tarantino
Jurassic Park (1993), de Steven Spielberg
Guerra das Estrelas (1977), de George Lucas
Casablanca (1942), de Michael Curtiz
O Gabinete do Dr. Caligari (1920), de Robert Wiene

Quem contesta?

13 comentários:

  1. Concordo com as duas opiniões, mas prefiro a segunda lista feita por João Bastos, possui mais obras incontestáveis do que a primeira.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo convite ;)

    É também um prazer ter as minhas escolhas expostas com as do João ;)

    ResponderEliminar
  3. Gosto de ambas as listas.

    Do Rui..
    Blade Runner - Perigo Iminente, Gangues de Nova Iorque e Pulp Fiction estou de acordo, porque são os 3 filmes excelentes. - apesar de Ridley Scoot escolheria Alien e Tarantino escolheria Kill Bill (sei que são escolhas próprias)
    O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel mais uma vez não é uma trilogia que eu gostasse assim tanto, mas sinto que a tenho de rever com outros olhos.
    O Rei Leão foi talvez o filme que eu menos gostasse da Disney, não sei ao certo se foi por causa de o ter visto no nosso português.

    Das escolhas do João...
    Jurassic Park é um filme muito giro e que pessoalemnte gosto, mas não o poria como obra-prima. Steven Spielberg tem filmes bem melhores.
    Star Wars e Casablanca para mim são mesmo obra-primas do cinema.
    O Gabinete do Dr. Caligari é o unico que eu não vi.

    Engraçado que mais uma vez as escolhas coincidem num filme, neste caso com Pulp Fiction.

    Mais uma vez empatados ;)

    ResponderEliminar
  4. De modo geral, penso que temos duas listas com muito bons filmes. Na do Rui encontro duas obras-primas, BLADE RUNNER e O SENHOR DOS ANÉIS. Na lista do João Barros não identifico nenhuma, se bem que não tenha visto O GABINETE DO SR. CALIGARI. O que é inegável, independentemente das minhas considerações pessoais, é que impera o bom gosto.

    Obrigado aos dois por terem participado.

    Gostaria de solicitar aos dois participantes, como tem sido hábito, que nos apresentassem breves justificações que fundamentem as vossas decisões.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  5. Roberto, devemos depreender então do teu comentário que, Blade Runner e O Senhor Dos Anéis são obras-primas enquanto Pulp Fiction não é... :)

    ResponderEliminar
  6. Ora vamos lá justificar as escolhas:

    - PULP FICTION: Não há um filme de Tarantino que não goste. Este é o meu filme favorito por tudo o que o rodeia. Interpretações, guião, etc. E pensar que a primeira vez que o vi não gostei. E depois tem a melhor banda-sonora (a par de Amélie Poulain).

    - JURASSIC PARK: Talvez a escolha mais controversa. Spielberg terá de certeza filmes melhores. Mas este é de uma excelência técnica do melhor. E depois junta aventura e suspense como ninguém (aquela cena da cozinha poderá servir para aulas).

    - STAR WARS: redefiniu a cultura pop ocidental. Já antes o tinham apontado como obra-prima em escolhas anteriores. Sim o Episódio V talvez seja melhor, mas a minha escolha recai neste porque há um antes e depois de Star Wars.

    - CASABLANCA: já foi tudo dito num post anterior. Tem duas cenas memoráveis (aliás, terá bem mais): a cena final e o memorável momento do hino francês, para mim uma das cenas mais fortes do cinema.

    - O GABINETE DO DR CALIGARI: O expressionismo alemão influenciou muitos realizadores da actualidade (veja-se o caso óbvio de Tim Burton). Essa corrente atinge na minha opinião o seu auge neste filme. Há quem prefira por exemplo Nosferatu. Para mim é este!

    ResponderEliminar
  7. As duas listas contêm bons filmes sim senhor. Dos escolhidos não vi o "O Gabinete do Dr. Cagliari", por isso desconheço o seu valor.

    Quanto aos restantes, não consideraria, de todo, obra-prima o Pulp Fiction, O Gangues de Nova Iorque e o Star Wars. Se bem que o Star Wars é uma opinião pessoal. Reconheço o seu grandioso valor que tem na história do cinema, mas eu não vou á bola com a saga...
    Mas estão aí bons filmes, sim senhor.

    ResponderEliminar
  8. Das escolhas do rui, também me identifico com a lista. Só não partilho o entusiasmo em relação a Blade Runner. Gangs of NY foi para mim um dos grandes injustiçados em Oscares. Só de pensar que os perdeu para Chicago, até me arrepio. Senhores dos Anéis e Pulp Fiction não há nada a dizer. grandes obras.
    O Rei Leão é só um dos melhores filmes de sempre, seja animação ou não. Tem uma introdução majistral!

    Obrigado ao Roberto pela possibilidade de partilhar as minhas escolhas. e devo dizer que foi muito bom partilhar no mesmo dia do Rui.

    ResponderEliminar
  9. NEUROTICON: A minha relação com o PULP FICTION - sabe quem me acompanha há mais tempo - é uma relação muito especial. Mas sim, depreendeste correctamente. Para mais esclarecimentos, remeto-te para a ficha do filme, em:

    http://cineroad.blogspot.com/2008/10/pulp-fiction-1994.html

    JOÃO BASTOS: Obrigado pelas justificações, que clarificarão certamente a tua posição no debate ;)
    A banda-sonora do AMÉLIE é qualquer coisa, de facto. Já passei muitas horas felizes a ouvi-la ;D Quanto ao CASABLANCA, como eu admiro (e me arrepio) com a cena do hino. Memorável.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  10. Ora cá estão mais uns títulos que já tardavam a aparecer: "O Senhor dos Aneis", "Jurassic Park", "O Rei Leão" - todos "incontestáveis" naturalmente.

    O Rato Cinéfilo

    ResponderEliminar
  11. São listas que me identifico em parte, em alguns casos totalmente.

    Da lista do Rui, não gosto muito de Blade Runner (preciso de rever ainda assim), e Pulp Fiction não considero obra-prima. É um grande filme, mas não o elevo a esse patamar.

    Gangs of New York é um belíssimo filme, do melhor que Scorcese fez na última década e um dos meus preferidos do realizador. Só por isso compreendo a escolha, mas não o considero apesar de tudo obra-prima. Não é assim tão destacável, nem tão único.

    Quanto ao Senhor dos Anéis e ao Rei Leão são obras-primas incontornáveis. Dos meus filmes de eleição de sempre.

    Da lista do João não vi O Gabinete do Dr. Caligari, e o Pulp Fiction repete-se...o que comprova que talvez tenha mais qualidade do que a que lhe reconheço. A rever.

    Jurassic Park, para mim, é um amor de infância e talvez um dos filmes que mais revi em toda a minha vida. Compreendo a escolha. Mas tão pouco o considero uma obra-prima. Também não o rebaixo ao ponto de o ver somente como bom entretenimento. Acho que o filme tem muita qualidade, mas fica-se por aí.

    Star Wars é uma referência, já o disse, a confirmar já pela aparição em diversas listas desta iniciativa. Ainda assim não concordo que seja obra-prima. Tal como não concordo totalmente com o Casablanca.

    abraço

    ResponderEliminar
  12. Das duas listas, apenas desconheço a última recomendação, o "Caligari".

    Ambas apresentam "Pulp Fiction", que caso tivesse uma contribuição nesta inicitiva com uma lista, seria um dos meus exemplos incontestáveis. Pulp Fiction, consegue mover-se bem nos dois lados de públicos, os criticos e o povo, representando igualmente imenso para a cultura pop (quem é que não se mete num bailarico e lá recria o gesto dos dois dedos?).

    Todos os outros filmes representam, na minha opinião, bons momentos da história do cinema.
    Contudo, acho que o "Gangs Of New York", é um belo filme mas na obra de Scorcese, não me parece tão incontestável assim. Mas é sempre bom vê-lo numa lista destas. Afinal, a Cameron Diaz sempre lá consegue figurar nesta iniciativas (tenho empatia por esta actriz e ela se arriscasse mais poderia ir mais longe)... e o filme tem ainda uma belissima canção dos U2 (tudo somado, fez dele um filme ainda melhor).
    O Rei Leão... não sou muito amigo deste filme mas reconheço nele uma grande animação (mas a Disney tem melhores clássicos).

    Concluindo: "Pulp Fiction", "Jurassic Park", "Blade Runner" e especialmente "O Senhor dos Aneis" são mesmo os Incontestáveis destas propostas. OK... o "Casablanca" também!

    ResponderEliminar

Comente e participe. O seu testemunho enriquece este encontro de opiniões.

Volte sempre e confira as respostas dadas aos seus comentários.

Obrigado.


<br>


CINEROAD ©2020 de Roberto Simões